Conheça os 8 diferentes tipos de aparelho e como escolher o melhor para você

Vários tipos de aparelho podem ser utilizados no tratamento ortodôntico. Saiba a importância de contar com ajuda profissional para escolher o melhor para você

O aparelho ortodôntico é um tratamento indicado não só para melhorar a estética do sorriso, mas também para garantir a manutenção da saúde bucal. A correção pode ter o objetivo de ajustar a mordida, alinhar dentes tortos e melhorar a sua qualidade de vida. Existem diversos tipos de aparelho, com diferentes indicações de uso, e é sobre essas características e diferenças que falamos neste artigo.

Afinal, quais são os diferentes tipos de aparelho disponíveis no mercado? Como saber qual deles é o mais adequado às suas necessidades? Existem aparelhos específicos para pacientes adultos? Será que você pode escolher o aparelho usado no tratamento? Há contraindicações? Qualquer pessoa pode usar um aparelho ortodôntico?

A seguir, você vai ter acesso a um panorama completo sobre o assunto. Vamos mostrar 8 tipos de aparelhos mais conhecidos, suas principais características, indicações, tratamentos, vantagens e desvantagens. Acompanhe e descubra!

Quais são os principais tipos de aparelho ortodôntico?

É possível encontrar diferentes tipos de aparelho ortodôntico no mercado, cada um deles com suas particularidades. São muitas opções, desde o tradicional aparelho fixo metálico até o popular alinhador transparente.

Nos tópicos seguintes, elencamos os 8 modelos mais comuns e as principais informações sobre cada um deles. Que tal conferir?

1. Aparelho fixo metálico

O aparelho fixo metálico é, sem dúvida, o modelo mais convencional e conhecido por muita gente. Mesmo quem nunca usou um, deve conhecer ou já viu alguém usando. Confeccionado em aço inoxidável, esse tipo de aparelho é muito resistente e versátil, já que pode ser usado para tratar diversos problemas de desalinhamento dental.

Em sua estrutura, ele é composto por bandas, fios e bráquetes, sendo que os últimos podem ser de metal, plástico ou porcelana. As bandas são fixas em volta dos dentes e funcionam fazendo a ligação com o aparelho, enquanto os bráquetes ficam na parte externa. Os fios têm a função de ligar as bandas e os bráquetes, gerando uma tração entre os dentes, o que permite a realização da movimentação dentária desejada.

Uma das suas principais vantagens é o custo, já que ele costuma ser mais em conta do que os outros tipos de aparelho à disposição no mercado. Durante o tratamento, o aparelho vai puxando gradualmente os dentes até a posição correta — isso é feito com a ajuda de ajustes realizados pelo ortodontista.

O resultado pode demorar um pouco para aparecer e você deve ir até o consultório do ortodontista de forma periódica para fazer os ajustes necessários. É um dos tipos de aparelho mais comuns entre os jovens, por isso, é comum a personalização, que é feita com borrachas coloridas acopladas nos bráquetes.

A desvantagem dos aparelhos fixos é que eles podem causar feridas na gengiva. Além disso, o cuidado com a higiene bucal deve ser muito rigoroso, pois quando a limpeza é mal feita há um risco maior de gerar acúmulo de sujeira, favorecendo o surgimento de cáries e doenças gengivais.

É importante ter em mente que o aparelho fixo demanda um processo de adaptação do paciente, o qual deverá ter disponibilidade para ir às consultas periódicas de revisão e manutenção.

O processo de manutenção — que inclui “apertar o aparelho” — pode causar sensibilidade, mas é uma etapa essencial do tratamento. Os resultados são lentos, sendo comum se estender por 24 meses ou mais. O tempo de duração do tratamento vai depender da evolução do paciente e das orientações do ortodontista.

2. Aparelho fixo estético

Uma das principais reclamações dos pacientes, principalmente entre os adultos que usam aparelhos fixos, é a questão estética. Isso porque existe uma ideia de que o aparelho fixo tradicional dá um aspecto de adolescente.

Foi em razão dessa reclamação recorrente que surgiu o aparelho fixo estético. Ele foi um dos primeiros aparelhos ortodônticos criados com o objetivo de melhorar a estética, entregando a discrição desejada por alguns pacientes.

Mantendo a função de corrigir problemas de alinhamento da arcada dentária, a sua principal vantagem é um tratamento que alia correção dental e estética. Você vai conseguir passar por todo o processo e ainda deixar um aspecto mais discreto do sorriso durante o uso do aparelho.

O aparelho fixo estético, em termos funcionais, é muito parecido com o anterior, tanto nas vantagens quanto desvantagens. A diferença entre eles está apenas nos bráquetes, que podem ser de porcelana, policarbonato ou safira, e no custo do tratamento, que costuma ser mais elevado.

Entenda quais são as principais diferenças e características dos três tipos de bráquetes a seguir.

Bráquetes estéticos de porcelana

Também conhecidos como bráquetes de cerâmica, eles são uma excelente opção para quem preza pela estética. A sua cor se mantém durante todo o tratamento, não havendo escurecimento com o passar do tempo.

Ele oferece poucos riscos de danos ao esmalte, mas a dificuldade de remoção pós-tratamento é uma desvantagem a ser considerada. Além disso, o custo é mais elevado se comparado com os modelos de policarbonato, o qual você vai ver a seguir.

Bráquetes estéticos de policarbonato

Os bráquetes de policarbonato são outra opção de uso em aparelho fixo estético. O material é uma espécie de plástico, por isso, algumas desvantagens merecem atenção:

  • pode haver alteração na cor durante o tratamento;
  • não permite um acabamento perfeito;
  • tem maior atrito entre o bráquete e o arco, aumentando a duração do tratamento.

Por outro lado, a sua principal vantagem é que se apresenta como o aparelho estético mais barato do mercado.

Bráquetes estéticos de safira

Por fim, os bráquetes estéticos de safira, em termos de funcionalidade e aparência, são os mais indicados pelos especialistas.

Produzidos com um tipo de cerâmica, passam por um processo de função que modifica a sua estrutura molecular, fazendo com que se tornem bastante resistentes e muito similares a uma safira natural.

Em razão do alto grau de polimento, eles não mancham com a ingestão de alimentos escuros e oferecem mínimo atrito com os arcos, o que favorece resultados rápidos. O ponto negativo é o custo, pois eles são os mais caros entre os tipos de bráquetes estéticos.

Independentemente do material escolhido, os bráquetes de aparelhos estéticos vão ser sempre transparentes, o que torna o aparelho muito mais discreto. Além disso, o processo de higienização desse tipo de aparelho também é simples, facilitando a sua rotina de cuidado diário.

3. Aparelho autoligável

O sistema de aparelho autoligável é uma evolução dos aparelhos fixos. Adaptado tanto à versão tradicional quanto à estética, os bráquetes não precisam das borrachas para prender os fios ou arcos ortodônticos.

O que isso significa? Que o aparelho autoligável é uma opção discreta. Ainda, o sistema utiliza diferentes arcos produzidos com ligas metálicas que se diferem das tradicionais, o que pode favorecer a redução do tempo de tratamento, bem como da realização das manutenções.

Nos aparelhos autoligáveis não é necessário realizar trocas de borrachas, apenas dos arcos. Entre as vantagens, sem dúvida, merece destacar que esse tipo de tratamento é mais rápido, confortável, menos dolorido e demanda menos visitas ao dentista.

Outro ponto de destaque é o controle na posição dos dentes, que é melhor quando comparado aos bráquetes dos aparelhos ortodônticos tradicionais.

4. Placas invisíveis

As placas invisíveis, também conhecidas como alinhadores transparentes, integram um dos tratamentos ortodônticos mais procurados da atualidade e que têm feito muito sucesso entre os pacientes, especialmente o público adulto.

O alinhador é um aparelho que permite o alinhamento dos dentes sem a necessidade de fazer uso do aparelho ortodôntico tradicional.

Por meio de um tratamento desenhado de acordo com as suas necessidades, são produzidas várias placas transparentes e removíveis, que alinham os dentes sem a necessidade de bráquetes ou fios.

Cada placa é produzida para se adaptar aos dentes em cada etapa do tratamento, à medida que ela é utilizada e os dentes se movimentam, sendo feita a substituição do alinhador até alcançar o resultado pretendido.

As trocas das placas são feitas a cada quinze dias, mas a indicação vai depender da sua particularidade. Por isso, é importante manter o acompanhamento ortodôntico.

Entre as vantagens, além da estética, pois o alinhador é imperceptível, você tem a liberdade de removê-lo para se alimentar, escovar os dentes e realizar atividades físicas. Além do fato de serem removíveis e muito confortáveis, os alinhadores têm uma espessura que varia em torno de 0.75mm, tornando a experiência de uso bastante positiva.

Outro ponto de destaque é a alimentação. Como o aparelho pode ser removido, você tem a liberdade para consumir qualquer alimento, sem a preocupação de causar danos ao aparelho.

Os alinhadores transparentes são uma ótima opção estética para adultos, visto que as crianças, que estão com a arcada dentária em fase de desenvolvimento, podem não se adaptar a esse tipo de aparelho.

Ainda, é importante entender que, quanto maior o tempo de uso, menor será o período de tratamento. E a principal desvantagem desse tipo de aparelho é o custo, um dos mais altos do mercado.

5. Aparelho lingual ou aparelho invisível

O aparelho lingual é outra modalidade que pode ser considerada pelos pacientes que buscam um tratamento discreto. Esse tipo de aparelho tem bráquetes e fios metálicos como no modelo tradicional, a diferença é que eles ficam localizados atrás dos dentes.

O grande ponto de atenção do aparelho lingual é que ele não é recomendado para crianças, pois, além de ser mais caro e delicado, demanda um cuidado extremo com a higienização bucal.

Por ficar preso na face interna dos dentes, o cuidado com a limpeza deve ser redobrado, a fim de evitar o surgimento de cáries ou outras doenças gengivais. Os ortodontistas costumam indicar aparelhos do tipo lingual para o tratamento de casos rápidos.

Durante o período de adaptação, você pode sentir alguns incômodos, que passam em poucos dias. A vantagem, além da estética, é que ele minimiza o risco de sofrer com lesões ou cortes na boca, mas o seu custo é mais alto do que os modelos de aparelhos tradicionais.

tipos de aparelho

6. Aparelho móvel

O aparelho móvel é outro tipo de aparelho muito conhecido. Em geral, ele é indicado para inibir, direcionar ou estimular o posicionamento, ou ainda o crescimento da mandíbula e da maxila. É uma opção para crianças e adolescentes em fase de crescimento.

Os aparelhos móveis são bem específicos e associados a tratamentos de pacientes que têm arcada inferior recuada com relação à superior ou que apresentam a mordida aberta.

A técnica que corrige problemas de mordida desalinhada em crianças é conhecida como ortopedia facial. Nela, se corrigem também problemas de mastigação e fala, direcionando o crescimento ósseo facial e preparando a boca para a posição dos futuros dentes em permanentes.

Entre as suas vantagens, vale destacar:

  • permite o estímulo do desenvolvimento ósseo em crianças;
  • facilidade para a higienização;
  • possibilidade de remover o aparelho antes das refeições;
  • conforto durante o tratamento;
  • contribui para a manutenção dos resultados obtidos após tratamento com aparelho fixo.

O aparelho removível pode ter vários tipos de desenhos, que vão variar de acordo com o problema de cada paciente. Feito em placa de resina acrílica, ele leva alguns fios de aço que têm a função de posicionar e encaixar os dentes, direcionando o desenvolvimento dos dentes e dos ossos dos maxilares.

7. Aparelho extrabucal

Outro tipo de aparelho removível, o extrabucal é utilizado em especial nas crianças, com o propósito de controlar o movimento dos dentes superiores e o crescimento da arcada superior, caso eles estejam se projetando para frente.

Como o nome sugere, o aparelho extrabucal é externo e fica para fora da boca. Um arco facial externo e uma cinta de nylon são apoiados atrás do pescoço ou na cabeça do paciente.

Apesar de não ser um tipo de aparelho muito visto nos dias de hoje, ele ainda existe e pode ser usado em alguns tratamentos, em pacientes em fase de desenvolvimento. Sem dúvida, é o modelo menos discreto de todos e a questão estética talvez seja uma das principais razões que esse tipo de aparelho não é tão utilizado.

Entretanto, é importante conhecer e saber que em alguns casos ele é uma excelente solução, já que pode ter a função de evitar a necessidade de extração de dentes ou realização de procedimentos cirúrgicos mais invasivos. O tratamento odontopediátrico deve ser feito sempre considerando as suas particularidades, certo?

Destacamos ainda que é muito importante manter visitas frequentes ao consultório do dentista. Além de avaliar a saúde bucal da criança, ele poderá indicar a necessidade de consulta com um especialista. Quanto mais cedo é feito o tratamento ortodôntico, mais fácil é alcançar os resultados pretendidos.

8. Aparelho de contenção

A contenção de aparelho é considerada a parte final do tratamento ortodôntico, pelo qual devem passar alguns pacientes que já utilizaram aparelho dentário.

Ele tem como objetivo manter os dentes na sua posição final, sendo essencial para garantir que os dentes permaneçam na posição correta. Isso porque, ao retirar o aparelho ortodôntico, existe uma tendência natural de que os dentes retornem à posição que estavam no início do tratamento.

Isso acontece porque as fibras periodontais e ósseas são bem elásticas e têm um tipo de memória. Assim, quando o aparelho é retirado e não existe mais nada para “segurar os dentes”, eles tendem a voltar para a posição original.

O aparelho de contenção reeduca o organismo para que ele reponha as fibras e reconheça que aquela é a nova disposição natural dos dentes. As contenções podem ser fixas ou removíveis.

No caso da contenção fixa, ela é feita de fios de aço que são presos na face interna dos dentes anteriores, geralmente na arcada inferior. Elas podem ser usadas por um longo período e são imperceptíveis, não causando nenhum tipo de comprometimento estético.

Já a contenção removível é muito parecida com o aparelho móvel. Ela pode ser usada tanto na arcada inferior quanto na superior e sua principal vantagem é que se trata de uma opção muito mais higiênica.

A indicação em relação à necessidade de uso da contenção vai depender das particularidades de cada paciente. Apenas o seu dentista pode orientar quanto ao tratamento mais adequado de acordo com as suas necessidades.

Posso escolher o aparelho que vou usar?

Como vimos, o uso do aparelho está associado a diversos fatores, sendo que alguns deles são recomendados para casos específicos. Por isso, nem sempre é você quem escolhe qual será o aparelho utilizado em seu tratamento. O ortodontista pode explicar quais são as suas necessidades, oferecendo as opções que atendem ao tratamento.

Dito tudo isso, mesmo que você queira usar um alinhador transparente, por exemplo, só poderá utilizá-lo se for adequado ao tratamento das suas necessidades atuais e indicado pelo profissional responsável.

Em relação aos pacientes que sofrem com problemas mais graves de desalinhamento, o uso do aparelho fixo pode ser imprescindível. Afinal, é por meio dele que o ortodontista consegue ter um controle mais eficaz da movimentação dos dentes.

Seja qual forem as suas necessidades ou seus objetivos, é importante saber que o cuidado com a saúde bucal é muito importante para a sua qualidade de vida. Ter dentes bonitos e bem cuidados é sinônimo de saúde para todo o corpo. Por isso, muito além da questão estética, o uso de aparelhos é uma atenção com a sua saúde.

Quais cuidados devo ter com os diferentes tipos de aparelho?

Cada aparelho tem as suas particularidades e demandam cuidados específicos. Enquanto alguns são mais fáceis de higienizar, outros modelos precisam de atenção redobrada, inclusive com a necessidade de uso de escovas e fios dentais específicos.

No caso dos aparelhos móveis, por exemplo, é importante guardá-los na caixinha específica, evitando deixá-los enrolados em guardanapos ou papel higiênico. Além disso, antes de usar, sempre faça a higienização da boca e do aparelho.

Para quem usa aparelho fixo, é preciso melhorar os hábitos de higienização da boca. Além de usar a escova interdental e do fio, tenha cuidado redobrado durante a escovação dos dentes. O aparelho fixo torna o processo de limpeza mais difícil, o que pode favorecer a formação de placas bacterianas.

Além disso, após a colocação do aparelho fixo é comum identificar o surgimento de aftas e lesões na boca, em razão do atrito entre o aparelho e a mucosa. Para esse tipo de situação você pode conversar com o seu dentista, que vai recomendar o uso de ceras ou resinas, visando proteger a região.

tipos de aparelho

Ainda, é interessante cuidar da alimentação. Evite alimentos duros, grandes e pegajosos, como caramelo e goma de mascar. Tudo que ficar grudado nos dentes pode favorecer o surgimento de cáries e placas bacterianas.

Se você vai usar um alinhador transparente, o principal cuidado é com a constância no tratamento. Use o aparelho pelo máximo de horas possível, retirando apenas para fazer as refeições e realizar a higienização bucal. Lembre-se também de higienizar o aparelho sempre antes de colocá-lo de volta na sua boca.

O suporte de um dentista é essencial em todo o processo de tratamento ortodôntico. Além de orientar com relação aos cuidados que devem ser mantidos no seu dia a dia, ele vai oferecer todo o suporte profissional para que você alcance os resultados pretendidos no menor prazo possível.

Por que contar com especialistas em ortodontia?

O tratamento ortodôntico com alinhamento e reposicionamento dos dentes é essencial para funcionalidades como mastigação, fala e até respiração. Mas não é só isso! A ortodontia também atua nos dentes saudáveis e tem impacto sobre a estrutura óssea.

Logo, é essencial que o tratamento seja feito e acompanhado por um dentista qualificado, a fim de evitar traumas e levar ao comprometimento dos resultados esperados. Além disso, um profissional especializado pode escolher entre os diferentes tipos de aparelho, indicando qual deles é a melhor opção para você.

Sem contar que um ortodontista especializado e experiente vai aplicar as técnicas certas, reduzindo as chances de riscos e complicações.

Como encontrar os melhores profissionais?

Ao escolher um ortodontista é importante considerar a especialização do profissional. Para encontrar os melhores profissionais, o primeiro passo é pedir recomendações. Dessa maneira, você terá uma lista de opções para começar sua pesquisa.

Pergunte a familiares e amigos que tenham realizado tratamentos ortodônticos de maneira recente. Obtenha o máximo de informações possível, desde detalhes sobre o atendimento até a infraestrutura da clínica, a qualidade e o resultado do tratamento, entre outras questões.

Depois de reunir as informações necessárias, é hora de selecionar aqueles profissionais que tenham maior credibilidade e reputação no mercado. Para isso, é interessante checar o nível de satisfação dos pacientes.

Outro ponto importante é avaliar o que é oferecido no consultório. Os procedimentos e as tecnologias usadas evoluíram (e muito!) nos últimos anos. Logo, é interessante buscar por profissionais que utilizem tratamentos modernos, com equipamentos de última geração.

Portanto, quando for escolher o seu dentista, busque saber quais são as principais tecnologias que ele utiliza. A ideia é receber o melhor atendimento e ainda ter a certeza de satisfação com os resultados.

Quais são as soluções em ortodontia da Odontoclinic?

A Odontoclinic oferece diferentes soluções em ortodontia para os pacientes. Além de diferentes tipos de aparelhos, a documentação completa também é disponibilizada. Confira mais detalhes a seguir!

Aparelhos fixos

Os aparelhos fixos são usados para alinhamento dos dentes quando há uma necessidade de maior intervenção e quando o tratamento é mais complexo. São recomendados para fins estéticos ou funcionais, para quem busca ter os dentes alinhados e em harmonia. Nesse tipo de aparelho existem diferentes bráquetes, que vão dos metálicos até os cerâmicos.

Na Odontoclinic, dois tipos de aparelhos fixos são disponibilizados: os convencionais (tradicionais e estéticos) e os autoligáveis. Enquanto nos fixos é necessária a manutenção mensal, os autoligáveis contam com tecnologia e permitem manutenções em maior espaço de tempo.

Aparelhos móveis

Estes tipos de aparelhos são encaixados na boca e podem ser retirados quando necessário, tanto pelo paciente quanto pelo dentista. São mais usados em pequenas movimentações dentárias e correções ósseas.

Na Odontoclinic, é possível optar pelos aparelhos transparentes, chamados alinhadores invisíveis. Eles são encaixados na arcada dentária sem esconder os dentes, valorizando a estética do sorriso, ao mesmo tempo em que acerta o posicionamento dos dentes.

Documentação

Na Odontoclinic, além de diferentes tipos de aparelho para o tratamento ortodôntico, há ainda a documentação ortodôntica disponibilizada para os pacientes. Ela contempla todos os conjuntos de exames: radiografias, fotografias intrabucais e extrabucais, modelos da arcada dentária, entre outros.

A finalidade é permitir ao profissional uma visão completa do paciente, o que permite ao dentista um melhor entendimento do caso e a escolha mais acertada do tratamento.

Lembrando que cada tratamento deve ser feito conforme as suas necessidades e os seus objetivos, sempre prezando pelo cuidado com a manutenção da saúde, que deve ser o foco central de qualquer procedimento dentário.

A colocação dos diferentes tipos de aparelho é um tratamento que pode ser feito por qualquer pessoa, afinal, hoje, existem opções a custos que atendem a diferentes perfis. Por isso, não tenha receio de procurar um suporte profissional e realizar uma avaliação ortodôntica.

Agora que você já conhece os tipos de aparelho, que tal agendar uma consulta com um especialista da Odontoclinic? Entre em contato conosco e solicite informações sobre o nosso atendimento especializado!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma Resposta

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!
A pasta de dente para sensibilidade realmente funciona? Qual é a sua composição? Descubra lendo esse post!