Conheça a proposta e as vantagens dos aparelhos linguais

Além dos modelos mais populares de aparelho fixo e móvel para fazer tratamento ortodôntico, os pacientes podem contar com a opção dos aparelhos linguais. Eles são uma alternativa para quem deseja preservar a aparência do sorriso.

Isso porque esse dispositivo, embora seja colado nos dentes, é instalado em uma região mais escondida. Assim, não fica evidente nem contrastando com o esmalte dentário, possibilitando um tratamento mais discreto.

Gostou da ideia? Então, continue lendo para conhecer as funcionalidades desse aparelho invisível, entender como ele é utilizado e conferir as vantagens que oferece!

Quais são as funcionalidades dos aparelhos linguais?

A função dos aparelhos linguais é a mesma do que de outros dispositivos ortodônticos: corrigir problemas de desalinhamento dentários. Ele funciona basicamente da mesma forma como o aparelho fixo metálico convencional.

A diferença está no modo como os aparelhos linguais são instalados e também no design adotado para esse dispositivo. Como ele se mantém em contato com a língua, tem um formato diferente para garantir mais conforto durante o tratamento.

Como acontece com outros dispositivos ortodônticos, esse tipo de aparelho apresenta maior ou menor eficácia dependendo das necessidades de cada paciente. Portanto, pode não ser recomendado em alguns quadros, como os de mordida profunda. É preciso a avaliação de um profissional para definir se ele é a melhor alternativa.

Em relação às correções que realiza, elas são tão eficientes quanto as de qualquer outro aparelho. O que vai determinar seus bons resultados é a indicação correta do dispositivo e o tempo de tratamento, que também varia de acordo com cada caso.

Como são utilizados esses aparelhos?

Explicamos que a funcionalidade dos aparelhos linguais é similar a dos dispositivos fixos metálicos. Porém, nesse caso, o aparelho é fixado na face interna do dente, ou seja, fica voltado para dentro da boca.

É por isso que recebe esse nome, uma vez que suas peças ficarão em contato com a língua e não com a face interna dos lábios e da bochecha. Por causa dessa característica, o aparelho lingual é considerado como um dispositivo estético, já que fica “escondido”.

Como acontece com o aparelho convencional, ele não pode ser retirado pelo paciente. Se mantém fixado no esmalte dentário até que todas as correções ortodônticas tenham sido finalizadas.

Que vantagens esse tipo de tratamento oferece?

aparelhos linguais

Todos os modelos de aparelho fixo e móvel apresentam suas indicações e benefícios. No caso dos aparelhos linguais isso não é diferente. Veja, a seguir, as suas principais vantagens!

Não projeta os lábios

No aparelho convencional, como os braquetes estão colados na parte da frente dos dentes, eles fazem um volume extra nessa região, projetando os lábios. Como os aparelhos linguais ficam na face interna, ele mantém o formato natural da região da boca.

Facilita a observação da evolução do tratamento

Quem usa os aparelhos linguais têm a satisfação de acompanhar a evolução do seu tratamento. Como os braquetes não estão escondendo os dentes, é possível visualizar com mais facilidade as correções que já foram realizadas.

Colabora com a estética

Como explicamos, os aparelhos linguais são dispositivos estéticos, assim como os alinhadores ortodônticos. Eles mantêm a aparência do sorriso sem deixar a imagem infantilizada, nem gerar um alto-contraste das peças com o esmalte dentário e o formato dos dentes.

Evita lesões na mucosa bucal

O aparelho tradicional tem o inconveniente de aumentar os riscos de lesões na boca. Afinal, qualquer impacto nessa região pode levar a cortes em decorrência do contato das mucosas com os braquetes. Com os aparelhos linguais isso não acontece porque as peças estão protegidas.

É válido ressaltar que o tratamento ortodôntico é sempre personalizado para cada paciente. Portanto, vale consultar um ortodontista experiente para que ele possa verificar se os aparelhos linguais são a melhor alternativa ou não para o seu caso.

E então, ficou curioso para saber qual é o tratamento ideal para deixar seus dentes perfeitos? Entre em contato conosco e converse com a nossa equipe de especialistas!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!