O que é agenesia dentária, quais são as causas e como tratar

A agenesia é uma condição médica caracterizada pela ausência completa ou parcial de um órgão ou estrutura do corpo.

Esse termo é frequentemente usado para descrever a ausência congênita de uma estrutura específica. A agenesia dentária está dentro desse contexto.

Quer saber mais? Vem com a gente! 

O que é agenesia dentária?

Agenesia dentária ou agenesia dental é uma condição em que os dentes não se desenvolvem e estão ausentes desde o nascimento.

É comum e pode afetar qualquer dente da boca, embora ocorra mais nos dentes permanentes, especialmente nos dentes do siso (terceiros molares) e nos pré-molares.

Quando um ou mais dentes estão ausentes, alguns problemas podem surgir, como má oclusão, desalinhamento, dificuldades na mastigação e até problemas de autoestima devido à aparência dos dentes.

Agenesia dental infantil

A agenesia dental é mais comum em dentes permanentes, mas pode afetar também os dentes de leite.

A agenesia dental infantil pode ocorrer por vários motivos, incluindo fatores genéticos, impactos no desenvolvimento embrionário ou influências ambientais durante a gravidez.

O tratamento pode variar dependendo do número e da localização dos dentes ausentes, bem como da idade da criança.

Acompanhamento do desenvolvimento dentário da criança

Em alguns casos, especialmente quando a agenesia afeta dentes de leite que darão lugar a dentes permanentes, o dentista pode optar pela monitoração do desenvolvimento da arcada dentária.

Assim, o profissional determina se algum tratamento é necessário à medida que a criança cresce, praticando a odontologia preventiva.

O dentista pode recomendar próteses dentárias temporárias ou permanentes, tratamento ortodôntico para corrigir disfunções de oclusão e até implantes. 

Quais são as causas da agenesia dentária?

A agenesia dentária pode ter diversas causas: genética, fatores ambientais durante a gravidez que causam impacto no desenvolvimento embrionário, complicações médicas etc.

A condição pode passar geneticamente de pais para filhos. Se um dos pais tem, há uma chance aumentada de que a criança também tenha. Existem vários genes associados à agenesia dentária, e a herança pode seguir padrões complexos.

Fatores ambientais durante a gravidez, como exposição a toxinas ou substâncias nocivas, infecções virais ou medicamentos, podem influenciar o desenvolvimento dos dentes.

Durante o desenvolvimento embrionário, várias etapas críticas ocorrem para a formação dos dentes. Interrupções nesse processo podem levar à ausência de dentes ou ao desenvolvimento inadequado.

Fatores genéticos e condições médicas

Alguns fatores genéticos e síndromes estão associados a um maior risco de desenvolver a condição, como a síndrome de Down, síndrome de Ectrodactilia (EEC), displasia ectodérmica, entre outros.

Em alguns casos, a causa específica da agenesia dentária pode não ser identificada. 

Como é o tratamento para agenesia dentária?

A agenesia dentária tem algumas opções de tratamento: próteses, implantes, tratamentos ortodônticos etc.

O dentista pode indicar próteses dentárias removíveis, como dentaduras parciais ou próteses parciais removíveis. Essas próteses são moldadas para encaixar na boca e substituir os dentes ausentes.

Implantes dentários

Implantes dentários são ideais para substituir dentes ausentes permanentemente.

Um implante dentário é um parafuso de titânio inserido no osso maxilar ou mandibular, que serve como base para um dente artificial (coroa) ser fixado.

Implantes oferecem uma solução estável e duradoura para a agenesia dentária, proporcionando uma aparência natural e restaurando a função mastigatória.

Ortodontia

Em casos em que a condição afeta a dentição permanente e causa desalinhamento ou má oclusão dentária, o tratamento ortodôntico pode ser necessário.

Um bom exemplo disso é o uso de aparelhos ortodônticos para mover os dentes existentes e fechar os espaços deixados pelos dentes ausentes ou criar espaço para futuros implantes.

O tratamento varia dependendo do número, da posição e do tipo de dentes ausentes, bem como das necessidades e preferências individuais do paciente. 

Agenesia dentária: antes e depois

Agora você já sabe o que é agenesia dentária e quais são as possibilidades de tratamento. 

Aqui no blog, estamos sempre trazendo conteúdos informativos para manter a sua saúde bucal em dia. Assine a nossa newsletter para receber posts com exclusividade!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Manchas nos dentes pode ser hipoplasia de esmalte. Saiba mais sobre essa condição e aprenda o que fazer para prevenir!
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!