Maxilar estalando: causas, como identificar e cuidados 

É comum a gente usar mandíbula e maxilar como sinônimos, então falamos que estamos com o maxilar estalando, mas geralmente o que estala mesmo é a mandíbula.

A mandíbula é um osso e também a única parte do crânio humano que tem movimento. Então não é o seu maxilar que está estalando e sim a articulação que conecta a mandíbula ao resto do crânio.

Quer saber mais? Vem com a gente! 

Mandíbula estalando: o que pode ser?

A sua mandíbula pode estar estalando por vários motivos. Veja a seguir uma lista causas para o estalo na mandíbula:

  • deslocamento do disco articular;
  • bruxismo;
  • movimentos irregulares;
  • problemas musculares;
  • artrite na ATM;
  • problemas de ligamentos. 

A articulação temporomandibular (ATM) tem uma espécie de disco, que ajuda no movimento da mandíbula. Se o disco articular se desloca ou não fica na posição certa, os estalos podem aparecer.

Bruxismo também é uma causa comum de estalo na mandíbula. O atrito entre os dentes gera um desgaste e aí ocorrem problemas na ATM. Movimentos irregulares, como abrir muito a boca, também podem causar estalos.

Problemas na ATM fazem a mandíbula estalar

Lesões em ligamentos e músculos que envolvem a ATM podem contribuir para os estalos. Os músculos podem estar tensos e/ou cansados, por exemplo. 

Além disso, condições que prejudicam as articulações, como artrite, podem afetar também a articulação temporomandibular, contribuindo para que a mandíbula estale. 

O que fazer quando o maxilar está estalando?

Procure um dentista. O profissional é qualificado para avaliar a disfunção na articulação temporomandibular (DTM).

O dentista pode indicar exercícios específicos, aplicações de compressas quentes ou frias (para aliviar dor e ajudar com inflamação), tratamento de bruxismo, medicamentos e até fisioterapia.

E você também deve fazer sua parte, evitando morder alimentos duros, por exemplo, e ações que pedem movimentos maiores, seja para as laterais, seja na abertura da boca.

Sua mandíbula pode sofrer de estresse 

Quando você fica estressado ou ansioso, seus músculos tensionam. Essa tensão pode afetar os músculos da ATM. Então, se você sente o queixo estalando, analise se estresse é um fator relevante.

Práticas de relaxamento, como meditação e exercícios de respiração, por exemplo, podem ajudar a reduzir a tensão muscular. Sempre compartilhe com o seu dentista as relações de causa e efeito que você consegue perceber, pedindo orientações sobre como agir. 

Como saber se o maxilar está fora do lugar?

A sensação de que o maxilar está fora do lugar pode estar associada a diversos problemas, como disfunção temporomandibular (DTM), luxação da ATM e outras disfunções relacionadas à mandíbula (maxilar inferior).

Aqui estão alguns sinais para saber se o maxilar está fora do lugar:

  • dor e/ou desconforto na região;
  • estalos e ruídos;
  • dificuldade ao abrir e/ou fechar a boca;
  • desalinhamento visível da mandíbula;
  • mandíbula travada;
  • dor no pescoço;
  • dor de cabeça. 

Se você está com o maxilar estalando e sua mandíbula (que é o maxilar inferior) está causando desconfortos, procure ajuda profissional. Assim, o quadro não evolui e você previne maiores complicações.

Agende uma avaliação gratuita na Odontoclinic mais próxima!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!