Por quanto tempo usar a contenção fixa?

6 minutos para ler
agendamento

Investir em um sorriso bonito, com dentes alinhados, não se trata apenas de uma questão estética. A correção da dentição também influencia diretamente na saúde e no bem-estar dos pacientes.

Por isso, o uso de aparelhos não é recomendado apenas para quem deseja corrigir problemas na mordida, ele também é um tratamento interessante para os pacientes que querem melhorar o aspecto dos dentes e reduzir o risco de problemas dentários.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre a contenção fixa, que faz parte do processo de tratamento ortodôntico. Acompanhe e entenda!

O que é a contenção de aparelho fixa?

A contenção de aparelho fixa é uma parte do tratamento ortodôntico pelo qual passam os pacientes que utilizaram aparelho dentário.

Ele é colocado na fase final do tratamento e é de suma importância para garantir que os dentes permaneçam na posição correta.

Afinal, ao retirar o aparelho ortodôntico, a tendência é que os dentes retornem à posição que estavam no início do tratamento. Isso acontece naturalmente, pois as fibras periodontais e ósseas são altamente elásticas, e têm um tipo de memória.

Quando é retirado o aparelho, não existe mais nada os impedindo de retornar à posição original, o que faz com que eles tentem voltar ao estado anterior. É justamente por isso que se utiliza a contenção.

Ela tem o objetivo de manter o resultado alcançado com o tratamento, reeducando o organismo para que ele reponha as fibras e reconheça aquela nova disposição natural dos dentes.

Dessa maneira, a contenção tem um papel importante na tarefa de manter os dentes alinhados, reduzindo o risco de que retornem à posição original com o passar dos anos.

Qual é a diferença entre a contenção fixa e móvel?

A contenção pode ser fixa ou removível. A versão fixa é feita de fios de aço presos à face interna dos dentes anteriores e, geralmente, é utilizada na arcada inferior e pode ficar ali por um longo período. A grande vantagem desse tipo de aparelho é que ele não interfere na fala e também fica imperceptível externamente, não gerando nenhum comprometimento estético.

A contenção removível, por sua vez, é muito semelhante ao aparelho móvel. Ela pode ser usada nas arcadas inferior e superior, e sua principal característica é que se trata de uma alternativa mais higiênica.

Quanto tempo devo usar a contenção?

quanto tempo usar a contenção fixa

O tempo de uso da contenção fixa pode variar muito de um paciente para o outro. Somente o profissional poderá trazer informações mais precisas quanto às perspectivas de duração de um tratamento.

Todavia, de forma geral, o período de duração médio do uso da contenção, será de, no mínimo, o tempo equivalente ao uso do aparelho fixo. Assim, se o paciente usou aparelho por 24 meses, deverá usar a contenção por, no mínimo, mais 24 meses.

Entretanto, em alguns casos, esse período pode ser dobrado e isso vai depender da resposta do corpo do paciente. Ainda, alguns especialistas defendem o uso por tempo indeterminado.

O controle disso é feito pelo ortodontista, que fará consultas periódicas para avaliar a evolução do paciente.

Como higienizá-la corretamente?

Uma dúvida muito comum dos pacientes que usam contenção fixa diz respeito à higienização do aparelho. É muito importante estar atento a isso, pois a limpeza adequada evita o acúmulo de tártaro e bactérias, que podem ser fatores de risco para o surgimento de problemas.

Técnicas de escovação

Além dos cuidados básicos com a escovação, os dentistas recomendam o uso de escovas interdentais, que devem ser usadas nos espaços entre o ferro e os dentes.

Elas ajudam na realização de uma limpeza mais detalhada e podem fazer toda a diferença na higienização da região em que está fixa a contenção.

O seu ortodontista poderá ensinar técnicas mais específicas e detalhar como deve ser feito o uso da escova interdental.

Alimentação

Outra dica importante para os pacientes que usam contenção fixa é o cuidado com a alimentação. Nesse sentido, é importante evitar alimentos com o chamado movimento de alavanca na mordida, pois eles podem movimentar a contenção.

O consumo de alimentos muito duros deve ser evitado a fim de reduzir os riscos de quebra da contenção.

Fio dental

Na rotina de higiene bucal, o fio dental é um item de primeira necessidade. Para ajudar os pacientes que usam contenção fixa, existem no mercado os fios dentais com pontas orientadoras, são pontas rígidas, também conhecidas como passa-fios.

Esse tipo de acessório é indispensável para a higiene da contenção fixa. O seu dentista poderá orientá-lo a respeito da utilização na sua rotina de limpeza dental.

Além de todos os cuidados acima elencados, lembre-se de que as visitas regulares ao dentista fazem parte do processo de cuidado com a sua saúde bucal, além de possibilitar a prevenção de problemas e complicações com a contenção, elas ajudam no diagnóstico de doenças e contribuem para o tratamento preventivo.

Como você pode ver, a contenção de aparelho fixa é a etapa final do processo de tratamento ortodôntico pelo qual passam os pacientes que usam aparelho fixo. Ele é colocado apenas na fase final da terapia e é de suma importância para garantir que os dentes permaneçam na posição correta.

O tempo de uso da contenção fixa pode variar significativamente de um paciente para o outro. Somente o profissional que atende e trata poderá trazer informações mais precisas quanto às perspectivas de duração de um tratamento.

Para garantir a sua saúde bucal, além de realizar uma boa higienização dos dentes e da contenção, usando escova interdental e fios dentais com pontas orientadoras é importante ficar atento à alimentação, e realizar visitas periódicas ao dentista.

Manter uma frequência regular de visita ao dentista faz parte do processo de cuidado com a saúde bucal como um todo. Além de possibilitar a prevenção de problemas e complicações com a contenção, elas ajudam no diagnóstico de doenças e contribuem para a realização de tratamentos preventivos.

Gostou deste artigo sobre quanto tempo usar a contenção fixa? Então, aproveite para seguir a Odontoclinic nas redes sociais — YouTube, Facebook, LinkedIn e Instagram — e acompanhe nossos conteúdos e dicas exclusivas.

Aparelho na vida adulta: o guia completo e as principais dúvidas
Posts relacionados

Deixe um comentário