Como escovar os dentes com aparelho: os conselhos de nossos especialistas

7 minutos para ler
agendamento

Entender como escovar os dentes com aparelho é fundamental para manter um sorriso mais saudável durante o período de tratamento. Nós temos as dicas!

Quando você começa um tratamento ortodôntico, algumas adaptações são necessárias na rotina, e a forma como é feita a higiene é uma das principais mudanças. Para quem está em tratamento, saber como escovar os dentes com aparelho permite evitar cáries e mau hálito e contribui para que você passe por toda essa etapa de modo mais confortável. 

Com o objetivo de esclarecer qual é o jeito certo de escovar os dentes com aparelho fixo, convidamos Paula Landeiro Tavares, especialista em ortodontia e franqueada Odontoclinic, para nos ajudar com algumas explicações sobre o assunto. Vem com a gente pra cuidar ainda melhor do seu sorriso!

Quais são os itens essenciais para escovar os dentes usando aparelho fixo?

Conforme indicado pela Paula, “no dia em que o aparelho é colocado, o paciente sai da clínica com uma lista de compras”. A especialista destaca a importância da aquisição imediata de alguns itens (listados a seguir) para você poder realizar a limpeza correta.

Isso porque, mesmo com poucos dias, sem os instrumentos corretos, os dentes acumulam alimentos, o que prejudica todo o tratamento. Confira! 

Escova ortodôntica

A escova ortodôntica tem o espaço dos bráquetes — as peças do aparelho coladas ao dente —, simplificando a higienização de toda a boca. Suas cerdas têm um corte interno em formato de V, o que facilita seu encaixe nas saliências entre os dentes e o arame de metal.

Ela é indicada para pacientes que utilizam o aparelho ortodôntico fixo e têm pouco espaço entre os dentes. Como é mais parecida com as escovas convencionais, pode ser utilizada durante as higienizações ao longo do dia. Para uma limpeza adequada, o ideal é encaixar a escova para aparelho fixo e fazer suaves movimentos de vai e vem, de forma circular ou de vassourinha na superfície dos dentes.

Escova interdental

Ela tem cerdas macias e cônicas que se encaixam facilmente em locais irregulares e que dificilmente são alcançados por meio da escova ortodôntica. Esse item, que lembra um aplicador de máscara para os cílios, é bastante útil na limpeza entre os dentes e por baixo do aparelho.

Isso ajuda muito a prevenir cáries e tártaro nas regiões onde a escova dental não alcança. A limpeza com a escova interdental deve ser feita à noite, dado que é um processo que demanda mais tempo para higienizar todos os espaços. 

Pasta com flúor

O flúor é um elemento muito importante na prevenção de cáries e no objetivo de manter os dentes fortes e saudáveis. Por isso, não pode ser ignorado por quem quer saber como escovar os dentes com aparelho. 

Então, vale investir em um creme dental que contenha flúor na composição. (a boa notícia é que a maioria tem, só leia o rótulo com atenção). Além de melhorar o cuidado com sua saúde bucal durante o tratamento, você evita que apareçam cáries e manchas na hora de remover os bráquetes.

Fio dental com passa-fio

Utilizar o fio dental após colocar o aparelho fixo é um dos principais desafios de quem está se adaptando. Com o intuito de auxiliar nessa tarefa, você pode contar com o passa-fio. Esse instrumento, que se parece com uma agulha de costura, é usado para passar o fio pelo meio dos dentes e por dentro do arame de metal. 

Enxaguante bucal

Paula destaca que “um enxaguante bucal com mais flúor pode prevenir cáries que estão no começo”, além de auxiliar no cuidado diário com o aparelho. Vale optar pelos enxaguantes que contêm clorexidina na composição, pois eles podem ajudar na limpeza e não causam ardência e ressecamento, como os que são à base de álcool.

Esse item deve ser utilizado na finalização da higiene bucal e é indispensável para os indivíduos que estão em tratamento com o aparelho de porcelana também.

Cera ortodôntica

A cera, apesar de não ser um item de higiene, é um recurso indispensável para manter sua qualidade de vida durante o uso do aparelho. Ela deve ser usada quando alguma pontinha do arame escapa e arranha as bochechas ou partes sensíveis da boca.

Segundo nossa especialista, você pode aplicá-la onde sentir incômodo e solicitar o ajuste durante a manutenção. Isso é necessário porque, às vezes, acontece de as pontinhas soltarem em finais de semana ou feriados, podendo causar muito mal-estar até que o dentista realize o ajuste.

Por que manter uma boa higienização quando usamos aparelho? 

Saber como escovar os dentes com aparelho é importante para que você não acumule cáries e placa bacteriana ao longo do tratamento. Afinal, além dos problemas nos dentes, outros fatores, como mau hálito e doenças nas gengivas, podem resultar de uma rotina com poucos cuidados. 

O mais importante é manter hábitos diários aliados aos cuidados que se tinha antes do aparelho, mas tendo bastante atenção na limpeza feita na hora de dormir, incluindo os itens que citamos acima.

como escovar os dentes com aparelho

Quais dicas podem ajudar na higienização?

A principal dica de como escovar os dentes com aparelho fixo é não ter pressa. Para garantir que você vai cumprir todas as etapas, use a escovação noturna para fazer o passo a passo com tranquilidade. Aí dá pra usar a escova tradicional, a interdental, o passa-fio e o enxaguante.

Ao longo do dia, que tende a ser mais corrido, você pode só escovar os dentes mesmo. Se ficar com dúvida ou não estiver conseguindo fazer certinho algum procedimento, peça ajuda ao seu dentista. O começo pode ser mais difícil mesmo.

Outra dica muito importante é verificar com o seu dentista qual a linha de produtos que ele recomenda, para que, além de bons cuidados, você também possa contar com ótimos itens durante a limpeza. 

Vale a pena fazer limpezas no dentista?

Com o objetivo de aprender como escovar os dentes com aparelho e mantê-los mais limpos em todo período de tratamento, é interessante recorrer a uma ajuda profissional periódica, para que não haja acúmulo de placa bacteriana e nem cáries. 

Como o aparelho fixo, seja autoligado ou não, tende a dificultar o cuidado diário com os dentes, o acompanhamento profissional funciona para prevenir o surgimento de problemas causados pelo acúmulo de alimentos e bactérias em pontos mais difíceis de limpar. Por isso, muitos ortodontistas fazem a profilaxia periódica.

Como a Odontoclinic pode ajudar?

Para garantir a segurança e proteção dos pacientes, a Odontoclinic inclui profilaxias — popularmente conhecidas como limpeza dos dentes — em seu pacote de tratamento ortodôntico. Assim, quando se realiza a manutenção ortodôntica, também é feita a limpeza (caso necessário), que previne cáries e manchas. 

Viu como escovar os dentes com aparelho não é tão complicado como parece? Basta seguir as nossas recomendações e contar com acessórios corretos para que seu sorriso, além de alinhado, fique ainda mais saudável na hora de remover o aparelho. Assim, ao fim do tratamento, você consegue um sorriso bonito e protegido contra as cáries. 

Gostou do nosso artigo? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter e receba conteúdos como este diretamente no seu e-mail!

Aparelho na vida adulta: o guia completo e as principais dúvidas
Posts relacionados

Deixe um comentário