Alinhadores Transparentes: como funcionam e quais as vantagens?

A indústria odontológica vive em constante evolução. Apenas para citar um exemplo, quando surgiram, os alinhadores ortodônticos fixos foram um importante avanço para o tratamento de imperfeições e desalinhamentos na arcada dentária.

Embora até hoje eles sejam bastante utilizados, para o devido sucesso no tratamento, esses modelos pedem alguns cuidados adicionais no plano da higienização e na colaboração efetiva do paciente com seu dentista para a obtenção de resultados significativos.

Outro ponto importante é que, por questões estéticas, parte dos adultos não se sente confortável em usar aparelho fixo. No entanto, esse cenário está se transformando graças a uma das principais inovações do mercado de ortodontia dos últimos anos: os alinhadores transparentes.

Você já os conhece? Se não, aproveite para acompanhar este post e conhecer todos os benefícios que essa opção revolucionária de tratamento ortodôntico pode oferecer para seu sorriso!

O que são alinhadores transparentes?

Como o próprio nome já diz, os alinhadores transparentes, produzidos a partir de materiais como o acetato transparente, funcionam como um aparelho tradicional e têm como objetivo alinhar imperfeições no sorriso.

O principal diferencial desse tipo de aparelho é que, em vez de serem fixos, os alinhadores contam com placas que cobrem os dentes, proporcionando mais conforto e facilitando a higienização dental, além de serem praticamente imperceptíveis.

Removíveis e confortáveis, os alinhadores transparentes têm espessura de apenas 0,75mm e não impõem nenhuma restrição alimentar para os pacientes, uma vez que ele pode ser removido para a realização das refeições. Além disso, os dentistas produzem uma série de guias personalizadas a serem utilizadas ao longo do tratamento, sem o risco de que as peças escureçam.

Com todos esses atributos, os alinhadores transparentes são uma ótima opção estética para crianças e adultos. Ao fim do tratamento, você terá os dentes alinhados e o sorriso que deseja de acordo com o que foi planejado com seu dentista.

Quando o assunto é faixa etária, é bacana destacar que os alinhadores são uma ótima opção para adolescentes e adultos. Geralmente não são recomendados para crianças pois as mesmas estão com a arcada dentária em fase de desenvolvimento.

Quais são as diferenças entre o alinhador transparente e o aparelho convencional?

alinhadores ortodônticos

Os aparelhos convencionais podem ser fixos e móveis. Geralmente, são indicados para tratamentos a longo prazo e com diagnósticos mais complexos. Os pacientes que usam aparelhos convencionais devem visitar o dentista com frequência para a realização da manutenção mensal, que consiste basicamente na regulagem do aparelho.

Hoje, os aparelhos convencionais são divididos em dois tipos principais: os convencionais e os autoligáveis.

Os convencionais, têm o arco do aparelho preso aos bráquetes por meio de borrachinhas. Esses bráquetes podem ser transparentes ou metálicos. Já no caso dos aparelhos autoligáveis, o arco é ligado diretamente nos bráquetes, sem a necessidade de uso de borrachas.

O aparelho do tipo autoligado consegue apresentar ótimos resultados em um prazo mais curto. Além disso, as manutenções são mais espaçadas, geralmente sendo feitas de dois em dois meses.

O alinhador transparente é completamente diferente dos aparelhos convencionais. Ele consiste em uma placa transparente, muito semelhante às placas de bruxismo, que pode ser retirada e colocada pelo próprio paciente, sem a necessidade de visitar o dentista para ajustes frequentes.

Caso o paciente opte pelo alinhador transparente, a frequência de visitas ao dentista vai depender basicamente das particularidades de cada caso.

Como é desenvolvido o alinhador transparente?

Primeiramente, na consulta com o dentista, é preparada a documentação que inclui fotos, raio-x panorâmico, escaneamento 100% digital, o que significa que o paciente não precisa mais realizar o processo com massa e molde, convencionalmente utilizado em aparelhos tradicionais.

Em seguida, por meio de um programa especializado, o dentista monta o passo a passo de seu tratamento, demonstrando os resultados esperados por meio de uma simulação em 3D para maior precisão.

Na terceira etapa do desenvolvimento de seu alinhador transparente, o dentista envia o planejamento para o laboratório produzir as guias de seu alinhador. Depois, é só utilizar os alinhadores de acordo com as orientações do profissional.

Quais as principais vantagens dos alinhadores transparentes?

Já deu para perceber que os alinhadores transparentes são um avanço revolucionário no universo dos tratamentos ortodônticos. Sintetizamos aqui algumas de suas principais vantagens. Confira!

Estética

Talvez uma das suas principais características, um dos grandes diferenciais dos alinhadores transparentes é a sutileza.

Praticamente imperceptíveis, os alinhadores transparentes contribuem para a beleza de seu sorriso sem afetá-lo durante o tratamento.

Sem restrições alimentares

Os pacientes que optam pelos alinhadores transparentes têm a vantagem de poder comer de tudo sem qualquer prejuízo para o cuidado com seu alinhador.

Isso acontece porque é possível remover o alinhador tanto para alimentar-se quanto para realização da higiene bucal.

Higienização

Por serem facilmente removíveis, os alinhadores transparentes não apresentarão nenhum empecilho para sua escovação, ou uso do fio dental. Uma das principais reclamações dos usuários de aparelhos tradicionais, entretanto, é a dificuldade de higienização bucal.

Conforto

Graças a sua espessura mínima, os alinhadores não fazem volume e não incomodam as bochechas, lábios ou língua.

Esqueça as dores

Os alinhadores transparentes não machucam sua boca ou causam incômodos significativos durante seu tratamento.

Menos visitas ao dentista

Como as placas são produzidas com base em um planejamento digital, é normal o paciente receber placas para alguns meses, com isso ele não precisa ir ao dentista com tanta frequência.

Quando o tratamento é realizado com o aparelho convencional, as visitas são bem mais frequentes já que são necessários ajustes no aparelho.

Duração do tratamento

Outra vantagem dos alinhadores transparentes é a duração do tratamento. De forma geral, os tratamentos costumam ser mais rápidos  — média de 12 meses  — entretanto, é importante destacar que os resultados dependem da condição de cada paciente e do seu comprometimento com o uso dos alinhadores.

Apenas o dentista pode avaliar as particularidades e necessidades de cada paciente. Dessa forma, não é possível estabelecer um período mínimo ou máximo para tratamento. Todavia, a regra é que a duração do processo costume ser menor durante o uso dos alinhadores transparentes.

Como saber se eu devo corrigir meus dentes?

Primeiro, é importante deixar claro que somente um dentista especializado em ortodontia poderá confirmar, com precisão, a necessidade do uso de um aparelho. Além disso, será ele o profissional responsável pela solicitação e análise dos exames que vão determinar o quadro clínico e começar o planejamento do tratamento com aparelho ortodôntico.

De forma geral, os aparelhos ortodônticos são indicados para corrigir ou prevenir disfunções na arcada dentária, que podem estar associadas a problemas com o nascimento, crescimento dos dentes ou ainda a má-oclusão dental que ocorre quando o paciente tem dificuldades para encaixar os dentes superiores com os inferiores ao fechar a boca. Confira alguns sinais que podem ser alertas para a realização de um tratamento ortodôntico.

  • dores no maxilar;
  • dificuldade na mordida;
  • dificuldade para fechar a boca;
  • dentes muito tortos;
  • espaço entre os dentes.

Caso você tenha um ou mais dos sintomas acima listados, é imprescindível buscar o suporte de um profissional a fim de realizar uma avaliação mais adequada das suas necessidades.

O que acontece se você não usar o aparelho?

Se o paciente for avaliado e houver necessidade de tratamento ortodôntico, mas, ainda assim, optar por não realizá-lo, poderá correr alguns riscos a médio e longo prazo. Entre eles, podemos destacar:

  • problemas estéticos e desalinhamento do sorriso;
  • dificuldade para higienização dental, o que pode facilitar o surgimento de cáries e outras doenças bucais;
  • dores na região do maxilar;
  • dificuldade na hora de mastigar alimentos.

Hoje, o mercado oferece muitos tratamentos que podem ser adaptados aos diferentes tipos de pacientes. Os custos e as possibilidades são inúmeras, por isso não há desculpa para não fazer o tratamento ortodôntico em caso de recomendação profissional.

Quais são os cuidados que devem ser tomados no armazenamento do alinhador?

Se você já usa ou está começando o tratamento com o alinhador transparente, deve ter muito cuidado com a manutenção e o uso do aparelho no seu dia a dia. Elencamos a seguir algumas dicas práticas que podem ajudar no processo e na agilidade dos resultados.

  • quando não estiver usando, armazene o seu alinhador no estojo apropriado. Evite colocá-lo no bolso ou na bolsa sem a devida proteção. Além de ser anti-higiênico, você corre o risco de quebrá-lo;
  • sempre higienize bem o seu alinhador. Por se tratar de um objeto que vai constantemente à boca é importante ter atenção quanto à limpeza. Também tenha cuidado para estar sempre com as mãos limpas antes de manuseá-lo;
  • manuseie com delicadeza. Mesmo sendo um objeto com tecnologia específica que o confere rigidez, o fato de ele ser pequeno, leve e transparente faz com que haja grandes chances de ser danificado caso não sejam tomadas as medidas de proteção necessárias;
  • remova o aparelho para realizar suas refeições. Sempre que for comer ou tomar uma bebida que não seja água, o recomendado é retirar o aparelho. Além de protegê-lo você reduz o risco de manchá-lo.

Como você poder ver, os alinhadores transparentes são uma tecnologia muito interessante que veio para facilitar os tratamentos ortodônticos, especialmente dos pacientes que têm dificuldade ou não querem usar os aparelhos tradicionais.

Entretanto, antes de optar por um alinhador transparente é necessário buscar o suporte de um profissional ortodontista, já que o aparelho tem restrições e não é capaz de corrigir todos os tipos de problemas ortodônticos.

Se você sofre com dores, dentes desalinhados, dificuldade na mastigação ou dificuldade para morder, é provável que precise usar aparelho. Existem diferentes soluções disponíveis no mercado e que podem ser alinhadas às necessidades e objetivos de cada paciente.

Se você precisa de tratamento ortodôntico, que tal perguntar sobre os alinhadores transparentes para seu dentista hoje mesmo? Entre em contato conosco e agende a sua consulta com um dos nossos profissionais! Oferecemos soluções que podem ser adaptadas aos diferentes perfis de pacientes e suas necessidades!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!