Mewing funciona? Como fazer mewing pode impactar a saúde bucal?

Praticar mewing é a moda do momento. É possível encontrar diversos tutoriais online, com passo a passo de como fazer mewing, fotos de antes e depois, gente que diz que pratica faz anos e gente que jura que a prática operou um milagre no maxilar em 30 dias.

Será que é possível mesmo definir a mandíbula e mudar o maxilar com uma prática estilo faça você mesmo? Quer saber mais? Vem com a gente! 

O que é mewing?

Mewing é o nome de um conjunto de movimentos que promete definir o maxilar. Embora essa prática tenha aparecido como uma novidade nas redes sociais, essa ideia já é antiga e derivada do que se chamava ortotrópico (orthotropics) nos anos 60. 

Um ex-ortodontista chamado John Mew sugeriu que o posicionamento da língua poderia fazer alterações ósseas na face, alinhando a mandíbula. Então, ele e seu filho Mike Mew, que também se formou ortodontista, começaram a difundir essa teoria.

John perdeu a licença em 2017, enquanto seu filho anunciou nas redes sociais que foi expulso da British Orthodontic Society. 

Como fazer mewing

Para fazer mewing, a pessoa teria que colocar a língua no céu da boca, encostando nos dentes da frente da arcada superior, e sustentar essa postura o dia inteiro, respirando pelo nariz. Há outros tipos de exercícios musculares e até aparelhos que são usados no mewing.

Mewing funciona?

Não. Não há nenhum respaldo científico de que o mewing funciona em adultos para remodelar os ossos e definir a mandíbula significativamente. 

A prática de exercícios faciais pode ser usada sim para tratar problemas de respiração, mastigação, deglutição e fala. Mas para isso, é fundamental consultar um ortodontista, fonoaudiólogo e/ou otorrinolaringologista para fazer o tratamento adequado.

Em crianças, por outro lado, há estudos que falam sobre como exercícios musculares da face podem ajudar a modelar os ossos de maneira mais funcional, visto que a formação óssea ainda está em desenvolvimento. 

Fazer mewing faz mal?

O mewing pode ser inofensivo se for apenas a prática de reposicionar a língua por algum tempo.

Entretanto, a prática intensa de exercícios que forçam os dentes e os ossos pode ser muito perigosa, especialmente se há o uso de aparelhos sem acompanhamento médico, como o exercitador de maxilar, por exemplo.

A prática ensinada na internet vem de pessoas que não são especialistas e promete milagres, mas você pode ter complicações. Veja alguns riscos do mewing:  

Os ossos da face de um adulto podem se remodelar, mas não a ponto de mudar o ângulo da mandíbula, preencher parte da face ou movimentar o maxilar para frente ou para trás. O que pode ocorrer com exercícios é o tônus da musculatura se tornar mais evidente. 

Então, se você quiser praticar exercícios na face para melhorar a respiração, a fala e/ou ter mais definição nos músculos, fale com seu dentista, fono ou otorrino sobre o assunto e tire dúvidas de quais exercícios fazer, com qual frequência, como e com qual intensidade. 

Se mewing não funciona, o que realmente funciona?

Tratamentos ortodônticos, cirurgia ortognática e harmonização facial são exemplos de intervenções que efetivamente vão transformar o seu maxilar, trazendo mais qualidade de vida e mudando a estética do seu rosto, caso esse seja o seu desejo.

Então, não se deixe levar pelas imagens de supostos antes e depois do mewing, pois sem a recomendação de um profissional, os exercícios podem ser prejudiciais para sua saúde e para o seu sorriso.

Para saber mais sobre procedimentos seguros, leia nosso post sobre cirurgia ortognática!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!