Implante dentário porcelana ou resina: veja qual é o melhor!

É possível optar pelo implante dentário de porcelana ou de resina. Por terem características diferentes, eles são indicados de acordo com o caso.

Quem precisa substituir dentes perdidos pode escolher entre o implante dentário de porcelana ou resina. Ambos os materiais são utilizados para confeccionar próteses — unitárias ou completas — para a habilitação oral do paciente.

Por se tratarem de materiais diferentes, cada um deles apresenta suas próprias características. Sendo assim, os implantes podem ser mais ou menos indicados para cada caso — o paciente pode escolher, junto ao implantodontista, qual é a melhor opção para o tratamento.

Que tal aprender mais sobre os implantes de resina e de porcelana, para que você possa conhecer esses materiais e as vantagens que oferecem? Continue lendo para descobrir se um deles é melhor que o outro ou não!

Quais são as principais diferenças entre os implantes de porcelana e resina?

O tratamento com implantes dentários é feito por meio de uma cirurgia, na qual um pino é instalado no osso alveolar, que abriga a raiz dos dentes naturais. Esse procedimento é realizado da mesma forma para todos os pacientes, com pequenas variações da técnica.

Sobre o implante: é colocada uma prótese, que vai substituir o dente que foi perdido. O pino atua como uma raiz, e a prótese é o que terá o aspecto do dente natural. Ela é feita sob medida para cada pessoa.

O que diferencia o implante dentário de porcelana ou resina é apenas o material com o qual fabricamos essa prótese. No caso da porcelana, é um tipo de cerâmica, um material vítreo que tem uma tonalidade muito próxima à do esmalte dentário.

A resina, por sua vez, é um tipo de plástico mais reforçado, com diferentes tonalidades — para ser compatível com os dentes naturais. Ela tem uma pequena desvantagem em relação à porcelana pelo fato de sofrer alteração de tonalidade ao longo do tempo.

O custo da resina é mais acessível do que o da prótese de porcelana, mas, ao mesmo tempo, pode ter uma durabilidade menor e sofrer desgastes. A porcelana se mantém com o mesmo polimento ao longo dos anos, mas tem a desvantagem de ser mais difícil restaurar — em caso de quebra, por exemplo.

Como cada um dos implantes funciona?

Conforme explicamos, não existe uma diferença em como é feito implante dentário de porcelana e de resina, e o funcionamento dos dois modelos é o mesmo. Com os dois materiais, é possível confeccionar próteses para substituir apenas um dente, diversos dentes ou para fazer uma prótese completa, substituindo todos os elementos dentários da arcada.

Vale lembrar que o implante dentário em si é, na verdade, o pino fixado no osso alveolar. A resina e a porcelana são os materiais utilizados para confeccionar a prótese que será encaixada sobre esse implante.

O procedimento de confecção dos dois tipos de implante dentário se dá da mesma forma. O paciente precisa realizar todo o processo de tratamento, fazendo os exames pré-operatórios, os moldes da boca, o planejamento de como ficará o novo sorriso e as demais etapas.

Em seguida, esse projeto, juntamente aos moldes, é enviado para um laboratório de próteses. Lá, será confeccionado o dente artificial, que ficará sobre o implante. Assim que acontece a osseointegração do pino e as próteses estão prontas, é agendada uma consulta para a instalação definitiva delas — o que é feito pelo implantodontista.

O material dessas próteses influencia em aspectos como: quanto tempo dura um implante dentário, a tonalidade do sorriso ao longo do tempo, a necessidade de fazer polimentos para recuperar o brilho, entre outros.

Quanto à funcionalidade, é possível optar pelo implante dentário de porcelana ou resina e alcançar os mesmos benefícios. Ambos têm um excelente acabamento estético, uma boa resistência, se mantêm totalmente firmes na boca e dão mais liberdade para mastigar, falar e sorrir.

Tudo isso quando comparados às próteses móveis (dentaduras), que são o que substitui um implante dentário quando o paciente não pode ou não quer realizar esse tratamento. Essas próteses têm a desvantagem da instabilidade, pois ficam apenas encaixadas na boca.

Em que situações o implante de porcelana é mais indicado?

Para escolher entre implante dentário de porcelana ou resina, é válido considerar alguns fatores que ajudam a identificar qual desses materiais trará mais vantagens para o paciente. Quando se trata da porcelana, ela é uma boa alternativa para os dentes perdidos na região estética do sorriso.

Como explicamos, a tonalidade da porcelana se mantém inalterada ao longo do tempo. Sendo assim, a prótese não apresentará diferenças em relação aos dentes naturais. Existe a possibilidade, ainda, de optar pela porcelana de alta resistência livre de metal, que garante uma durabilidade maior.

E quanto aos implantes de resina?

No caso da resina, ela tem uma boa estética inicial, mas pode sofrer abrasão devido à escovação dentária e ao contato com os alimentos. Isso leva a desgastes e alteração de tonalidade, como você já viu.

Esse é um material que apresenta um custo mais acessível, por isso, é uma boa alternativa quando existe a necessidade de fazer reabilitações totais, com uso, por exemplo, da prótese do tipo protocolo.

A resina também pode ser usada para confeccionar próteses temporárias ou provisórias. Elas costumam ser utilizadas para manter a estética da arcada quando o paciente está aguardando a osseointegração. 

Por ter um valor menor, o material é mais interessante para confeccionar esse dente artificial que será dispensado quando a prótese definitiva for instalada.

Como escolher a melhor opção?

Não podemos dizer que um material é melhor que o outro porque cada um apresenta suas características e aplicações. A resina e a porcelana são mais ou menos eficazes dependendo da necessidade do paciente, então, cada caso deve ser estudado individualmente.

Pode até parecer difícil escolher entre implante dentário de porcelana ou resina, mas se você considerar alguns fatores, poderá tomar essa decisão com mais certeza daquilo que é melhor para a sua saúde bucal e o seu sorriso.

A seguir, listamos três aspectos que podem ajudar bastante na hora de tomar essa decisão e descobrir se o melhor material para o seu implante é a porcelana ou a resina. Continue lendo para escolher bem e sem arrependimento!

Analise suas expectativas com o tratamento

Você viu que, em relação à funcionalidade, os implantes dentários de porcelana ou de resina ficam no mesmo patamar. Os dois vão garantir a reabilitação oral que você deseja, completando a sua arcada dentária de uma maneira discreta e que trará muito mais liberdade e segurança para o seu dia a dia.

É interessante que você analise suas expectativas em relação à manutenção do tratamento, ao aspecto do dente artificial e ao custo do procedimento completo. Assim, pode fazer um comparativo entre a porcelana e a resina para descobrir qual atende melhor ao que você deseja.

Você viu que a porcelana mantém a tonalidade original, mas que pode precisar de polimentos. A resina corre o risco de sofrer alterações de cor. Então, se você é uma pessoa que bebe muito café, por exemplo, ou ingere outras bebidas e alimentos pigmentados, pode ser que a durabilidade desse material seja menor, ficando amarelado mais rápido.

implante dentário porcelana ou resina

Explicamos, também, que a resina tem a vantagem de ter um custo menor em relação à porcelana. Então, é interessante que você avalie qual é a extensão do tratamento que precisa fazer e coloque o custo-benefício com cada um dos materiais na ponta do lápis.

Esse é um aspecto que também precisa ser debatido junto ao seu dentista e à clínica onde você fará o tratamento, já que o valor pode variar bastante de um lugar para o outro.

Avalie o valor disponível para investir

Como existe essa diferença de preço entre implante dentário de porcelana ou resina, antes de você optar por um ou outro material, é importante estabelecer o valor disponível para investir no seu tratamento.

Vale a pena procurar clínicas que trabalham com valores mais acessíveis e que facilitam o pagamento do tratamento. Assim, você pode realizar um procedimento de boa qualidade por um preço que cabe no seu orçamento. Não se esqueça, ainda, que é possível financiar tratamentos odontológicos.

Além disso, a escolha da resina ou da porcelana diz respeito apenas ao dente que ficará encaixado sobre o implante. Essa é uma peça que pode ser trocada, então, se daqui a algum tempo você desejar trocar a prótese, optando por um material diferente, isso pode ser feito sem ter que mexer no pino que está implantado.

Considere a opinião do profissional

Se essa decisão ainda parece muito difícil, converse com o dentista que fará o seu tratamento e considere a opinião do profissional. Ele vai analisar todos os prós e contras dos materiais e apresentar um parecer — se é melhor o implante dentário de porcelana ou resina no seu caso.

É muito importante fazer o tratamento com um profissional experiente e em uma clínica bem estruturada, que ofereça um atendimento que considere não só o procedimento que você precisa, mas todos os outros aspectos — o seu orçamento disponível, suas preferências, seu estilo de vida e assim por diante. Dessa forma, você terá total satisfação com o tratamento realizado.

Esse suporte de qualidade e humanizado você encontra na Odontoclinic, com um time de grandes especialistas experientes em implantodontia, que utilizam tecnologia moderna e uma infraestrutura completa para que você faça um tratamento de alta qualidade com excelente custo-benefício.

Para saber se é melhor utilizar o implante dentário de porcelana ou resina, o ideal é conversar com um bom especialista. Assim, você terá certeza de que tudo foi avaliado: suas necessidades, o dente que foi perdido e qualquer outro fator que possa influenciar no resultado do tratamento. Isso vai garantir mais durabilidade, melhor estética e funcionalidade.

Gostou dessas informações? Então, assine a nossa newsletter para receber, na sua caixa de e-mails, conteúdos interessantes como este!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários

    • Olá Ivo, Tudo bem? O valor pode variar de acordo com a unidade que você deseja realizar o tratamento. Caso deseje informações de valores e formas de pagamento, entre em contato com a gente via telefone ou WhatsApp através do número: (11) 94386-3137 das 8h às 20h. Qualquer dúvida, estamos por aqui!

    • A prótese protocolo em cerâmica tem um investimento maior que a em resina, pois tanto o custo do material quanto o processo laboratorial são maiores e mais delicados. A diferença de valores será definida pela clínica que irá realizar o tratamento. Moisés Suzart – Implantodontista – Odontoclinic Feira de Santana

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!