Implante dentário: preço, indicações de uso e muito mais!

7 minutos para ler
Implantes: para resgatar a alegria de sorrir naturalmente

Para saber quanto custa um implante dental, é fundamental agendar uma avaliação com um implantodontista e descobrir em qual caso você se enquadra. Saiba mais detalhes!

O preço do implante dentário varia de acordo com as necessidades de cada paciente. Por exemplo, a quantidade de dentes que serão substituídos e o fato de precisar de enxerto ósseo ou não. Por esse motivo, a consulta com um especialista também traz mais clareza sobre quanto custa um implante dental.

Neste artigo, a gente responde dúvidas sobre as variações no valor de um implante, quando é o momento de fazer, a duração do procedimento, entre outras informações importantes, continue a leitura!

Quem precisa fazer implante dentário?

O implante é indicado para pessoas que sofreram perda dentária, seja unitária, parcial ou total. Essa perda pode acontecer por diversos motivos, como cáries, infecções, doenças periodontais, gengivite, bruxismo, além de traumas ocasionados por acidentes. Outros tipos de doenças, como o câncer, também podem influenciar na perda dos dentes. 

Entretanto, o implante dentário não é recomendado para pessoas que passam por tratamentos mais invasivos, como o é o caso da radioterapia e da quimioterapia. Além disso, mulheres grávidas, pessoas com osteoporose, hepatite e diabetes precisam tomar cuidado e consultar um especialista antes de optar pelo implante.

Somente um cirurgião dentista ou implantodontista poderá avaliar caso a caso, considerando as necessidades de cada paciente, as formas de proceder e quais exames devem ser feitos. Por isso, nunca se esqueça de fazer consultas regulares ao dentista.

Quais são os valores dos implantes dentários?

O preço do implante dentário varia de acordo com alguns fatores, incluindo a coroa escolhida, o tipo de pino, a técnica utilizada pelo cirurgião dentista, entre outros. O preço do implante também pode variar se forem utilizados materiais nacionais. Caso seja necessário o uso de recursos importados, o custo pode ser mais elevado.

Porém, não é simples definir um preço fixo para os implantes dentários. Como o tratamento é específico para cada pessoa, o custo será calculado de acordo com determinadas especificidades, como:

  • o tipo de implante (unitário, com prótese protocolo, com prótese overdenture etc);
  • a quantidade de dentes que serão trocados;
  • os materiais utilizados para a confecção do pino e da prótese;
  • a técnica (aberta ou sem cortes);
  • a quantidade de etapas necessárias para completar o procedimento.

O preço do método com prótese overdenture, por exemplo, será maior que o do implante unitário, porque substitui todos os dentes. Logo, para saber qual é valor do implante, é fundamental consultar um implantodontista, que vai oferecer um orçamento mais adequado.

Quais são as vantagens do implante em relação à prótese móvel?

A prótese dentária móvel, a famosa dentadura, cumpre bem suas funções, mas o implante pode ser uma opção mais vantajosa para quem precisa substituir os dentes. 

Enquanto a dentadura tende a causar desconforto no momento da mastigação, também pode ocasionar perda óssea bucal em pessoas que utilizam esse método por bastante tempo. Além disso, no quesito estética, a prótese móvel deixa a desejar, já que nem sempre o visual é dos mais agradáveis. 

Continue a leitura e veja quais são as vantagens do implante em relação à prótese móvel.

Semelhança com os dentes naturais

implante dentario preço

O uso de implantes permite que os dentes fiquem muito parecidos com os naturais, então, é possível sorrir sem sentir nenhum tipo de incômodo. Eles são adaptáveis aos seus dentes e podem ser encontrados em diferentes cores e formas. 

Em comparação com as próteses dentárias comuns, o implante também permite a substituição da coroa e da raiz, desempenhando a mesma função que o dente natural. 

Vida útil longa

A duração do implante dependerá de cada paciente, mas, ao seguir hábitos saudáveis e tomar cuidado com a higiene bucal, a vida útil do implante passa a ser superior à da prótese móvel. Portanto, o custo-benefício é maior.

Diminuição da perda óssea

A perda óssea ocorre quando há um desgaste do osso alveolar, que constitui os tecidos de sustentação dos dentes. Assim, o osso da mandíbula pode sofrer absorção e influenciar na queda dos dentes vizinhos. 

Utilizar implantes pode resolver esse problema e manter os dentes saudáveis, visto que o osso permanecerá estimulado, evitando algum tipo de degradação.

Vale reforçar que, apesar de a perda óssea ser mais comum em idosos, ela pode ocorrer em pessoas mais jovens que não mantêm hábitos saudáveis.

Ajuda na mastigação

Sentir dificuldade na mastigação é um dos problemas mais comuns para quem passou pela perda dentária. Enquanto a prótese móvel pode causar desconforto ou até desencaixe na hora de mastigar, o implante devolve a função mastigatória rapidamente.

Então, os implantes dentários, além de devolverem a autoestima, também estimulam a função mastigatória. Após a reabilitação com implante, o ato de mastigar e triturar os alimentos será bem mais confortável.

No entanto, nem todas as pessoas podem fazer uso do implante, como já mostramos. Por isso, a escolha entre prótese móvel e implante deve ser orientada por um profissional especialista e experiente, para avaliar com cuidado qual é o melhor tratamento para cada caso. 

Quanto tempo dura um implante dentário?

Como vimos, diversos fatores estão relacionados ao preço do implante dentário, como o tipo de material utilizado, os métodos escolhidos pelo implantodontista, a quantidade de dentes envolvidos etc. O mesmo ocorre com a duração do implante, isto é, são vários aspectos a considerar.

Os implantes e as próteses que serão inseridas têm níveis de durabilidade diferentes. Algumas peças duram 15 anos, enquanto outras podem chegar a 20. Dessa forma, a manutenção adequada, aliada aos cuidados com a higiene, aumenta a vida útil do implante.

Até mesmo o tipo de alimentação interfere na duração do implante: quem come alimentos mais duros, como amendoim e outros, tem um desgaste maior.

Por isso, lembre-se de seguir uma rotina saudável de limpeza bucal, ter uma alimentação equilibrada e consultar o dentista regularmente.

Onde fazer o implante?

Escolher bem o local em que você vai fazer o implante é de extrema importância. Afinal, você vai precisar de profissionais qualificados para conquistar um sorriso mais confiante, sem medo, com uma prótese segura e estética adequada.

A Odontoclinic pode ajudar você nesse objetivo. Contamos com especialistas experientes na área e oferecemos procedimentos seguros, sempre pensando no bem-estar e na qualidade de vida dos pacientes.

Agora que você já sabe que o preço do implante dentário varia de acordo com a necessidade de cada pessoa, que tal agendar a sua avaliação? Marque uma consulta com um dos profissionais da Odontoclinic e conheça as melhores condições para conquistar um sorriso bonito e saudável!

agendamento
Posts relacionados

Deixe um comentário