Conheça 5 benefícios do implante dentário

7 minutos para ler

O implante dentário é um tratamento odontológico realizado em pessoas que perderam um ou mais dentes. O procedimento consiste em colocar um pino de titânio (que parece um pequeno parafuso) no osso maxilar para fixar um dente artificial na boca do paciente. A cirurgia é simples e tem o papel de devolver um sorriso bonito e uma mordida adequada para o paciente.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, separamos os 5 principais benefícios do implante dentário para você saber se esse procedimento é adequado para o seu caso. Que tal conferir?

Como funciona a cirurgia

O procedimento é realizado em duas etapas e, por isso, o tratamento leva alguns meses. A primeira fase consiste na colocação do pino. Depois, aguarda-se a cicatrização para colocar a prótese (dente artificial). O paciente recebe anestesia para realizar o procedimento que, na maioria das vezes, é indolor. A cirurgia leva algumas horas e pode ser realizada no consultório do profissional ou em uma clínica.

Além disso, o indivíduo precisa manter alguns cuidados básicos no pós-operatório para evitar infecções:

  • repousar por 48 horas para auxiliar na cicatrização;
  • ter uma alimentação gelada e à base de líquidos nos primeiros dias;
  • evitar atividade física por aproximadamente 10 dias;
  • fazer uso de compressas geladas para evitar inchaço da boca;
  • utilizar os medicamentos prescritos pelo profissional;
  • realizar uma limpeza suave nos primeiros dias.

Esses cuidados são essenciais para garantir o sucesso da operação, evitar inflamações e dar mais conforto ao paciente.

Requisitos para a colocação de implante dentário

A cirurgia para implantar um novo dente no paciente é simples. Porém, alguns critérios devem ser avaliados antes de iniciar o procedimento.

Gengivas saudáveis

Como já citamos anteriormente, o profissional de saúde faz a inserção de um pino de titânio para fixar o novo dente na boca do paciente. Por esse motivo, é fundamental que a gengiva esteja saudável para receber esse pequeno “parafuso”.

O paciente que tem gengivite ou histórico familiar dessa doença precisa informar o dentista antes de iniciar o tratamento. Só o profissional poderá avaliar se a boca tem condições de receber o procedimento; afinal, o pino ficará preso no osso rodeado pela gengiva, e inflamações podem causar desconforto.

Disponibilidade óssea

Alguns pacientes apresentam problemas na estrutura óssea da mandíbula, o que prejudica um pouco a colocação do pino. Nesses casos, o dentista precisa indicar alguns exames para avaliar a situação e verificar se é possível fazer um enxerto.

Bom estado de saúde

Outro fator a ser considerado na hora de fazer o implante dentário é a saúde do indivíduo como um todo. Doenças imunossupressoras, diabetes, osteoporose, assim como o tabagismo, são considerados fatores de risco, que aumentam as chances de infecções durante a cirurgia.

Mulheres grávidas também não devem realizar o procedimento para preservar a saúde do bebê. A cirurgia ainda é contraindicada para crianças, pois elas estão em fase de formação da mandíbula.

Tipos de prótese dentária

Já comentamos anteriormente que o implante substitui um dente natural por um artificial. Todavia, é importante conhecer os diferentes tipos de prótese antes de optar por um modelo.

Porcelana

Essa é a prótese que mais se assemelha a um dente natural. Geralmente, é utilizada quando é feita a colocação individual do dente ou a implantação de várias peças não sequenciais. O mais indicado é o paciente procurar um profissional habilitado logo após a perda do dente ou identificação do problema para que não haja perda de massa óssea.

Resina

É a prótese mais comum por ter um valor mais acessível. Também dá durabilidade e bom acabamento, sendo utilizada em casos de colocação de dois ou mais dentes sequenciais.

Tipos de implante

benefícios do implante dentário

Powered by Rock Convert

O implante dentário também tem algumas diferenças de acordo com a saúde bucal do paciente. Separamos alguns tipos para você conhecer.

Implante unitário ou duplo

Esse é o modelo em que um ou mais dentes são fixados por titânio na boca, conferindo um aspecto natural.

Implante protocolo

Esse implante é indicado para pessoas que têm uma perda dentária total. Nesse caso, os ossos precisam ser saudáveis para fixar de 4 a 8 implantes ao redor da boca com o objetivo de sustentar uma prótese fixa.

Zigomático

O implante é feito em pessoas com atrofia maxilar severa. Por esse motivo, não é feito enxerto ósseo, e o pino é fixado no osso zigomático (ou maçã do rosto).

Benefícios do implante dentário

Se a sua saúde está em dia, é hora de conhecer os benefícios do implante dentário e avaliar se este é o melhor momento para realizar o procedimento.

1. Eleva a autoestima

Um sorriso bonito transforma a vida de uma pessoa e dá mais confiança durante o dia. Por isso é tão importante cuidar da saúde bucal e fazer reparações quando há algum problema na dentição.

Um benefício do implante dentário é recuperar a autoestima do paciente e permitir o convívio social sem medo de dar um sorriso ou falar em público.

2. Melhora a qualidade de vida

Ter uma arcada dentária completa é imprescindível para quem busca qualidade de vida. Isso porque é pela boca que ingerimos alimentos e conversamos.

O implante também contribui para corrigir a estética do sorriso e funciona melhor do que as dentaduras móveis, que muitas vezes prejudicam a percepção dos sabores durante as refeições e causam desconforto na mastigação.

3. Recupera a estabilidade da arcada dentária

Uma boca com dentes faltando traz alguns prejuízos para as funções bucais do paciente. O implante recupera a estabilidade da arcada dentária ao evitar danos nos dentes que estavam próximos daqueles danificados.

4. Melhora a fala

A ausência de dentes também prejudica a fala. Isso porque a dentição faz parte do sistema bucal responsável pela dicção, composto por ossos, nervos, músculos e dentes. Portanto, o implante também auxilia na correção dessa dentição e qualidade fonética do indivíduo.

5. Devolve a função mastigatória

Um benefício do implante dentário é a melhora da mastigação. Quando faltam dentes na boca do paciente, há deficiências na mordida, pois o indivíduo acaba direcionando os alimentos para um lado da boca, o que traz prejuízos para os músculos e maior desgaste dos dentes em um lado.

Além disso, a dificuldade de mastigar prejudica o sistema digestivo. Isso porque os alimentos podem chegar mais inteiros ao estômago, o que dificulta a absorção de nutrientes e exige maior produção de suco gástrico.

Enfim, são diversos os benefícios do implante dentário, sendo a melhor opção quando se busca um sorriso bonito e natural. A cirurgia é simples e apresenta uma recuperação rápida, o que facilita o seu retorno ao trabalho em poucos dias. Contudo, contar com um profissional experiente e ter os devidos cuidados no pós-operatório são fatores essenciais para o sucesso do procedimento.

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça todos os tipos de implantes dentários disponíveis no mercado!

Posts relacionados

Deixe um comentário