Descubra quanto tempo dura um implante dentário

Uma dúvida bastante comum sobre os tratamentos bucais é quanto tempo dura um implante dentário. Afinal, alguns procedimentos precisam ser repetidos periodicamente, mas a boa notícia é que isso não acontece nesse caso.

Adiantamos que o implante é projetado para ter ampla longevidade e para que o paciente não precise passar por esse procedimento de novo, mas alguns fatores podem impactar o sucesso do tratamento e afetar a durabilidade dele.

Quer saber mais? Continue lendo para esclarecer suas dúvidas sobre implante dentário, incluindo as indicações, duração e os benefícios que proporciona.

Quando o implante dentário é indicado?

O implante dentário é indicado para pessoas que precisam passar por uma reabilitação oral. Sua função é substituir os dentes que foram perdidos, portanto, pode ser feito por aqueles que precisam repor apenas um dente, vários ou todos de uma só arcada ou de ambas.

Sua ampla indicação se dá por causa dos diferentes tipos de implantes dentários que existem. Também há diversas técnicas e materiais variados, possibilitando tratar pacientes com características distintas.

Esse tratamento é recomendado para as pessoas que querem recuperar a funcionalidade das suas arcadas dentárias e a estética do sorriso. O procedimento oferece uma estabilidade maior para os dentes artificiais, trazendo segurança e confiança na hora de comer, falar e sorrir.

Quanto tempo dura um implante dentário?

quanto tempo dura um implante dentário

Os implantes são projetados para durarem por toda a vida. Isso porque são confeccionados com um material muito resistente, o titânio, e que permanece fixado no osso que sustenta os dentes. Assim, não sofre deterioração.

No entanto, sobre esse pino é colocada uma coroa que vai substituir o dente perdido na arcada, ocupando o espaço dele. Ela geralmente é confeccionada em porcelana ou resina e pode sofrer um desgaste, necessitando substituição.

Essa necessidade varia de um paciente para outro, de acordo com os cuidados adotados por ele. O que influencia na duração dessa prótese é a sobrecarga, condições da higiene bucal, os hábitos e tipos de alimentos consumidos.

Por isso, não há como definir exatamente quanto tempo dura o implante dentário e estabelecer um prazo igual para todos. Afinal, mesmo que possa durar a vida toda, o tratamento sofre muitas influências.

É válido ressaltar que os fatores não afetam apenas a prótese porque também existe o risco de perda do pino, caso o indivíduo não adote os cuidados necessários. O mesmo aconteceria com um dente natural.

Para que o implante tenha uma longevidade maior é necessário:

  • fazer o tratamento com um implantodontista experiente;
  • preferir materiais de alta qualidade;
  • seguir as recomendações no pós-operatório e na osseointegração;
  • manter uma higiene bucal rigorosa;
  • fazer a manutenção do implante com o dentista;
  • evitar o tabagismo;
  • eliminar hábitos que desgastam os dentes, como roer as unhas e morder objetos;
  • manter a saúde bucal e orgânica em equilíbrio.

Esse último aspecto é importante porque inflamações e infecções podem comprometer o implante dentário. A osteoporose também tende a afetar a durabilidade dele, assim como o diabetes, que aumenta a suscetibilidade a inflamações e dificulta a cicatrização.

Quais são os benefícios de implantar dentes?

Agora que você entendeu quanto tempo dura um implante dentário, pôde perceber que a longevidade desse tratamento é uma das vantagens. Porém, existem outras que merecem destaque por seu impacto na saúde bucal e na qualidade de vida do paciente.

Alguns dos grandes benefícios do implante dentário são:

  • personalização total dos dentes que serão substituídos;
  • maior estabilidade ao mastigar;
  • qualidade estética superior;
  • conforto e segurança para falar e sorrir;
  • reabilitação natural e discreta;
  • preservação dos tecidos que sustentam os dentes;
  • elevação da autoestima do paciente.

Se você decidir fazer esse tratamento, lembre-se de que ele é para a vida toda. Seus hábitos e cuidados também definem quanto tempo dura o implante dentário. Então, cuide dele como se fosse um dente natural e conte com um bom dentista para realizar o procedimento e fazer a manutenção periódica.

Descubra agora se o implante dentário é o tratamento ideal para você! Entre em contato com a nossa equipe e peça mais detalhes sobre esse procedimento.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Feridas no céu da boca? Leia o post para saber o que pode ser, quais são as principais causas e o que fazer!
Dente infeccionado ou inflamado? O que fazer se o dente estiver inflamado? Leia o post e tire suas dúvidas!
Piercing no smile é aquele que aparece quando a pessoa sorri, mas será que ele faz mal para os dentes? Tire suas dúvidas!