Edentulismo: causas, consequências, prevenção e tratamentos

Você já ouviu falar sobre edentulismo? Muitas pessoas sofrem com esse problema, que prejudica bastante o dia a dia, abala a saúde mental e causa muito desconforto.

Nesse texto, explicaremos o que é edentulismo, suas causas e consequências, quais são as formas de prevenir e como tratar o problema. Quer saber mais? Vem com a gente! 

O que é edentulismo?

Edentulismo é o nome para a falta de dentes. A falta de dentes pode ser parcial, quando há ausência de alguns dentes, ou total, quando o paciente perdeu todos os seus dentes naturais. 

O edentulismo é uma condição que afeta a saúde bucal de milhões de pessoas em todo o mundo e pode se manifestar de duas formas principais, veja a seguir!

Edentulismo parcial

O edentulismo parcial ocorre quando o paciente perde apenas alguns dentes, deixando lacunas na arcada dentária. Isso pode acontecer devido a cáries não tratadas, doenças periodontais, traumas ou outras condições bucais.

Edentulismo total

Já o edentulismo total é quando o paciente perde todos os seus dentes, tanto na arcada superior quanto na inferior. Esse tipo de edentulismo pode resultar de longos anos de falta de cuidados com a saúde bucal ou de condições médicas que levam à perda de dentes.

Falta de dentes: consequências e causas

A cárie dentária é uma das principais causas de perda de dentes. Quando não tratada a tempo, ela pode destruir completamente o dente. A periodontite, forma avançada de doença periodontal, também pode levar à perda de suporte dos dentes, resultando em sua queda. 

Acidentes que afetam a região bucal podem causar danos irreparáveis aos dentes. Algumas pessoas têm predisposição genética a problemas dentários, o que pode aumentar o risco de edentulismo. As principais causas de edentulismo são:

  • cáries não tratadas;
  • doenças periodontais;
  • traumas;
  • fatores genéticos;
  • má higiene bucal.

A falta de uma higiene oral adequada, incluindo escovação regular e uso de fio dental, pode levar à acumulação de placa bacteriana, cáries e, eventualmente, à perda de dentes. A falta de dentes pode ter diversas consequências para a saúde bucal e geral do indivíduo, como veremos adiante. 

Falta de dentes laterais

Também entra no edentulismo parcial as pessoas que enfrentam a falta de dentes laterais, que são os dentes pré-molares e molares localizados nas extremidades da boca. Esses dentes desempenham um papel fundamental na mastigação e na estética do sorriso.

Falta de dentes e saúde mental

A falta de dentes não afeta apenas a saúde física, mas também a saúde mental das pessoas. Pacientes edêntulos muitas vezes enfrentam desafios emocionais e psicológicos devido à sua condição bucal.

A boca edêntula, ou seja, sem dentes, pode afetar a autoestima e a confiança de uma pessoa. Muitos edêntulos se sentem constrangidos em sorrir ou falar em público devido a aparência da boca.

O paciente edêntulo pode experimentar dificuldades na comunicação e na socialização. O medo do julgamento dos outros pode levar ao isolamento social e à depressão.

Tentativas de disfarçar falta de dentes na frente

Para muitos edêntulos, a preocupação em disfarçar a falta de dentes na frente é constante. Próteses dentárias, como dentaduras, são uma opção para restaurar a estética do sorriso e melhorar a autoconfiança.

Existem soluções melhores que as próteses dentárias removíveis, técnicas modernas de odontologia estética, como implantes dentários e facetas, que podem oferecer soluções mais permanentes e naturais para resolver a falta de dentes.

Como prevenir e tratar a falta de dentes?

A prevenção é a melhor estratégia para evitar o edentulismo. Isso envolve cuidar adequadamente da saúde bucal, incluindo a escovação regular, o uso do fio dental e visitas periódicas ao dentista. Além disso, é essencial adotar uma dieta equilibrada e evitar hábitos prejudiciais, como fumar.

No entanto, se você já enfrenta a falta de dentes, existem opções de tratamento disponíveis. O primeiro passo é consultar um dentista para avaliar sua situação e determinar o melhor plano de tratamento. Isso pode incluir a colocação de implantes dentários, a confecção de próteses sob medida ou outros procedimentos restaurativos.

Procure um dentista e comece a cuidar de você

O edentulismo é uma condição que pode afetar significativamente a qualidade de vida de uma pessoa, tanto em termos de saúde física quanto mental. A prevenção é fundamental, mas mesmo aqueles que já enfrentam a falta de dentes têm opções para melhorar sua saúde bucal e sua autoestima.

Você também pode sorrir com confiança e desfrutar de uma vida saudável e feliz: agende sua avaliação com o dentista e dê o primeiro passo! 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  • eu sou edentulo moro de vergonha so tenho alguns dente lado inferior que estao amolecendo..estou com deficiencia de vitamina b12 que pode estar ajudando a perder mais rapido..hoje estou afastado do servico temporario moro de medo quando tiver que voltar ao trabalho tenho vergonha de procurar dentista cheguei ir 2 vez no destinta ano passado mesmo assim meus dente que restou ta amolecendo

    • Oi Edilson!

      Sabemos que é bem difícil quando estamos inseguros ou sem confiança.

      Você pode encontrar uma equipe na qual você confia completamente na Odontoclinic. Nós vamos apoiar você, pra você voltar a sorrir.

      Entre em contato através do número (11)94386-3137, das 8h às 20h de segunda a sexta, para marcar uma avaliação gratuita.

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!