Está com dor na gengiva? Veja as principais causas e tratamentos 

Sentir dor na gengiva é muito ruim, especialmente para comer. Essa é uma condição muito comum, mas tem tratamento. 

Nesse texto, vamos explicar as possíveis causas para a dor na região, além de apresentar alguns dos tratamentos. Quer saber mais? Vem com a gente! 

Dor na gengiva, o que pode ser?

Dor na gengiva pode ser gengivite e problemas periodontais no geral, higiene bucal insuficiente, doenças sistêmicas, como diabetes, mudanças hormonais e até trauma, de escovar os dentes muito forte, por exemplo. 

Se você está com dor na gengiva inferior pode ser por conta de gengivite, nascimento do siso (dor na gengiva no último dente), cáries e abscessos, lesões, disfunção no alinhamento dos dentes e inflamação.

Se ocorre dor na gengiva superior pode ser irritação por conta do uso de próteses dentárias, além de todas as causas listadas acima. 

Como aliviar dor na gengiva? 

A primeira coisa que você precisa fazer para aliviar essa dor é melhorar a sua higiene bucal.

O dentista pode prescrever um remédio para dor na gengiva, como analgésicos e anti-inflamatórios. 

Como aliviar dor nas gengivas com receitas caseiras

Para aliviar a dor nas gengivas, você pode fazer bochechos com água e sal, aplicar gelo, fazer bochecho com chá de camomila etc. 

Além disso, evite alimentos e bebidas quentes, alimentos muito frios, duros e/ou pegajosos. 

Vale ressaltar que o ideal é fazer uma consulta com o dentista para tratar a causa em vez de só aliviar a dor

Como é o tratamento para dor na gengiva?

Limpeza, raspagem, prescrição de antibióticos, restaurações, canal e até extrações: esses são alguns dos tratamentos possíveis. O tratamento para dor nas gengivas varia de acordo com a causa.

Remoção de tártaro e placa bacteriana

Se a dor for causada por acúmulo de placa bacteriana ou tártaro, o dentista pode fazer a limpeza para remover essas substâncias, ajudando a aliviar a dor e prevenir problemas futuros.

Se estiver relacionada a uma doença periodontal, como gengivite ou periodontite, o tratamento pode ser com a raspagem e o alisamento radicular, para remover tártaro e placa bacteriana. 

Antibióticos e outros tratamentos

Se a dor for causada por uma infecção, como abscesso dentário ou infecção nas gengivas, pode ser necessário tratamento com antibióticos prescritos pelo dentista.

Se a dor vier de problemas dentários, como cáries e dentes quebrados, o dentista pode indicar tratamentos específicos, como restaurações, tratamento de canal e extração, por exemplo. 

Melhoria da higiene bucal 

Escove os dentes após as refeições e use fio dental — ele é um grande aliado para a saúde das gengivas. Além disso, visite o dentista regularmente, pelo menos uma vez a cada seis meses. 

A dor na gengiva geralmente é desencadeada por algum problema bucal, então, para evitar sentir dor e manter as gengivas saudáveis, é fundamental manter a higiene oral em dia. 

Se você está com dor nas gengivas, é melhor passar em consulta com o dentista, para que o profissional avalie e indique o tratamento mais adequado. Agende a sua avaliação gratuita!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Hiperdontia, dentes supranumerários ou dentes extranumerários: saiba mais sobre quando nascem dentes extras na boca!
Manchas nos dentes pode ser hipoplasia de esmalte. Saiba mais sobre essa condição e aprenda o que fazer para prevenir!
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!