O que são implantes dentários? Você sabe como funcionam?

6 minutos para ler
Implantes: para resgatar a alegria de sorrir naturalmente

Você já deve saber o que são implantes dentários, não é mesmo? Mas, quando esse tipo de tratamento é indicado, ainda há muitos mitos e verdades sobre os implantes que são desconhecidos pelos pacientes, o que gera dúvidas e inseguranças a respeito da melhor opção para o paciente.

Se você ainda tem incertezas sobre os implantes, precisa ler o nosso artigo agora mesmo! Nele, você vai entender o que são os implantes, como eles funcionam e como é feito esse procedimento. Também vai descobrir quais são os principais tipos de implantes dentários e os benefícios que eles podem trazer para a sua saúde e autoestima.

Despertamos a sua curiosidade? Continue a leitura e saiba mais sobre o que são implantes dentários agora mesmo!

O que são implantes dentários?

O implante dentário é um tratamento que permite que você reponha, totalmente, um dente perdido. Isso significa que — no caso de extração ou perda de determinado dente — é possível repor tanto a parte externa quanto a interna (raiz) por meio de uma prótese chamada de implante.

O implante é composto por um pino metálico, geralmente de titânio, que é inserido na gengiva e preso no tecido ósseo abaixo dela. Em cima desse pino é colocada uma coroa, ou seja, a prótese que simula o dente perdido.

Como funcionam os implantes?

Quando se fala em implantes, muita gente ainda tem dúvidas sobre a colocação dos pinos e coroas. Entender mais sobre esse funcionamento pode levar à tranquilidade que você precisava para tomar essa decisão.

A colocação do implante começa com uma avaliação do paciente por parte do dentista. Juntos vocês vão escolher o melhor tipo de implante, assim como o processo necessário e adequado de acordo com a sua situação particular. Afinal, cada situação é única, por isso é essencial contar com um profissional capaz de atender às suas demandas da melhor forma possível.

A partir desse planejamento, inicia-se a inserção do implante. Os pinos são colocados por meio de uma cirurgia, uma vez que são fixados no tecido ósseo. Isso é importante porque é essa boa fixação que vai permitir que você mastigue com segurança e tranquilidade, evitando também sobrecargas em outros pontos da sua arcada dentária.

Por fim, após o período de cicatrização, é colocada a coroa, ou seja, parte do implante que imita, esteticamente, o dente. Ela é fixada no pino colocado anteriormente e, dessa forma, é capaz de cumprir todas as funções que o dente natural realiza.

Quais são os tipos de implantes mais comuns?

Existem diversos tipos de implantes dentários e cada um deles tem suas especificidades. Há, por exemplo, implantes unitários, utilizados para substituir um único dente perdido. Também existem os múltiplos, que são utilizados para substituir, inclusive, todos os dentes do paciente.

Quer saber quais são os tipos de implantes mais comuns? Então continue a leitura e descubra!

Implante ósseo integrado

O implante ósseo integrado é aquele que tem como objetivo substituir apenas um dente perdido. Ele é o tipo de implante mais conhecido, no qual o parafuso de titânio é inserido no tecido ósseo abaixo da gengiva e, sobre ele, é fixada uma coroa dentária, peça que simula o dente.

Dessa forma, ele tem como objetivo substituir um único dente. Porém, vale lembrar que é possível realizar mais de um implante ósseo integrado, caso você precise substituir mais de um dente.

Prótese protocolo 

Existem pacientes que já perderam muitos ou, até mesmo, todos os dentes da boca. É aí que a prótese protocolo acaba sendo o tipo de implante mais indicado.

Essa é uma prótese que tem como objetivo substituir todos os dentes da arcada de um paciente. Para isso, são fixados de 4 a 6 implantes unitários, ou seja, do tipo ósseo integrado. Acima deles é colocada uma prótese total, fixada nesses implantes já realizados. Vale lembrar que a prótese protocolo é fixa.

Prótese overdenture 

Semelhante à prótese protocolo, a overdenture também tem como objetivo a substituição de todos os dentes da arcada de um paciente. Porém, a grande diferença entre ela e a prótese protocolo é que a overdenture é removível, podendo ser retirada pelo paciente para a higienização.

Dessa forma, ela exige uma quantidade menor de implantes do tipo ósseo integrado para ser colocada. Ela também é fixada nesses pinos, mas de forma que possa ser removida pelo paciente sempre que necessário.

Para que servem os implantes?

A principal função do implante é substituir o dente perdido, tanto esteticamente quanto em funcionalidade. Isso significa que o implante é utilizado para que a perda do dente não comprometa a qualidade de vida do paciente e sua estética bucal.

Dessa forma, o implante é capaz de cumprir todas as funções mastigatórias e de fala do paciente. Além disso, ele também é esteticamente muito semelhante ao dente natural. Dessa forma, o paciente é capaz de manter a sua vida naturalmente, sem maiores prejuízos devido à perda do dente.

Quais são as vantagens de fazer um implante?

O implante traz uma série de vantagens para quem escolhe esse tipo de tratamento dentário. Conheça agora as principais delas!

Aumento da autoestima

A perda de um dente pode comprometer a autoestima de qualquer pessoa, não é mesmo? Afinal, traz inseguranças em relação ao próprio sorriso, comprometendo a autoimagem e os relacionamentos de quem passa por esse problema.

Saiba que o implante é extremamente semelhante a um dente natural. Dessa forma, ele é capaz de devolver a autoestima de que você precisa para sorrir mais!

Melhora da mastigação

A perda de um dente também compromete a mastigação, o que pode levar, até mesmo, a problemas estomacais ou nutricionais.

O implante é capaz de devolver a adequada função mastigatória para o paciente. Com ele, você consegue triturar adequadamente os alimentos, podendo voltar à sua dieta normal sem maiores problemas.

Otimização do conforto

Por fim, vale lembrar que o implante é uma prótese segura e esteticamente adequada. Dessa forma, ele é capaz de devolver o conforto de que você precisa para manter a qualidade de vida e tranquilidade no dia a dia.

Afinal, com o implante você deixa de ter medo de perder a sua prótese — seja no momento da alimentação ou falando e se relacionando com as outras pessoas. Além disso, a estética adequada dá ao paciente a confiança necessária para sorrir novamente, melhorando o seu conforto em momentos de relaxamento.

Como você pode perceber, a definição sobre o que são implantes dentários é bastante simples. O implante é uma ótima forma de repor o dente perdido, garantindo conforto e qualidade de vida. Além de ser uma prótese segura, ela também é capaz de evitar maiores comprometimentos da arcada dentária que a perda de um dente pode acarretar.

Portanto, que tal começar, agora mesmo, o planejamento para o seu implante? Marque uma consulta na Odontoclinic mais próxima!

agendamento
Posts relacionados

Deixe um comentário