Perdi um dente e agora?

“Perdi um dente, como é que eu vou resolver isso agora?” Acredite, essa é a realidade de muitas pessoas. Afinal, 40% dos brasileiros entre 15 e 19 anos já perderam pelo menos um dente, e cerca de 40 milhões de brasileiros perderam todos.

Os motivos para o problema são muitos, e geralmente indicam que algo não está bem com a saúde bucal. A causa pode ser, por exemplo, uma cárie extensa, doença periodontal, traumas, inflamações ou infecções que costumam exigir a extração de dente.

Tudo isso pode ser corrigido antes que a perda se concretize, sendo necessária a orientação de um dentista para diagnosticar e indicar o tratamento. Mas se ela acontecer, existem soluções. Continue lendo para saber mais!

Quais são as consequências de perder um dente?

Quando uma pessoa olha para o espelho e pensa “poxa, perdi um dente”, geralmente existe uma grande preocupação com a estética do sorriso. Isso ocorre principalmente quando o problema atinge uma região que fica visível quando sorrimos.

É verdade que a aparência é um dos grandes prejuízos, junto com os abalos na autoestima. Mas eles vão além porque a saúde bucal e a estrutura das arcadas ficam comprometidas por causa dessa condição. Afinal, cada elemento dentário tem sua função e é importante para o equilíbrio do conjunto.

A falta de um dente pode fazer com que os adjacentes, ou seja, os vizinhos, sofram inclinações ou outras alterações de posição. Em resumo, uma pessoa pode ter problemas ortodônticos por causa da perda dentária.

Como o dente já não está mais preso aos tecidos periodontais, eles sofrem um tipo de retração que leva à perda óssea. Como não existe mais função para o osso, que antes sustentava esse dente, ele fica cada vez menor, dificultando tratamentos posteriores.

Há, também, consequências negativas para as dinâmicas e funcionalidades bucais. O indivíduo pode sentir dificuldade para articular alguns sons, comprometendo a pronunciação das palavras. Já a mastigação tende a se tornar ineficiente, com o risco de sobrecarga das estruturas bucais.

Quais tratamentos podem solucionar esse problema?

Dente renovado após perda

Apesar de todas as consequências negativas da perda dentária, quando o paciente chega ao consultório odontológico dizendo “perdi um dente”, as notícias são boas. O profissional pode oferecer diferentes tratamentos e soluções, como você vê a seguir.

Prótese fixa

Dispositivo que contém uma prótese para substituir o dente perdido e uma estrutura que permite fixá-lo na boca. Os dentes adjacentes, que estão ao lado do espaço, darão sustentação para essa prótese. Ela é colada e só pode ser retirada pelo dentista.

Prótese móvel

Costuma ser indicada para pacientes que perderam mais de um dente em sequência, e também é chamada de prótese removível. Assim como o dispositivo fixo, se encaixa nos dentes adjacentes, com a diferença de que pode ser retirada pela própria pessoa.

Implante dentário

Pode substituir apenas um dente, vários ou todos. É feito um procedimento cirúrgico para fixar um pino no osso, e ele servirá como uma raiz artificial. Sobre esse pino é instalada a prótese que vai ocupar o lugar do dente perdido.

O implante, por estar preso ao osso, fica totalmente fixo, dando muito mais segurança e estabilidade. É por isso que esse tratamento tem se popularizado nos últimos anos, já que oferece uma solução confortável e discreta para substituir dentes, proporcionando segurança ao mastigar, falar e sorrir.

Para que você não precise olhar para o seu dentista e dizer “perdi um dente”, cultive bons hábitos de higiene bucal e adote uma alimentação saudável. Também mantenha a saúde orgânica em equilíbrio e agende consultas odontológicas. Tudo isso vai evitar doenças que causam a perda dentária.

Você viu que a perda de dentes é um problema bastante comum, então, compartilhe essas informações em suas redes sociais e ajude a alertar outras pessoas.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  • Olá, sou jason, estou usando o gmail do meu tio, tenho 15 anos, tenho uma saúde bucal péssima, mesmo assim nunca senti qualquer um dos sintomas de quaisquer doença, tenho medo de ser algo pior e perder todos os dentes…..

    • Oi Jason!

      O ideal é que o dentista avalie sua boca.

      Para ter informações precisas sobre o seu caso, é melhor marcar uma consulta.

      Fale com os seus responsáveis para entrar em contato através do número (11)94386-3137, das 8h às 20h de segunda a sexta, para marcar uma avaliação gratuita.

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!