Prótese adesiva vale a pena? Veja as indicações e contraindicações

Você já ouviu falar sobre prótese adesiva? Essa é uma opção para quem não tem alguns dentes e precisa repor para reabilitar as funções orais. 

Mais barata em relação aos implantes, mas menos duráveis, essa prótese é muito usada como provisória, mas pode também ser definitiva, dependendo do seu caso. Quer saber mais? Vem com a gente! 

O que é prótese adesiva?

A prótese adesiva é um tipo de prótese dentária removível que é fixada usando adesivos dentários.

Nas próteses convencionais, usamos grampos ou encaixes, enquanto as próteses adesivas utilizam adesivos dentários para criar uma ligação entre a prótese e os dentes naturais presentes na boca. 

Como funciona a prótese adesiva?

A prótese adesiva dentária tem uma base de resina acrílica que se encaixa sobre a gengiva. O adesivo dentário cria uma vedação entre a prótese e a superfície dentária. 

As etapas do processo de colocação são: avaliação e planejamento, preparação dos dentes, confecção da prótese, teste e ajustes, aplicação do adesivo e cuidados de manutenção. 

Materiais das próteses adesivas

As próteses adesivas são geralmente fabricadas a partir de materiais como resina acrílica e metal. A resina pode ser facilmente moldada e colorida para se assemelhar aos tecidos bucais e aos dentes naturais.

Algumas próteses adesivas têm componentes metálicos para reforçar a estrutura e dar mais estabilidade. Normalmente, são grampos ou clipes de metal, chamados de retentores, que se prendem aos dentes para dar mais suporte para a prótese. 

Indicações da prótese adesiva

Quando a prótese adesiva é indicada, geralmente a pessoa perdeu dentes molares ou pré-molares ou tem poucos dentes naturais na arcada. Então, as principais indicações das próteses adesivas são:

Entre as vantagens da próteses adesivas podemos citar o preço, que fica mais em conta em relação a outros tratamentos. Além disso, o aspecto é mais natural em relação às próteses removíveis que têm encaixes de metal. 

Contraindicações da prótese adesiva

Esse modelo precisa de suporte dos dentes já presentes na boca, por isso, quem não os tem não pode usá-lo. Acúmulo de placa bacteriana, tártaro e doenças como a periodontite podem prejudicar a adaptação da prótese e saúde dos dentes de suporte.

Além disso, quem tem boca seca ou irritações na mucosa oral também pode ficar desconfortável. Então, as contraindicações da prótese adesiva são:

  • quando não há dentes adequados para suporte;
  • doenças periodontais avançadas;
  • má higiene bucal;
  • problemas de salivação;
  • lesões bucais ou irritações na mucosa bucal. 

Entre as desvantagens das próteses adesivas, podemos citar a possibilidade de comprometer a saúde dos dentes naturais, a durabilidade, que pode ser 3 vezes menor que a de um implante dentário, por exemplo, a dificuldade de adaptação para uso confortável, entre outros. 

Quanto custa uma prótese adesiva?

O valor da prótese adesiva pode variar bastante, dependendo de diversos fatores, como a complexidade do caso, o tipo de material e a expertise do dentista.

Fatores como a necessidade de preparação dos dentes presentes na boca e de tratamentos prévios também podem influenciar no custo total do tratamento.

Quanto custa uma prótese adesiva de um dente?

O preço da prótese adesiva para um dente geralmente fica abaixo de 1000 reais. Mas atenção: essa é uma estimativa!

É importante entender que a ponte adesiva pode incluir custos do planejamento do tratamento, exames diagnósticos, moldagens, confecção em laboratório, ajustes e consultas de acompanhamento. 

A prótese adesiva vale a pena?

O tratamento com próteses adesivas nem sempre vale a pena. 

O primeiro ponto a considerar é se os seus dentes são saudáveis o suficiente para suportar a fixação da prótese. Quem tem problemas como cáries, doença periodontal ou dentes danificados, por exemplo, já deve pensar em outra opção.

Por outro lado, essa prótese tem a estética mais natural do que as próteses removíveis com grampos visíveis, as famosas pontes. Ela também não desgasta significativamente os dentes naturais para acomodar grampos ou encaixes. 

Prótese adesiva fixa

A prótese adesiva é removível, mas sua estabilidade e função podem variar dependendo do número de dentes remanescentes, da qualidade da fixação e da adaptação. Então, converse bastante com o dentista para ter expectativas realistas. 

No final, a escolha entre próteses adesivas e outras opções depende de uma avaliação completa do seu caso e das suas preferências pessoais. Para saber se essa é a melhor opção para você, agende uma avaliação gratuita com o especialista em Implantes

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!