Como é feito um implante dentário? Entenda!

4 minutos para ler
Implantes: para resgatar a alegria de sorrir naturalmente

Você sabe no que consiste e como é feito um implante dentário? Neste artigo, apresentamos as principais dúvidas a respeito do assunto! Além de descobrir quais são as etapas do tratamento, você vai ter acesso a dicas de cuidados que devem ser tomados após a cirurgia.

Quer saber mais sobre implante dentário? Então, continue a leitura e confira as informações!

Por que fazer um implante dentário?

O implante dentário é indicado sempre que o paciente sofre perda dentária que não pode ser corrigida com outro tratamento odontológico. Além de trazer de volta a funcionalidade dos dentes, ele melhora a autoestima.

Para realizar esse tipo de procedimento, o paciente deve ser saudável e realizar uma série de avaliações, incluindo exames solicitados pelo próprio dentista.

Como é feito o implante dentário?

como é feito implante dentário

O implante dentário é um procedimento cirúrgico no qual se posiciona um suporte ou estrutura metálica no osso maxilar, em substituição à raiz original do dente. Sobre esse suporte é colocado um novo dente.

O procedimento é indicado apenas quando ocorre a perda dentária e não existe outra alternativa para recuperar a funcionalidade e a estética do dente perdido.

Preparação pré-operatória

O dentista vai avaliar a sua boca e solicitar todos os exames necessários para identificar a situação da sua saúde. Estando apto para realizar o procedimento, ele será agendado.

O paciente poderá dar início ao uso de medicação antibiótica e anti-inflamatória antes do procedimento. Cada caso e indicação varia de acordo com a avaliação feita pelo seu dentista.

Procedimento

O procedimento em si é realizado em duas etapas. A primeira consiste na colocação do pino. Depois, é necessário aguardar a cicatrização completa para iniciar a segunda parte.

Com o local totalmente cicatrizado, o paciente recebe a prótese (dente artificial). Há aplicação de anestesia e a cirurgia costuma durar algumas horas, podendo ser realizada em consultório ou clínica.

Após a realização do implante, a fim de evitar inflamações ou infecções, é necessário tomar uma série de cuidados.

Cuidados pós-operatórios

O pós-operatório é uma etapa importante no tratamento dos pacientes que realizam o implante dentário. Por isso, é preciso seguir à risca todas as recomendações do dentista. Isso vai ajudar a alcançar o sucesso e minimizar o risco de rejeição ou inflamações.

Além de fazer uso da medicação prescrita pelo profissional, que inclui analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos, você deve aplicar compressas geladas para reduzir o inchaço e a dor. Durante os dez primeiros dias, evite:

  • mastigar do lado operado;
  • ingerir alimentos duros e de difícil mastigação;
  • consumir bebidas quentes;
  • ingerir álcool;
  • fumar;
  • consumir alimentos e bebidas ácidas.

Tenha cuidado extra com a higienização e a realização de bochechos. O seu dentista vai fazer orientações com relação às melhores práticas para limpar a região sem causar danos ao local operado.

Como você pôde ver, a cirurgia para realização de implante dentário deve ser feita após uma análise criteriosa das necessidades do paciente e seguindo diversos procedimentos.

Quando finalizada, ela devolve a funcionalidade e a autoestima do paciente. A dica para quem está pensando em fazer esse tratamento é procurar um profissional qualificado e especializado em implantes odontológicos.

Você gostou de saber como é feito implante dentário? Então, aproveite para entrar em contato conosco e agendar uma avaliação com um de nossos profissionais.

agendamento
Posts relacionados

Deixe um comentário