Implante overdenture: entenda todos os detalhes envolvidos

Com a prótese overdenture, conseguimos substituir todos os dentes de uma só vez ! Entenda mais sobre o procedimento

No passado, pessoas que perdiam todos os dentes costumavam solucionar esse problema usando dentadura. Mas você sabia que existe um tratamento mais moderno, que garante uma estabilidade maior e mais naturalidade na reabilitação oral? Pois é! Estamos falando do implante overdenture!

Ele também é um tipo de prótese que substitui todos os dentes de uma só vez, do mesmo jeito que a dentadura, mas tem a diferença de que a peça fica bem presa na boca. Isso porque ela está encaixada sobre os implantes dentários. Interessante, não é?

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue lendo o post, porque a gente vai explicar com mais detalhes como esse tratamento funciona e por que ele é tão vantajoso.

O que é prótese overdenture?

A prótese overdenture é um tipo de prótese total indicada para substituir todos os dentes perdidos, seja da arcada superior ou da inferior. Ela é parecida com a dentadura, mas o seu encaixe é feito sobre implantes dentários, trazendo mais estabilidade para a peça.

Assim como acontece com as dentaduras, a prótese overdenture pode ser retirada da boca em casa. Ela fica presa no implante por meio de um sistema de encaixe. Assim, traz estabilidade durante a mastigação, mas não fica totalmente fixa, como acontece com a prótese protocolo, que só pode ser retirada pelo dentista.

Quando é indicado fazer uma prótese overdenture?

As próteses totais como a overdenture têm a característica de serem compostas por todos os dentes da arcada dentária. Sendo assim, esse tratamento é indicado para pessoas que perderam todos os dentes da arcada superior ou inferior.

Porém, como a prótese overdenture é encaixada em cima de implantes, ela só é indicada para quem não apresenta nenhuma limitação para instalar os pinos. É preciso estar com a saúde bucal em dia e não ter nenhum problema orgânico que impeça fazer a cirurgia de implantes.

Além disso, é essencial ter completado o desenvolvimento ósseo porque os implantes dentários não são recomendados para quem está em fase de crescimento. Então, o implante overdenture é uma opção de reabilitação oral para adultos.

Quais são as vantagens de usar uma prótese overdenture?

Tanto as dentaduras comuns quanto o implante overdenture repõem todos os dentes perdidos, devolvem as funções mastigatórias e a estética. Mas então, por que é mais vantajoso escolher a overdenture? A seguir, mostramos alguns benefícios que ela oferece!

Aparência natural

Para instalar o implante overdenture é feito um grande planejamento, que envolve diferentes tipos de tecnologia. A aparência da nova dentição é definida com base nas características de cada pessoa, além de a peça ser confeccionada em materiais de alta qualidade.

Todo esse cuidado garante um encaixe mais preciso na boca. Também é feita a simulação das gengivas com total atenção a texturas e tonalidades. Então, o tratamento com a overdenture proporciona uma aparência mais natural para o sorriso.

Segurança

Você lembra que a gente explicou que a prótese overdenture fica presa no implante por um sistema de encaixe? Esse sistema impede que a peça se solte da boca, o que costuma acontecer com quem usa dentadura.

É por isso que esse tratamento também traz mais segurança. Oferece firmeza na hora de mastigar, permitindo fazer mais força para comer. Também não há movimentos enquanto a pessoa fala ou dá risada, e isso traz autoconfiança e liberdade.

Conforto

A prótese overdenture não fica apoiada nos tecidos bucais. Apesar de ela também ser encaixada na gengiva, o que dá suporte mesmo são os implantes dentários, e eles estão bem presos no osso que abriga a raiz dos dentes naturais.

Então, quem usa esse tipo de prótese não vai sentir pressão nas gengivas, nem em outras partes da boca. A força é amortecida pelos implantes, o que proporciona conforto no dia a dia e menos riscos de lesões nas mucosas.

Dinâmicas da boca

Tem também outras vantagens importantes de optar pelo implante overdenture. Você vai recuperar a sua função mastigatória, conseguirá falar sem dificuldade e terá toda a dinâmica da boca restabelecida.

Não podemos esquecer o fator estético, que é muito importante para a autoestima. O sorriso será renovado, e você terá mais satisfação com a própria imagem, além de mais autoconfiança e segurança para interagir com outras pessoas. Isso permite aumentar a qualidade de vida.

Como é feito o implante overdenture?

O tratamento começa com a instalação dos implantes. São necessários de 2 a 4 pinos de titânio para servir como base. É feita uma cirurgia na própria clínica odontológica, com anestesia local, ou seja, o paciente não sente dor. Depois, é preciso esperar que o tecido ósseo cicatrize ao redor do pino, período chamado de osseointegração.

Leva de 4 a 6 meses para a cicatrização acontecer. Então, o implantodontista vai enviar para o protético os moldes que servirão como base para ele confeccionar a prótese overdenture, já que ela é feita sob medida para cada pessoa.

O especialista vai solicitar o agendamento de algumas consultas para fazer ajustes na altura, tamanho e no formato dos dentes novos. Quando tudo estiver certo, a overdenture já pode ser instalada.

Quais são os riscos de não fazer um implante?

Todos os dentes naturais ficam presos em nossa boca por causa da raiz que se mantém fixada no osso, certo? Quando perdemos um dente, esse tecido que estava envolvendo a raiz já não sabe mais o que fazer, digamos assim. O corpo entende que ele não tem uma função real; por isso, inicia um processo de reabsorção.

Como consequência, o osso vai ficando cada vez menor, o que chamamos de perda óssea. Ela tende a se agravar quanto mais tempo demora para colocarmos um implante. Chega um momento em que já não existe mais osso suficiente para fixar o pino, e isso exige a realização prévia de um enxerto ósseo.

Além dessa consequência negativa, não podemos esquecer que os dentes são essenciais para o processo de mastigação. Se eles estão ausentes, não mastigamos direito os alimentos e não conseguimos aproveitar bem os nutrientes. Podem acontecer até problemas digestivos por causa disso, sabia?

Outro aspecto negativo é a dificuldade para falar. Você já reparou que nós utilizamos os dentes como suporte para posicionar a língua? É por isso que quem perde dentes não consegue articular do jeito certo alguns sons.

Isso sem mencionar os abalos para a autoestima, a perda da autoconfiança, a vergonha da própria imagem e a dificuldade para interagir com as outras pessoas. São pontos que podem provocar uma queda significativa da qualidade de vida e do bem-estar. Por essas e outras, repor dentes perdidos com implante é essencial.

Onde fazer esse tipo de implante?

Para fazer um tratamento com implantes, é preciso procurar um dentista especializado em implantodontia. Confira se o profissional tem essa capacitação e se a clínica onde ele atua é bem estruturada.

Analise a qualidade do atendimento, se sentiu segurança ou não, o investimento em tecnologia e a opinião dos outros pacientes. Assim você vai ter certeza de instalar a sua prótese com um profissional experiente, tendo total atenção à sua satisfação para alcançar os melhores resultados funcionais e estéticos.

E tem mais: sabia que você pode instalar o implante overdenture na Odontoclinic? Afinal, ela é uma clínica que conta com um time especialistas em diferentes áreas da odontologia. Oferece os mais variados tratamentos, inclusive diferentes tipos de implante, para alcançar sua total satisfação com seu sorriso e aparência.

Você já conhece os tratamentos realizados pela Odontoclinic? Acesse o site para conferir todos os procedimentos à sua disposição!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  • Boa noite.fis implantes overdenture.
    No odonto company em Curitiba. nao ficou fixa. sai com facilidade da boca. O dentista fez a primeira não ficou fixa
    . repetiu o trabalho pioro sai até qd tomo agua sai.

    • Olá Neusa, tudo bem? Nesse caso é recomendado procurar um profissional, nossas unidades além de modernas e bem localizadas, contam com diversos especialistas para atender você.
      Através do número (11) 94386-3137 das 8h às 20h de seg à sex, você consegue conversar com a nossa equipe. Qualquer dúvida estamos à disposição!

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Hiperdontia, dentes supranumerários ou dentes extranumerários: saiba mais sobre quando nascem dentes extras na boca!
Manchas nos dentes pode ser hipoplasia de esmalte. Saiba mais sobre essa condição e aprenda o que fazer para prevenir!
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!