Conheça e escolha o aparelho ortodôntico ideal para você

Para escolher o aparelho ortodôntico ideal, você precisa conhecer as opções de modelos e optar por aquele que atende às suas necessidades e expectativas

Metálicos, transparentes, de porcelana, com borrachas coloridas ou totalmente incolores. Hoje em dia são tantas opções de dispositivo para corrigir a posição dos dentes que pode ficar até difícil escolher o aparelho ortodôntico ideal!

Até o final dos anos 70, o aparelho dentário era muito desconfortável e feio. Mas, com o passar dos anos, a ortodontia evoluiu. Hoje existe uma grande variedade de modelos, com diversas funcionalidades e que permitem ao paciente escolher aquele que melhor atende às suas necessidades e preferências.

Muitas tecnologias também têm sido aplicadas nos tratamentos ortodônticos; assim, atualmente é possível corrigir com mais conforto desde problemas sutis até os mais complexos. Porém, cada aparelho tem suas indicações; então, é preciso ter a ajuda do dentista para descobrir qual é ideal para você.

Neste artigo, apresentamos alguns modelos para que possa tomar essa decisão junto com o especialista. Confira!

Quais são os tipos de aparelhos ortodônticos móveis?

Existem modelos de aparelho ortodôntico que não ficam colados nos dentes. Eles podem ser retirados da boca pelo próprio paciente. Confira quais são.

Aparelho ortopédico

O aparelho ortopédico é um tipo de aparelho móvel utilizado principalmente em crianças de até 12 anos. A função desse modelo é, entre outras coisas, realizar alterações na estrutura óssea. Quando o paciente está em crescimento, é mais fácil corrigir as falhas que possam existir nessa estrutura.

Existem muitos casos que, se não tratados, só poderão ser resolvidos na idade adulta com cirurgias. Porém, durante a infância, é possível corrigir facilmente com aparelhos móveis ortopédicos. A criança deve utilizar o dispositivo constantemente, apenas o removendo para as refeições e a higienização.

Pensando em melhorar a aceitação das crianças, uma opção é confeccionar os modelos com personagens das histórias infantis preferidas. Se o dentista recomendar o uso do aparelho móvel, veja a possibilidade de personalização. Será um grande incentivo para os pequenos seguirem o tratamento do jeito certo até o fim.

Aparelho de contenção

O aparelho de contenção é o dispositivo móvel que o paciente usa depois que todas as movimentações dentárias são finalizadas. Após alcançar os resultados, o ortodontista recomenda o uso desse aparelho durante algum tempo.

Ele é necessário porque os tecidos que sustentam os dentes têm um tipo de memória. É preciso esperar que eles se “acostumem” com a nova configuração da arcada dentária para não ter o risco de os dentes entortaram outra vez e o tratamento ser perdido.

Quais são os tipos de aparelhos fixos?

Você também pode encontrar o aparelho ortodôntico ideal entre os modelos fixos. Não existem apenas os metálicos, mas também opções estéticas.

Aparelho fixo metálico

Ficou conhecido no final dos anos 80, quando se tornou comum entre os adolescentes, mas ainda não era acessível devido ao valor cobrado pelo tratamento. Nesse modelo, a correção é feita diretamente nos dentes, e não mais no osso, como nos aparelhos ortopédicos. O dispositivo faz pressão para movimentar os dentes até a posição adequada.

Por conta do grande número de adolescentes que utilizam o aparelho fixo metálico, foram desenvolvidas diversas customizações, que deixaram o dispositivo mais divertido. As famosas borrachinhas, utilizadas para fixar o fio nos bráquetes, ganharam novas opções de cor e forma.

Hoje, além das borrachinhas nas mais diversas cores, é possível encontrar formatos variados, como flores, o Mickey e naipes do baralho. Já pensou em transformar seus bráquetes em um jogo de cartas? Seus amigos vão adorar!

Esse tipo de aparelho também pode ser colocado de uma forma diferente nos dentes, colado na face interna, que fica em contato com a língua. Quando é feito dessa forma, o dispositivo recebe o nome de aparelho lingual.

Aparelhos fixos estéticos

Se para você o aparelho ortodôntico ideal é um modelo mais discreto, que combina com sua profissão ou seu estilo de vida, não se preocupe, pois esse modelo já existe. A ortodontia trouxe novas soluções para atender o público adulto, que cada vez mais tem procurado os tratamentos ortodônticos.

De olho nesses pacientes, a indústria desenvolveu bráquetes estéticos, que tiram o aspecto metálico adolescente do aparelho ortodôntico. Na parte funcional, o aparelho estético tem as mesmas qualidades do aparelho tradicional, mas os bráquetes são mais discretos.

Existem três modelos de aparelho fixo estético: o de policarbonato, o de porcelana e o de safira. Vamos explicar as diferenças para que você possa escolher o melhor para suas necessidades.

Aparelho fixo de policarbonato

Dentre as opções estéticas, o aparelho de policarbonato é a alternativa mais em conta. Esse material é uma resina plástica de custo mais acessível. É transparente com uma tonalidade mais opaca, mas que fica bem discreta na boca.

Apesar dessas vantagens, o aparelho de policarbonato é mais suscetível a danos. Além disso, o material pode sofrer alteração de tonalidade, em especial quando a dieta é rica em alimentos e bebidas com corantes.

Aparelho fixo de porcelana

Os bráquetes de porcelana têm um aspecto leitoso e opaco. Apesar da aparência frágil, esse aparelho é bem resistente e não quebra com facilidade. Além disso, a porcelana não sofre alterações de tonalidade.

Esse tipo de aparelho é muito procurado porque o valor do tratamento é mais acessível em comparação com aquele feito com bráquetes de safira. Mas, se você busca mais transparência, talvez ainda não seja esse seu modelo de aparelho ortodôntico ideal.

Aparelho fixo de safira

Se você quer um aparelho totalmente estético, o de safira é o ideal. Ele é confeccionado com uma porcelana monocristalina. Esse material deixa o bráquete com um aspecto transparente. Assim, ele fica muito discreto na boca.

Quer uma notícia ainda melhor? É o modelo estético mais resistente — inclusive mais que o de porcelana — e não muda de tonalidade. Ou seja, até o término do seu tratamento, o aspecto do bráquete será o mesmo.

Esse dispositivo tem outra grande vantagem frente ao aparelho de porcelana, que é o desgaste no local do fio metálico. No modelo de safira, esse desgaste é praticamente igual ao do metálico, por isso é considerado o mais resistente entre os aparelhos ortodônticos estéticos.

É possível combinar materiais diferentes?

Ao passo que o aparelho ortodôntico ficou acessível, o mercado odontológico trouxe diversas soluções. Além de tornar o aparelho fixo mais bonito, houve uma grande evolução no tratamento no quesito tempo.

Uma das inovações é o aparelho dentário conhecido como autoligado. Mas, o que esse modelo tem de tão revolucionário? Ele eliminou a necessidade de borrachinhas para prender o fio ao bráquete.

A ausência dessas borrachinhas elimina o atrito entre fio e bráquete e, dessa forma, o aparelho funciona melhor e mais rápido. Isso torna as visitas ao dentista menos frequentes, pois o paciente visita o consultório a cada dois meses (8 a 10 semanas) para ajuste, e não mensalmente, como no modelo convencional.

Agora, você deve estar se perguntando: queria combinar essa comodidade com a elegância do aparelho ortodôntico transparente. Será que é possível? Sim, você pode solicitar ao dentista que coloque um aparelho autoligado de safira, por exemplo. Com essa combinação, terá um aparelho muito discreto.

Perceba na imagem que o autoligado não tem nenhuma “borrachinha” para unir o fio ao bráquete. Em ambos os modelos, o próprio bráquete é o que segura e ativa o fio de contenção.

aparelho ortodôntico ideal

Existem aparelhos mais discretos?

Agora que conhece diversos modelos, pode estar pensando que nenhum é o aparelho ortodôntico ideal para você porque não é discreto o suficiente. Nesse caso, vale considerar a escolha dos alinhadores invisíveis, uma opção mais moderna de aparelho ortodôntico móvel.

Os alinhadores são confeccionados em acetato transparente, e o seu formato é similar ao das moldeiras utilizadas para fazer o clareamento dentário caseiro. Essas placas transparentes são fabricadas em impressoras 3D com base em um projeto criado pelo dentista. Ele utiliza um software de computador, tendo como base imagens da boca do paciente.

O software simula as mudanças necessárias nos dentes durante o tratamento para chegar ao alinhamento perfeito. Assim, o dentista consegue projetar uma sequência de alinhadores com algumas diferenças de um para o outro. Quando o paciente troca o alinhador (a cada 15 dias), as movimentações são estimuladas.

Os alinhadores são totalmente personalizados e se encaixam com perfeição nas arcadas dentárias. Eles não contêm bráquetes, elásticos, arcos, nem outras peças encontradas nos aparelhos fixos tradicionais; por isso, são mais confortáveis e discretos.

Os alinhadores invisíveis podem ser usados por crianças, adolescentes e adultos, seja na ortodontia preventiva ou para fazer correções de problemas já existentes. Até mesmo na fase de contenção é possível usar um alinhador.

Alinhador Odontoclinic — a evolução do aparelho fixo

Os primeiros alinhadores que surgiram no mercado eram importados. Por isso, há alguns anos, o tratamento era acessível para poucos porque o investimento era muito alto. Porém, atualmente existe uma tecnologia nacional e acessível: o alinhador Odontoclinic.

Ele é o resultado de uma combinação de tecnologias que transforma todo o processo de tratamento ortodôntico. A Odontoclinic trouxe essa novidade para o Brasil e confecciona o alinhador em solo nacional, o que faz com que o tratamento seja orçado para o paciente em reais.

Graças à tecnologia, o alinhador invisível pode ser o aparelho ortodôntico ideal para você. O tratamento é mais rápido do que usando os modelos tradicionais. O alinhador Odontoclinic acelera os resultados porque as movimentações são estimuladas a cada 15 dias, enquanto nos demais aparelhos isso acontece uma vez por mês.

Além disso, o modelo é mais confortável porque não contém peças que fazem atrito na boca e pode ser retirado na hora de comer e escovar os dentes. Até mesmo o planejamento do tratamento é mais cômodo.

O alinhador Odontoclinic elimina a necessidade de molde fixo. Toda a documentação para confecção do aparelho ortodôntico é feita de forma digital, com o auxílio de um Scanner Intraoral, além de exames, como a radiografia.

Como escolher o aparelho ideal?

Para escolher o aparelho ortodôntico ideal, é preciso ter o suporte de um ortodontista que ajudará a entender quais modelos são eficientes em seu caso. Entre as alternativas, você poderá optar por aquela que atende melhor às suas expectativas e ao seu estilo de vida.

Assim, existem dois fatores que são levados em consideração para escolher o aparelho ortodôntico ideal. O primeiro e mais importante é a eficiência de cada um dos modelos de acordo com os problemas que precisam ser corrigidos.

Cada dispositivo tem a sua eficiência e indicação, e até mesmo limitações e usos específicos. Então, somente com uma avaliação completa das suas arcadas dentárias é que o dentista poderá indicar os modelos que atendem às suas necessidades.

Tendo esse parecer, você pode conversar com o dentista para conferir as alternativas disponíveis, como no caso de desejar um tratamento mais discreto. Assim, você tem a oportunidade de alinhar a eficiência do aparelho com suas expectativas para fazer um tratamento mais confortável em todos os sentidos.

Como a Odontoclinic pode ajudar?

A Odontoclinic pode ajudar você na escolha do aparelho ideal porque conta com uma grande equipe de ortodontistas experientes e prontos para atender os mais diferentes casos clínicos. Você receberá um atendimento personalizado e humanizado, para entender todas as suas expectativas, necessidades, e encontrar a melhor solução.

Além disso, na Odontoclinic há diversos modelos de aparelho para pacientes de diferentes faixas etárias. É possível fazer desde a ortodontia preventiva até correções na vida adulta e terceira idade, desfrutando de tecnologias modernas e de um tratamento de alta qualidade.

Conte com a equipe da Odontoclinic para descobrir qual é o aparelho ortodôntico ideal para você. Assim, você conseguirá alcançar o sorriso que tanto deseja fazendo um tratamento bem alinhado com seu estilo de vida e expectativas.

As unidades Odontoclinic estão espalhadas por todo o Brasil. Agende uma avaliação na clínica mais perto de você e comece hoje a cuidar ainda melhor dos seus dentes!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!