Conheça o aparelho de porcelana e descubra as suas vantagens!

Hoje, como você deve saber, existem diversos tipos de aparelho ortodôntico que atendem a diferentes necessidades e quadros clínicos. Temos os modelos fixos, móveis, linguais, alinhadores invisíveis e os dispositivos estéticos. Entre eles, encontramos o aparelho de porcelana, similar ao metálico convencional.

Entre as vantagens do aparelho de porcelana, estão um tratamento mais discreto, rapidez nos resultados, boa resistência e valorização da imagem. Afinal, esse modelo é confeccionado em um material com tonalidade similar ao esmalte dentário e, portanto, não gera impactos na aparência do paciente durante o uso.

Perfeito, por exemplo, pra adultos que não querem um sorriso metálico, certo? Ou mesmo quem quer mais discrição. Então, veja mais detalhes sobre as características do aparelho odontológico de porcelana e as vantagens que ele oferece!

O que é o aparelho de porcelana?

O aparelho de porcelana é um modelo fixo que se parece bastante com o dispositivo convencional metálico. Ele também é composto por bráquetes que ficam colados nos dentes, mas a tonalidade dessas peças é similar a do esmalte dentário.

A porcelana possibilita trabalhar com um tom que, embora não seja translúcido como a safira, deixa os bráquetes com uma cor muito parecida com a do dente. Assim, as peças desse aparelho ortodôntico ficam discretas na boca, já que não contrastam com arcada dentária.

Como esse tipo de aparelho é feito?

A confecção do aparelho estético de porcelana não é muito diferente se você comparar com os dispositivos metálicos, viu? O que muda, na verdade, é o tipo de material utilizado que, nesse caso, é a cerâmica.

Esse tipo de aparelho pode ser de um modelo convencional, com os bráquetes colados nos dentes e unidos pelo arco ortodôntico. Ele se mantém fixado por meio das famosas borrachinhas.

Porém, se o paciente quiser fazer um tratamento ainda mais discreto, ele tem a opção de escolher o aparelho de porcelana autoligado. Nesse modelo, não são utilizadas as borrachinhas porque o arco ortodôntico fica preso ao bráquete, um avanço bem interessante nos tratamentos.

Com essa tecnologia, é possível acelerar os resultados do tratamento, pois o modo como as movimentações são estimuladas é um pouco diferente. O tempo pode ser encurtado ainda mais quando é utilizado o aparelho autoligado termoativo.

Para quem esse aparelho é indicado?

O aparelho de porcelana tem as mesmas indicações do convencional metálico, ou seja, os quadros clínicos que são corrigidos com o dispositivo tradicional também podem ser tratados com o estético.

Sendo assim, ele é uma alternativa para os diferentes tipos de ortodontia quando é necessário usar aparelho fixo. Veja os problemas em que esse método pode ser utilizado:

  • desalinhamentos;
  • apinhamentos;
  • alterações na mordida;
  • giros dentários;
  • espaços entre os dentes.

Ele é ideal para adolescentes e adultos que não querem que o tratamento ortodôntico cause impactos em sua imagem. Logo, é interessante, por exemplo, para profissionais que precisam preservar sua aparência ou deseja minimizar o contraste do dispositivo com os dentes.

Quais são as vantagens do aparelho de porcelana?

aparelho de porcelana

O aparelho de porcelana oferece vantagens funcionais e estéticas para quem escolhe esse modelo, afinal:

  • possibilita deixar o tratamento mais rápido (quando se opta pelo modelo autoligado, ok?);
  • oferece discrição para o tratamento ortodôntico;
  • tem uma boa resistência ao uso diário;
  • garante os mesmos resultados dos aparelhos tradicionais.

A seguir, a gente com mais detalhes cada uma dessas vantagens para que você entenda por que o aparelho ortodôntico de porcelana pode ser a sua melhor opção.

Opção de tratamento mais rápido

Apesar da necessidade de corrigir a posição e o alinhamento dos dentes, alguns pacientes podem se sentir desconfortáveis com o uso do aparelho ortodôntico. Existem pessoas que se incomodam com o dispositivo instalado na boca e outras que não querem impacto em sua imagem, então, quanto mais rápido ele for removido, melhor.

Essa é uma vantagem do aparelho de porcelana porque, conforme explicamos, esse dispositivo oferece também a opção da tecnologia com bráquetes autoligados. Sendo assim, conseguimos minimizar o tempo de tratamento em relação ao modelo convencional, tanto metálico quanto estético.

Discrição para adultos e adolescentes

Como dito, a porcelana não é totalmente translúcida, ou seja, ela não é transparente como um vidro. Tem uma tonalidade um pouco mais leitosa, porém, mesmo assim, ela consegue se camuflar de uma forma satisfatória no esmalte dentário.

Inclusive, podem ser utilizadas peças mais discretas no restante do aparelho. O arco ortodôntico, por exemplo, não precisa ser prateado. Existe a opção de usar uma tonalidade mais clara que, assim como os bráquetes, ficará discreta na boca.

Boa resistência

Algumas pessoas ficam receosas com o aparelho de porcelana porque ele tem uma aparência muito frágil. Também existe a comparação com outros objetos feitos do material, que são considerados delicados e que se quebram com facilidade. Mas pode esquecer essa história, ok?

Ó motivo? O aparelho ortodôntico tem uma excelente resistência. Ele não se quebra com facilidade e não sofre alterações de tonalidade ao longo do tempo. A única recomendação é aquela feita para todos os pacientes que usam aparelho fixo, de fazer pequenas adequações na hora de se alimentar para evitar sobrecarga no dispositivo.

É o caso, por exemplo, de preferir cortar os alimentos mais firmes, como a maçã ou a pera, para não ter que morder. Também é interessante evitar aqueles que são muito duros, como milho de pipoca ou torresmos. No mais, o dispositivo terá a mesma resistência do metálico.

Mesmos resultados dos tradicionais

A eficiência do aparelho de porcelana é indiscutível, afinal, como você viu, esse dispositivo é indicado para corrigir os mesmos problemas que o modelo convencional atende. Portanto, ele é recomendado tanto para quadros mais sutis quanto aqueles complexos.

Não há diferença nas movimentações promovidas, sendo que o estímulo para que os dentes se alinhem é praticamente o mesmo. Com exceção do aparelho autoligado e do termoativo, que conseguem estimular mais rápido esses movimentos.

Quanto custa um aparelho de porcelana?

Caso você decida fazer o tratamento com aparelho de porcelana, o valor precisa ser conversado com o ortodontista. Isso, porque pode haver variações de preço dependendo de fatores como:

  • o profissional que você escolher;
  • a clínica na qual fará o tratamento;
  • a região onde você mora;
  • a complexidade de cada caso;
  • a tecnologia que será usada no aparelho.

De toda forma, entre os dispositivos fixos estéticos, que também podem ser confeccionados em policarbonato e em safira, esse feito em porcelana fica em segundo lugar com relação ao seu custo, sendo mais em conta do que o de safira.

Em comparação aos alinhadores invisíveis, que também são uma opção de aparelho ortodôntico estético, o dispositivo fixo de porcelana tem um valor menor. Portanto, é uma ótima alternativa para quem precisa associar tratamento discreto a um orçamento mais enxuto.

Na hora de colocar aparelho nos dentes, a aparência é um fator que precisa ser considerado. Por isso, é interessante optar por modelos estéticos para fazer o tratamento com mais tranquilidade e confiança, sem se incomodar com o dispositivo.

Não se esqueça de que você precisa passar pela consulta com o ortodontista para que ele avalie suas necessidades. Nessa oportunidade, fale sobre seu desejo de usar o aparelho de porcelana. Assim, além de fazer o tratamento com um dentista de confiança e com total segurança, conseguirá corrigir os seus dentes sem estresse e terá total satisfação com sua própria imagem.

Na Odontoclinic, você encontra um time de especialistas em ortodontia para valorizar ainda mais o seu sorriso. Entre em contato conosco e agende a sua avaliação pra mudar seu sorriso pra melhor!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!