O bráquete do aparelho soltou? Descubra como resolver!

O tratamento com aparelho ortodôntico precisa de manutenções frequentes e algumas de última hora. Por exemplo, quando você descobre que o bráquete do aparelho soltou. Por mais cuidado que você tenha, é algo que pode acontecer. Mas, quando é frequente, aponta um sinal de alerta, viu?

Afinal, a qualidade do material utilizado e o atendimento oferecido pelo profissional podem fazer uma enorme diferença na sua experiência. O descolamento do bráquete, em geral, acontece por conta de uma série de motivos, como durante a alimentação, um acidente ou até mesmo pela má qualidade do serviço ortodôntico prestado.

Sendo assim, quanto mais qualidade tiver a clínica em que você está fazendo o tratamento, menores são as chances de sofrer com esse incômodo. O que acha, então, de entender um pouco mais sobre esse item tão pequeno, mas superimportante? Continue a leitura deste artigo para saber como esse mecanismo funciona e também o que fazer ao perceber que o bráquete do aparelho soltou!

Como o bráquete do aparelho é fixado?

O bráquete é colocado no dente com o uso de resina composta. Essa é uma substância extremamente resistente, suportando a flexão, a compressão e até mesmo o desgaste que vem com o tempo. Tudo isso garante uma experiência mais segura e confortável para o paciente.

Bráquete estético e metálico: eles têm diferença?

Quanto ao tratamento, os resultados são idênticos. Porém, os bráquetes metálicos costumam ser mais resistentes do que os estéticos, como os feitos com cerâmica. Na prática, baste ter mais cuidado ao se alimentar, como a gente explica ao longo deste texto!

Quais são as principais razões para o descolamento do bráquete?

braquete aparelho soltou

Se o bráquete do aparelho soltou, como já falamos, há algumas causas mais prováveis. A gente detalhe todas na sequência. Acompanhe!

Questões de alimentação

A alimentação é uma das principais razões para o descolamento do bráquete do aparelho. Alimentos como pipoca e chiclete são exemplos de comidas que você deve evitar ao máximo enquanto faz um tratamento com aparelhos fixos. A mastigação intensa e repetitiva em poucos segundos aumenta o atrito com o item e pode facilitar a sua queda.

Todos os alimentos crocantes devem ser evitados ao máximo, ainda mais aqueles mais duros, como amendoins e castanhas. Já para comer uma maçã, a opção é cortar a fruta em pedaços menores que tornem a mastigação mais suave. Sempre que puder, portanto, evite adicionar esses itens na sua rotina. Lembre-se: é tudo temporário! Já, já você volta a se alimentar como antes do aparelho e com dentes alinhados!

Durante a manutenção

Outro momento em que o bráquete pode se soltar é durante a manutenção do aparelho. Por ser uma área sensível e apertada, um pequeno toque pode ser suficiente para descolar o item enquanto o profissional está atendendo.

Esse é o cenário menos desagradável, concorda? Até porque, você está no lugar certo para fazer o reparo e não deixar que isso se torne um problema maior.

Acidentes diversos

Acidentes acontecem, isso é fato! E parece que eles se concentram na região da boca quando alguém está fazendo um tratamento ortodôntico. Seja enquanto pratica uma atividade física, seja durante a escovação dos dentes. Um movimento um pouco mais brusco pode ser o suficiente para que o bráquete solte e você tenha que resolver esse problema desconfortável.

Má qualidade do serviço

Outro problema — esse bem mais grave — pode ser a má qualidade do serviço oferecido pela clínica que você está realizando o tratamento. O ortodontista pode não ser tão bom ou até mesmo a qualidade dos materiais utilizados talvez deixe a desejar. Esse, infelizmente, é um problema que pode ser recorrente, o que reforça a importância de realizar o tratamento em clínicas especializadas e que sejam referência.

O bráquete do aparelho soltou, e agora?

Imagine que você não resistiu ao cinema em casa e acabou comendo uma pipoca ou um chocolate crocante durante o filme. O bráquete do aparelho soltou? Não se desespere, o problema pode ser solucionado. A primeira etapa, é claro, é tentar imediatamente marcar uma consulta de emergência na sua clínica. Afinal, o bráquete é a peça necessária para que todo o tratamento seja eficiente.

O ideal é conseguir ser atendido o mais rápido possível, mas nem sempre é o caso, não é? Sendo assim, você deve ter cuidado redobrado enquanto não faz a substituição do bráquete. Alimentos crocantes devem ser completamente excluídos da sua alimentação. O ideal é não forçar nem mesmo a mastigação, o que pode ser feito com sopas, gelatinas e sucos.

O mais importante enquanto espera pelo atendimento — seja no mesmo dia, seja após o final de semana — é não tentar resolver por conta própria. Um erro tão comum, mas também muito sério. Em primeiro lugar, tentar solucionar o problema sozinho, sem ajuda de um especialista, pode significar um risco à sua saúde, já que um dos materiais pode machucar a sua boca, por exemplo.

Além disso, dependendo do movimento que você fizer enquanto tenta colocar o bráquete do aparelho que soltou no lugar, toda a estrutura pode ser afetada. No caso dos aparelhos autoligados, pode ser importante guardar a peça e levá-la ao atendimento. O especialista vai fazer uma análise mais detalhada e até mesmo reaproveitar o item no restante do tratamento.

Chegou à clínica e vai ser atendido pelo ortodontista? Agora é a parte mais fácil: conte com todos os detalhes possíveis o que foi que aconteceu e aguarde pelo trabalho de correção do bráquete do aparelho que se soltou. Detalhe importante: quando você frequenta clínicas odontológicas de marca reconhecida, conta com mais profissionais, o que facilita esse atendimento de emergência!

Saber o que fazer caso o bráquete do aparelho solte é fundamental, mas é ainda mais importante contar com o suporte de um especialista de qualidade. Mesmo que acidentes aconteçam, é bem provável que o incômodo do descolamento do item não seja frequente ao contar com um serviço de qualidade. Além disso, você vai ter toda a orientação necessária para um tratamento mais confortável.

Então, nada de perder mais tempo! Comece a fazer o tratamento ideal para o que você precisa com todo o suporte Odontoclinic! É só entrar em contato conosco, conhecer os nossos serviços, unidades e marcar uma consulta com os nossos profissionais especializados no assunto!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

    • Oi Paula!

      Você pode entrar em contato através do número (11)94386-3137, das 8h às 20h de segunda a sexta, para marcar uma avaliação gratuita.

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!