Aparelho de porcelana e alinhadores transparentes: quais as diferenças entre eles?

O aparelho de porcelana e os alinhadores transparentes são opções estéticas para fazer um tratamento ortodôntico, mas eles têm diferenças entre si

A ortodontia (especialidade odontológica que cuida do alinhamento dos dentes) vem evoluindo muito nos últimos anos, graças aos avanços da tecnologia. Hoje, é possível encontrar no mercado até mesmo aparelho de porcelana.

Ou seja, se antes os pacientes tinham como principal opção de tratamento os aparelhos fixos convencionais, agora é possível contar com opções que oferecem mais conforto e praticidade para o dia a dia, assim como valorização estética e muito mais discrição.

Além do dispositivo de porcelana, quem precisa usar um aparelho ortodôntico, mas deseja menos impacto na aparência, pode escolher os alinhadores transparentes.

Mas quais são as diferenças e as vantagens desses aparelhos? Acompanhe o artigo e veja tudo que você precisa saber sobre essas novas tendências da ortodontia!

Como saber se preciso usar aparelho?

Um dos principais indícios de que alguém precisa usar um aparelho ortodôntico é a aparência dos dentes. Problemas ortodônticos podem ser muito visíveis, como:

  • desalinhamentos;
  • giros;
  • espaços entre os dentes;
  • apinhamentos (falta de espaço para acomodação de todos os dentes na arcada dentária);
  • alterações na mordida.

Como todas essas condições afetam a estética do sorriso, quando percebemos assimetrias e imperfeições, existe a necessidade de fazer um tratamento ortodôntico.

Entretanto, alguns problemas funcionais podem não ser percebidos pela pessoa, como é o caso do mau encaixe das arcadas dentárias, que são os problemas de mordida já citados.

Isso nem sempre afeta muito a aparência dos dentes, mas prejudica a funcionalidade das arcadas dentárias e pode desencadear sintomas devido a uma sobrecarga das estruturas da boca e da face, como:

  • dor de cabeça;
  • estalos ou rangido na articulação perto do ouvido;
  • mastigação inadequada;
  • mau posicionamento da língua;
  • respiração bucal.

Apesar de todos esses sinais e sintomas, apenas um bom ortodontista pode dizer quem precisa colocar aparelho. Sendo assim, o ideal é passar por uma avaliação com o especialista.

Quais são os tipos de aparelhos existentes?

Existem diversos modelos e tipos de aparelhos ortodônticos no mercado atualmente. Eles podem ser divididos em dois grandes grupos, que são os aparelhos fixos e os aparelhos móveis. Algumas opções são:

  • aparelho fixo convencional: aquele metálico, com bráquetes colados nos dentes;
  • aparelho fixo estético: também contém bráquetes colados nos dentes, mas são peças feitas em materiais com tonalidade similar à do esmalte dentário;
  • aparelho autoligado: um tipo de aparelho fixo que dispensa o uso de borrachinhas coloridas;
  • aparelho lingual: também é fixo, mas os bráquetes são colados na face interna dos dentes, que mantém contato com a língua;
  • expansor palatal: aparelho móvel indicado para ampliar o espaço na boca.

Além dessas opções, há duas grandes tendências da ortodontia atual, que são o aparelho de porcelana e os alinhadores transparentes. A seguir, saiba mais detalhes sobre essas opções.

O que é o aparelho de porcelana?

O aparelho de porcelana faz parte dos chamados tratamentos ortodônticos estéticos, que buscam corrigir os problemas no alinhamento dental sem mudar a aparência ou interferir no dia a dia dos pacientes.

Os aparelhos de porcelana são aparelhos fixos com bráquetes produzidos, como o próprio nome já diz, de porcelana. Há também opções de bráquetes feitos com safira, material ainda mais discreto do que a porcelana tradicional por ser translúcido.

Como qualquer aparelho fixo, o aparelho de porcelana exige mais cuidados na hora da alimentação, para que não seja danificado. Vale lembrar que, embora sejam resistentes para um tratamento ortodôntico, os bráquetes de porcelana são mais delicados do que os tradicionais metálicos. Logo, o paciente deve ser ainda mais cuidadoso e buscar orientações com o dentista para uma melhor conservação do aparelho.

Outra dúvida comum sobre o aparelho de porcelana é em relação ao tempo de tratamento. O prazo costuma ser o mesmo dos aparelhos fixos tradicionais, variando conforme o grau de desalinhamento dos dentes. Em média, os tratamentos com aparelhos fixos (inclusive os de porcelana) costumam durar cerca de 24 meses.

Por fim, o aparelho de porcelana, ao contrário do que muitos pensam, não mancha. O que pode manchar são as borrachas utilizadas para fixar o fio ortodôntico aos bráquetes. Para os pacientes que se incomodam com esse problema, é possível optar pelos aparelhos de porcelana autoligados que, como dito, não necessitam do uso de borrachinhas.

O que são os alinhadores transparentes?

Os alinhadores transparentes, também conhecidos como aparelhos invisíveis, são aparelhos estéticos móveis. Essa é a tendência mais avançada para quem busca corrigir problemas no alinhamento dental com conforto e sem impactos para sua aparência durante o tratamento.

São produzidos com acetato transparente, o que faz com que o uso do alinhador seja praticamente imperceptível. Eles também têm uma espessura muito fina, de apenas 0,75 mm, não fazendo volume ou incomodando os pacientes durante a utilização.

Por serem removíveis, os alinhadores transparentes também não correm riscos de sofrer danos durante a alimentação dos pacientes. Basta retirar durante as refeições, fazer a higiene bucal e, em seguida, colocar normalmente.

Outro ponto fundamental: os tratamentos com os alinhadores transparentes costumam ser mais rápidos e precisos do que os tratamentos tradicionais. A rapidez se dá porque as movimentações são estimuladas em menos tempo (a cada duas semanas); e a precisão, em função da tecnologia.

Devido aos avanços da ortodontia digital, os alinhadores transparentes são produzidos com softwares especializados, nos quais o tratamento e todas as movimentações são planejados antes de começar a usar o aparelho. Você ainda poderá conferir uma previsão do resultado por meio de uma simulação 3D, garantindo maior segurança para o tratamento.

Por tudo isso, os tratamentos ortodônticos com os alinhadores transparentes são muito procurados por adultos, que precisam de mais praticidade em seu cotidiano. Segundo uma pesquisa da Associação Paulista de Odontologia, em 2018, aproximadamente 50% dos usuários dos chamados “aparelhos invisíveis” tinham mais de 30 anos.

Existe alguma diferença entre essas alternativas?

Como você pode ver na descrição do aparelho de porcelana e dos alinhadores, a estrutura desses dois dispositivos é bastante diferente, mas os resultados alcançados são os mesmos. Ambos são muito eficientes para corrigir desde problemas mais sutis até os mais complexos, mas se diferem na maneira em que estimulam as movimentações.

O aparelho de porcelana é fixo e precisa passar por uma manutenção todos os meses para que sejam feitos ajustes em sua estrutura, de modo a continuar estimulando as movimentações. No caso do alinhador, basta trocar o dispositivo a cada 15 dias por aquele que vem na sequência, pois a diferença entre esses alinhadores vai estimular os movimentos.

Em relação à estética, o alinhador fica na frente do aparelho de porcelana. Isso porque ele é totalmente transparente e livre de bráquetes e outros componentes que podem contrastar com a dentição.

Outra diferença é relacionada ao custo do tratamento. No caso do aparelho de porcelana, o investimento é menor, enquanto que os alinhadores geralmente têm um orçamento maior. Isso acontece porque são confeccionados diversos dispositivos e por conta da tecnologia agregada.

aparelho de porcelana

Aparelho estético ou aparelho invisível: qual é o melhor?

Agora que você conhece as características dos alinhadores transparentes e do aparelho de porcelana, acompanhe um quadro-resumo com as principais diferenças entre cada um desses modelos para tirar suas conclusões sobre qual deles é melhor em seu caso.

 APARELHOS ESTÉTICOSAPARELHOS INVISÍVEIS
Os aparelhos são discretos?Sim.Sim.
Há restrições de alimentação?Sim, veja aqui uma lista de alimentos que devem ser evitados para não danificar o aparelho.Não, basta retirar o aparelho antes das refeições e, em seguida, voltar a utilizar normalmente.
O aparelho pode ser retirado na hora da escovação?Não, os aparelhos de porcelana, como qualquer aparelho fixo, não podem ser removidos antes do fim do tratamento.Sim, o que facilita também na higienização do próprio alinhador.
Qual o material utilizado?Porcelana ou Safira.Acetato Transparente.
Os aparelhos são resistentes?Menos resistente que um aparelho convencional, mas são suficientemente resistentes para um tratamento.Sim, além disso, os moldes dos aparelhos são trocados a cada quinze dias.
Como é feito o planejamento do tratamento?Planejamento tradicional de um aparelho fixo.Planejamento inteiramente digital.

Como um bom dentista pode ajudar?

Um dentista especializado em ortodontia vai ajudar você, primeiro, a entender se existe necessidade de fazer um tratamento ortodôntico. Ele também fará uma avaliação completa para verificar quais são as necessidades do seu quadro clínico, a fim de indicar o melhor aparelho.

Essa escolha vai depender dos problemas que precisam ser corrigidos, mas o ortodontista leva em consideração seus objetivos e as suas preferências. Assim, você pode conversar com ele sobre o tipo de aparelho que gostaria de usar e verificar se ele é indicado no seu caso.

Se você busca o que há de mais avançado em ortodontia, os alinhadores transparentes são a opção mais indicada. Mas os aparelhos de porcelana também são discretos e eficientes. Em ambos os casos, você terá o seu sorriso alinhado se seguir as orientações do seu dentista.

A Odontoclinic conta com uma equipe de ortodontistas experientes que podem ajudar você a entender as necessidades da sua saúde bucal, definindo qual tipo de tratamento é o ideal para que você tenha um sorriso mais bonito e saudável.

Além disso, oferecemos tanto os alinhadores quanto o aparelho de porcelana, além dos dispositivos mais tradicionais. Assim, com certeza você vai encontrar o que precisa nas unidades Odontoclinic, recebendo um suporte completo para ter o sorriso que tanto deseja!

Acha que precisa fazer um tratamento ortodôntico? Então agende uma consulta de avaliação na Odontoclinic mais perto de você e converse com nossos especialistas.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!