Qual a hora certa de colocar um aparelho ortodôntico?

Corrigir problemas no alinhamento dental é uma das principais causas que leva os pacientes para as clínicas odontológicas de todo o mundo. De acordo com uma pesquisa da Associação Americana de Ortodontia, cerca de 66% da população sofre com algum problema relacionado ao mau posicionamento dos dentes. Mas, qual a melhor hora para colocar um aparelho ortodôntico?

Para responder a esta pergunta, preparamos um artigo que explica quais os principais indícios que você deve acompanhar para saber quando é necessário procurar um dentista e iniciar um tratamento para conquistar o sorriso dos seus sonhos! Continue a leitura!

Quando é necessário utilizar um aparelho ortodôntico?

Em linhas gerais, os aparelhos ortodônticos são indicados para corrigir ou prevenir disfunções na arcada dentária (dentes tortos), bem como problemas com o nascimento e crescimento dos dentes. 

Também pode ser necessário em casos de má-oclusão dental – que ocorre quando o paciente tem dificuldades para encaixar os dentes superiores com os inferiores ao fechar a boca. Vale lembrar que a má-oclusão dental causa não apenas desconfortos, como até dores mais fortes na região do maxilar.  

Qual o momento ideal para iniciar um tratamento de ortodontia?

Segundo a Associação Americana de Ortodontia, toda criança, a partir dos 7 anos, deve fazer uma avaliação ortodôntica. Nessa fase, os ossos do rosto ainda não estão totalmente fixos, o que pode facilitar alguns tratamentos. Durante a infância, o ideal é que os pais busquem a orientação de um odontopediatra.

Alguns especialistas também indicam que, durante o período infantil, é recomendado o uso de aparelhos móveis. De todo modo, os pacientes devem sempre consultar um dentista especializado em ortodontia para saber se é necessário, ou não, iniciar um tratamento.

Para que serve o aparelho ortodôntico?

O aparelho ortodôntico é um método de ajuste dentário ideal para pessoas que convivem com os dentes tortos e precisam corrigi-los. É bom destacar que a utilização de um aparelho pode ser tanto por razões estéticas quanto para garantir uma maior qualidade de vida. 

Afinal, é um tratamento que ajuda não só a deixar o sorriso mais harmônico, como pode ter um efeito positivo para diminuir ou eliminar problemas causados pelo desalinhamento dos dentes, como dificuldades para mastigar, por exemplo. 

Quais os principais tipos de aparelho ortodôntico?

De forma geral, é possível encontrar três tipos de aparelhos no mercado: os fixos, os móveis e os alinhadores transparentes. Mais do que uma questão estética, cada um deles serve para um nível de desalinhamento. A seguir, conheça os principais tipos de aparelho ortodôntico disponíveis no mercado.

1. Aparelhos fixos

Os aparelhos fixos podem ser utilizados para fins estéticos e funcionais, sendo indicados, principalmente, para tratamentos de longo prazo e com maior complexidade. Esses aparelhos necessitam de manutenção mensal para que o dentista regule a movimentação dos dentes até a posição correta. Há dois tipos de aparelhos fixos:

  • convencionais – possuem o arco do aparelho preso aos bráquetes por meio das famosas borrachinhas. Os bráquetes podem ser transparentes ou metálicos;
  • autoligados – o arco é ligado diretamente nos bráquetes, sem o uso de borrachas. O aparelho autoligado consegue apresentar ótimos resultados em um prazo mais curto de tempo. Além disso, as manutenções são mais espaçadas.

2. Aparelhos móveis

De acordo com o caso, esse modelo é indicado para crianças em fase de crescimento e também adultos. Esse é um aparelho perfeito para pequenas movimentações dentárias, contenção e correção de alterações maxilares. 

Como podem ser facilmente retirados da boca pelo paciente, os aparelhos móveis do tipo contenção são também muito utilizados após a finalização de um tratamento com fixos, para manter os dentes na posição certa e conter o desalinhamento do sorriso.

3. Alinhadores transparentes

Quando o assunto é tratamento ortodôntico, o alinhador transparente é a principal inovação para quem deseja ter dentes alinhados e um sorriso perfeito. Produzidos a partir de acetato transparente, o alinhador é uma placa que cobre os dentes e, além de ser muito discreto, oferece maior conforto para os pacientes. É removível, o que é muito prático na hora alimentação ou escovação. 

Com todas essas vantagens, os alinhadores transparentes são indicados para quem busca o que há de mais avançado em tratamentos ortodônticos, sem mudar a aparência do seu sorriso durante o uso.

Como escolher o aparelho adequado para o seu caso?

Como você pode ver, existem diferentes opções de aparelhos, desde os removíveis até os transparentes. Porém, a escolha vai além da estética. 

Quem está apto para determinar qual é o melhor tipo de aparelho é o ortodontista. Como esse é um processo de avaliação do estado dos dentes do paciente, somente um profissional especializado fornecerá as informações necessárias para indicar o melhor aparelho. 

Porém, isso não significa que você não possa opinar sobre o seu modelo de aparelho favorito. Após a avaliação feita pelo ortodontista, existe o momento de escolher os tipos de aparelho que mais combinam com o seu gosto!

Também é importante ressaltar que isso deve ser feito com o apoio do profissional e apenas se, durante o tratamento, o dentista informar que é possível escolher mais de uma opção. É nesse momento em que serão analisados os prós e contras de cada tipo de aparelho. 

hora certa de colocar aparelho

O que interfere na decisão?

Para saber a hora certa de colocar aparelho, o dentista avaliará alguns aspectos técnicos, principalmente em relação à mandíbula do paciente. Além disso, cada aparelho influenciará na maneira como o tratamento progride. 

Os hábitos do paciente também podem interferir na escolha do aparelho. Pessoas que apresentam mordida profunda, fumantes ou que consomem alimentos com muito corante, geralmente usam mais o aparelho metálico, por exemplo.

Quando procurar um dentista?

Existem diferentes sinais que podem indicar a necessidade de colocar um aparelho. É importante destacar que a idade também pode influenciar na decisão — quanto mais cedo diagnosticado, melhores as chances de sucesso do tratamento. Sendo assim, veja cinco sinais que servem de alerta para que você procure um ortodontista:

  1. dentes muito tortos (encavalados);
  2. dificuldades para fechar a boca;
  3. dificuldade na mordida;
  4. dores no maxilar;
  5. espaço entre os dentes.

Como a Odontoclinic pode ajudar?

A Odontoclinic oferece um serviço completo quando o assunto é tratamento odontológico. Além dos tratamentos gerais, como aplicação de flúor, selante e restauração dental, há também um programa específico para aplicação de aparelhos fixos e móveis.

Durante o tratamento, você encontra um atendimento diferenciado, além de ter acesso a materiais de alta qualidade para garantir uma maior resistência e a durabilidade do seu dispositivo.

Saber a hora certa de colocar aparelho envolve várias etapas, desde apresentar sinais que indicam a necessidade do dispositivo até a avaliação final com o ortodontista. Como em qualquer tratamento odontológico, é necessária uma avaliação profunda dos aspectos dentários do paciente, para que a experiência seja a melhor possível.

E se você quer saber se está na hora de colocar aparelho, agende agora sua consulta na Odontoclinic!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!