Entenda o que são as facetas dentárias e para que elas servem

É natural — e muito comum — a ocorrência de desarmonias ou assimetrias nos dentes. Essas características, embora nem sempre comprometam a funcionalidade das arcadas, podem causar insatisfação com o sorriso, mas é possível corrigi-las com o uso de facetas dentárias, sabia?

As facetas são indicadas para melhorar a estética do sorriso, promovendo alterações no formato, tamanho e tonalidade dos dentes. Ao mesmo tempo, trazem mais saúde bucal por corrigirem imperfeições que interferem na mastigação e na higienização.

Então, nada melhor do que entender em detalhes o que são facetas dentárias, quais tipos existem, as indicações de tratamento, os cuidados necessários, entre muitas outras informações, concorda? Siga com a gente, então!

O que são facetas dentárias?

As facetas dentárias são próteses muito finas confeccionadas em porcelana ou resina. São parecidas com uma capa que tem o formato do dente do paciente. Elas são coladas sobre o esmalte dentário para modificar características como tamanho, contornos e tonalidade. Também podem corrigir pequenos desalinhamentos e fraturas de baixa gravidade.

Facetas e lentes de contato dental são a mesma coisa?

Não são. Apesar de que, muitas vezes, as facetas são confundidas com lente de contato dental por causa das suas similaridades de aplicação. Existem diferenças entre elas e a principal é a espessura do material, pois as facetas têm em média 0,7 mm enquanto as lentes têm cerca de 0,2 mm. Essa variação implica, também, em indicações diferentes para cada um desses laminados.

Quais são as indicações de uso das facetas dentárias?

As indicações de facetas dentárias acontecem tanto para fazer melhorar a estética no sorriso quanto, também, para corrigir algumas características que possam prejudicar as dinâmicas da sua boca. Portanto, além de deixarem os dentes mais bonitos, promovem uma melhor funcionalidade para as arcadas dentárias e contribuem com o equilíbrio da saúde bucal!

Com as facetas, a gente pode alcançar a tonalidade de dente desejada quando não é possível obtê-la por meio do clareamento. É uma boa alternativa para pessoas que não podem se submeter a esse procedimento.

Pacientes com dentes muito pequenos também se beneficiam com esses laminados, que possibilitam alongar a dentição e preencher espaços entre os dentes. Inclusive, existe a possibilidade de tratar apenas um dente, caso ele tenha características diferentes dos demais — o que ajuda demais na harmonia do seu sorriso!

É possível suavizar os contornos da dentição para que fiquem mais harmônicos e simétricos. No caso de quem tem desalinhamentos sutis, que não oferecem risco para as estruturas bucais e faciais, é possível substituir o uso do aparelho ortodôntico pelas facetas.

E quanto aos tipos de faceta dentária que existem?

facetas dentárias

Existem dois tipos de facetas dentárias em função do material com o qual são confeccionadas. São a faceta em resina e a faceta de porcelana.

A faceta em resina é confeccionada de forma direta no dente. O dentista aplica a resina sobre o esmalte e modela o material. Essa técnica é mais indicada para quem precisa fazer pequenas alterações, como corrigir uma fratura ou preencher um espaço.

No caso das facetas de porcelana, elas são confeccionadas em um laboratório de próteses com base no planejamento feito pelo dentista. São as capinhas das quais falamos. Depois de prontas, elas são coladas sobre o esmalte dentário.

Quanto custa colocar facetas dentárias?

O custo das facetas dentárias é um fator variável porque o tratamento é personalizado para cada paciente. As diferenças de orçamento começam, por exemplo, com o tipo de material que será utilizado. Envolvem a espessura da faceta e a quantidade de dentes que serão tratados.

Há, também, fatores específicos que podem influenciar o custo, como a clínica onde o procedimento será realizado e o profissional escolhido. Dependendo da região onde o paciente mora, também há variações de preço. Por isso, é preciso consultar o dentista para obter um orçamento personalizado.

Para quem as facetas são indicadas?

As facetas são indicadas para pacientes a partir dos 18 anos de idade, quando todo o desenvolvimento das estruturas faciais e bucais já se completou. Logo, são ideais para adultos que desejam a valorização estética do sorriso ou a correção de pequenos problemas.

É válido ressaltar que esses laminados protéticos são aplicados na região estética do sorriso, ou seja, nos dentes localizados mais à frente e que ficam evidentes quando sorrimos. Assim, a indicação é para quem deseja fazer intervenções nessa região da arcada.

Como elas são aplicadas?

A técnica para aplicação das facetas dentárias varia dependendo do tipo que será utilizado. Como explicamos, aquelas confeccionadas em resina são feitas de forma direta no esmalte dentário, apenas modelando o material para alcançar as características que você deseja.

As facetas em porcelana, ou seja, os laminados protéticos feitos em um laboratório, são peças confeccionadas de forma personalizada para cada pessoa. Têm o formato de cada dente que receberá a intervenção.

Na maioria das vezes, é preciso fazer um pequeno desgaste no esmalte para colar a faceta. Ele é necessário para garantir que ela se encaixará com perfeição e que será alcançada a simetria para a arcada dentária. De toda forma, essa intervenção é feita dentro de um limite seguro para não causar prejuízos ao paciente, então, essa não precisa ser uma preocupação sua, ok?

Quais são os cuidados necessários com as facetas?

Apesar da sua espessura bem fina, as facetas dentárias são muito resistentes, por isso, você não precisará fazer grandes mudanças em sua alimentação. Entretanto, é recomendado que evite os alimentos muito duros e prefira cortar em pedaços pequenos em vez de morder, como no caso de uma maçã ou pera.

Para aumentar a durabilidade dos laminados, também é importante:

  • usar uma escova de dentes com cerdas extra macias;
  • evitar os cremes dentais abrasivos;
  • evitar o consumo excessivo de alimentos e bebidas pigmentados;
  • abster-se do tabaco;
  • evitar roer as unhas, morder objetos ou usar os dentes como ferramentas;
  • manter uma boa higiene bucal;
  • visitar sempre o seu dentista.

O tratamento com facetas é reversível?

Para fazer o tratamento com facetas dentárias, prós e contras precisam ser considerados. Então, esclareça todas as suas dúvidas com o dentista antes de realizar o procedimento. Isso é importante porque ele não pode ser revertido, é uma técnica definitiva.

Uma vez que as facetas são coladas sobre os dentes, elas não podem mais ser retiradas, exceto para substituir por um novo laminado, caso o anterior sofra algum tipo de dano. Sendo assim, é uma decisão que precisa ser tomada de forma consciente para ter satisfação total com os resultados.

Você pode contar com a Odontoclinic para fazer o seu tratamento com facetas dentárias. Temos um time de profissionais supercapacitados para a realização desse procedimento, garantindo resultados estéticos e funcionais superiores com a naturalidade que você deseja para valorizar o seu sorriso.

Viu só como as facetas dentárias ajudam na conquista de um sorriso que lhe traga mais autoconfiança? Também temos muitas outras informações e dicas para compartilhar com você. Assine a nossa newsletter que enviaremos para o seu e-mail!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!