Lente de contato dental: entenda tudo sobre essa opção

As lentes de contato dental têm ganhado destaque no mercado odontológico nos últimos anos. O tratamento estético, que devolve a autoestima e oportuniza aos pacientes ter de volta ou até mesmo construir um sorriso mais harmônico, é uma realidade que está cada vez mais acessível.

Afinal, como funciona esse tipo de tratamento? O que são as lentes de contato para os dentes, como são colocadas, qual é o objetivo, riscos e demais aspectos relevantes envolvendo essa alternativa?

Neste post, montamos um panorama sobre o assunto. Além de conhecer melhor as lentes de contato dentais, você vai entender porque elas têm se tornado tão populares em consultórios odontológicos de todo o país. Acompanhe e descubra!

O que são lentes de contatos para dentes?

Muitos pacientes buscam na odontologia um cuidado que vai além da saúde, no caso da ortodontia, por exemplo, a função não é só devolver a funcionalidade da mastigação, mas também agregar benefícios estéticos para o paciente.

O mesmo acontece com o clareamento dental, um tratamento indicado principalmente para os pacientes que desejam melhorar o aspecto da sua arcada dentária, ganhando um sorriso mais iluminado.

O que acontece é que, em alguns casos, mesmo com tratamentos como o clareamento e o uso de aparelhos ortodônticos, os pacientes não alcançam o benefício estético pretendido. Isso acontece porque os dentes têm um formato particular e único que varia muito de uma pessoa para a outra.

E é justamente nesse contexto que surge o uso das lentes de contato dentais. Elas são facetas de porcelana (ou dissilicato de lítio) ultrafinas, aplicadas sobre os dentes com o objetivo de cobrir manchas, melhorar o formato de dentes com desgaste ou ainda para promover o fechamento de pequenos espaços entre os dentes.

Por isso, de forma geral, as lentes de contato dentais são recomendadas para pacientes que estão insatisfeitos com o formato dos dentes, que não conseguiram bons resultados com o clareamento e têm uma cor indesejada. Há ainda os que têm dentes de tamanho irregular e buscam a correção dos dentes.

Como você pode ver, elas podem ser aplicadas em diferentes situações envolvendo alteração estética. Vale destacar aqui que é fundamental que o paciente busque o suporte de profissionais sérios e qualificados para a realização desse tipo de procedimento.

Somente um dentista qualificado terá condições de avaliar qual o melhor tratamento indicado para cada caso.

Como é o procedimento e quais são os riscos?

O procedimento se inicia com a primeira consulta com o dentista. Nela, o profissional vai fazer uma avaliação geral da boca do paciente, verificando se é necessário algum procedimento anterior (tratamento de alguma cárie, limpeza, etc).

Após essa avaliação inicial o dentista vai conversar com o paciente sobre os seus desejos e o que ele busca em termos estéticos e funcionais. Em seguida, será feita a moldagem de toda a boca.

Quando moldadas por scanner bucal, as facetas são produzidas em impressora 3D. Nos casos em que o procedimento é realizado pelo protético, os dentes são copiados em cera e depois reproduzidos no produto escolhido.

O paciente visualiza como ficará o sorriso, sendo que todas as escolhas: formato, cor, tamanho e posição fazem parte desse processo de preparação para o procedimento.

Após a fabricação das lentes, vem a etapa de colocação. Aqui, o profissional junto do paciente avalia as facetas e se elas estão de acordo com o objetivo do projeto.

O processo de colocação das lentes é muito simples para o paciente, mas o profissional deve ser extremamente cuidadoso, preciso e perfeccionista, garantindo o melhor resultado para o seu paciente.

Todo o processo que inclui o planejamento e a colocação das lentes de contato dentárias é longo, e serão necessárias várias visitas ao dentista.

Quais são os benefícios da lente de contato dental?

A lente de contato dental traz um grande ganho estético para os pacientes, contribuindo para a autoestima e bem-estar.

Esses são, sem dúvida, os principais benefícios da lente de contato dental. Os pacientes que já buscaram outros tratamentos e nenhum deles foi capaz de trazer o sorriso dos sonhos, podem encontrar nesse tratamento uma ótima oportunidade.

Vale destacar que nos casos em que for necessário realizar algum procedimento odontológico, como o tratamento de cáries, tratamento de gengivite, canal ou restauração dentária, por exemplo, é fundamental priorizar a saúde. Dessa forma, primeiramente, o paciente deve estar com a saúde em dia para somente depois dar início ao projeto de colocação das lentes.

Afinal, não adianta nada colocar uma lente nos seus dentes se você estiver com cáries ou problemas na gengiva, não é mesmo?

É necessário fazer manutenção?

As lentes de contato dental duram muitos anos, isso porque são coladas nos dentes por meio de um processo seguro e altamente tecnológico.

Em alguns casos, pode acontecer situações como a retração periodontal (movimentação da gengiva). Nesse tipo de situação, por exemplo, pode ser preciso refazer e recolocar a lente.

O que você precisa saber é que, assim como em qualquer outro tratamento odontológico, é necessário realizar manutenções. A forma mais segura, econômica e indicada para manter suas lentes em ótimo estado e sua saúde bucal em dia é realizando visitas periódicas ao dentista.

Manter os bons hábitos de higiene da boca, realizando a escovação após todas as refeições, utilizando fio dental, podem não ser suficientes para evitar a formação de placas bacterianas ou o surgimento de cáries. Essa é uma das principais razões pelas quais é preciso ter uma periodicidade na visita ao seu dentista.

Para quem coloca uma lente de contato dental, além dessas visitas de rotina para verificação da saúde, as consultas de manutenção são fundamentais para garantir os resultados estéticos das facetas.

Você gostou deste artigo sobre lente de contato dental? Então, aproveite para entrar em contato com a Odontoclinic e agende a sua avaliação! Temos os melhores profissionais prontos para ajudar você a alcançar um sorriso perfeito!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  • Não recomendo já faz 3 meses que eu contratei o serviço de “lente de resina” na unidade de Carapicuiba SP e eles estão me enrolando. Cada dia é uma desculpa nova, uma tremenda falta desrespeito com o paciente.

    • Olá, lamentamos pelo ocorrido, essa não é a experiência que desejamos aos nossos pacientes. Gostaríamos de entender melhor o que houve, através desse número (11) 94386-3137 das 8h às 20h de seg à sex, você consegue conversar com a nossa equipe. Qualquer dúvida estamos à disposição!

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
A pasta de dente para sensibilidade realmente funciona? Qual é a sua composição? Descubra lendo esse post!
A erosão dentária é uma condição muito prejudicial para a saúde bucal. Confira aqui o que é e como tratar!
Sigmatismo, ceceio, língua presa: veja como identificar essas disfunções da fala e como o ortodontista pode colaborar no tratamento!