Odontologia preventiva: evite dores de dente e problemas bucais

É melhor prevenir do que remediar! Você já ouviu essa frase? Pois bem. O objetivo da Odontologia preventiva é bem esse: evitar problemas, dispensando a necessidade de tratamentos, desconfortos e custos. 

Ter dor de dente é horrível, não é mesmo? Ficar com o sorriso comprometido também mexe bastante com a nossa saúde de um modo geral, atrapalhando a fala, dificultando a mastigação e impactando até a nossa autoestima.

Pensando nisso, vamos explicar o que é Odontologia preventiva, mostrando como é importante investir nela. Quer saber mais? Vem com a gente! 

O que é Odontologia preventiva?

Odontologia preventiva significa ir ao dentista antes de ter problemas dentários, evitando que eles se desenvolvam. No atendimento preventivo, o dentista orienta você sobre como prevenir doenças bucais e faz procedimentos com o mesmo objetivo. 

A Odontologia preventiva pode atuar em diversas especialidades, tanto para quem tem os dentes naturais quanto para quem implantou ou usa próteses. O importante mesmo é manter o dentista sempre a par da sua saúde bucal, ajudando você a mantê-la. 

Como funciona uma consulta preventiva?

A Odontologia preventiva não é apenas para crianças ou para quem nunca teve problemas bucais. Se você já usou aparelho ortodôntico, por exemplo, a consulta preventiva inclui o acompanhamento do uso da contenção, evitando que os dentes se desalinhem novamente.

Se você já restaurou dentes, o atendimento preventivo vai servir para garantir que nenhuma cárie nova está se formando ou crescendo em sua boca. O mesmo ocorre quando não há espaços para os sisos — o dentista analisa os exames e decide pela extração, por exemplo.

Periodicidade da consulta preventiva

A ideia da consulta de prevenção odontológica é cuidar da boca e dos dentes para evitar que doenças e problemas bucais apareçam, mantendo a saúde bucal em dia. Por isso, devemos visitar o dentista pelo menos uma vez a cada seis meses.

Se você fez algum tratamento específico ou tem alguma condição, deve personalizar esse período de acordo com a orientação do seu dentista!

Profilaxia preventiva

Um dos procedimentos mais utilizados para prevenir doenças bucais é a profilaxia dentária. Na limpeza dentária, o profissional remove toda a placa bacteriana, além de tártaro e manchas, usando técnicas como raspagem e polimento.

Esse tratamento previne cáries, inflamações na gengiva etc. Assim, sua boca se mantém saudável, prevenindo doenças, dores e até a perda de dentes. O ideal é fazer a limpeza com o dentista a cada seis meses, na sua consulta periódica.

Como prevenir doenças bucais?

Além de visitar o dentista duas vezes ao ano para a profilaxia e seguir as recomendações em relação a condições específicas, é fundamental ter uma boa rotina de higiene bucal. 

A Odontologia preventiva é muito importante para ter uma boa saúde e não sofrer com dor de dente e outros problemas, mas você também deve fazer sua parte no dia a dia, combinado? 

Então, escove os seus dentes após todas as refeições, use fio dental ao menos uma vez ao dia e sempre higienize a sua língua. Para saber o jeito certo de escovar os dentes, confira o passo a passo para fazer higiene bucal

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!