O que fazer com o dente quebrado?

6 minutos para ler
Clínico geral: sempre uma solução ideal pra cuidar de você

Um dente quebrado é um problema grave e pode ser sinônimo de preocupação para quem sofre com ele. Além da questão estética e dos danos à autoestima esse tipo de ocorrência pode implicar na perda da funcionalidade da mastigação, influenciando até mesmo a fala.

Considerado uma emergência odontológica, já que o paciente deve buscar ajuda de um profissional imediatamente, é importante que você saiba como agir diante desse tipo de contratempo.

Neste artigo, vamos explicar melhor porque os dentes quebram, o que fazer quando isso acontece e como é o tratamento odontológico. Acompanhe e descubra!

Por que os dentes quebram?

Existem diversas razões que podem explicar por que os dentes quebram. A cárie, por exemplo, é um desses motivos. Ela é uma das principais doenças bucais e pode ser tratada por meio da restauração no dente, entretanto, em alguns casos pode ser necessário fazer intervenções mais complexas, como o tratamento de canal ou a extração do dente.

O mau posicionamento da arcada dentário e o bruxismo também são causas comuns associadas à quebra dos dentes. No caso do bruxismo, que é uma disfunção que causa o ranger ou o apertar dos dentes, além do risco de quebrar os dentes, ele pode causar problemas mais graves nas articulações mandibulares (ATM).

Outra causa comum associada à quebra de dentes são os impactos. Quedas, acidentes domésticos e automobilísticos são situações comuns e que podem causar a quebra dos dentes, gerando a necessidade de intervenção de um profissional.

Sinais de que o seu dente pode estar quebrado

Enquanto em algumas situações pode ser óbvio que houve uma fratura ou quebra de dente, em outras, pode ser difícil perceber que o dente está quebrado. Se você está com dúvidas, observe a ocorrência de algum destes sintomas:

  • dores durante ou após a mastigação;
  • falhas ou rachaduras no dente;
  • inchaço ou inflamação ao redor do dente.

Se você apresentar um ou mais sintomas dos descritos acima, pode ser um sinal de que o seu dente está quebrado. Nesse caso, é necessário buscar ajuda de um profissional. Mas, antes disso, vamos mostrar alguns cuidados que devem ser tomados logo após a identificação do quadro.

O que fazer ao quebrar um dente?

dente quebrado

Você quebrou um dente, e agora? A primeira dica é: mantenha o equilíbrio! Na hora você pode até levar um susto, mas não há problema que não possa ser solucionado com a ajuda de um profissional. Por isso, com calma, siga as dicas a seguir:

Procure o pedaço quebrado

Assim que você identificar a quebra do dente, procure o pedaço quebrado e siga para o próximo passo.

Saiba como limpar e conservar

Lave o dente com água morna e, se possível, deixe-o dentro da boca, isso aumenta as possibilidades de tornar viável o reimplante, caso tenha sofrido perda total. Lembrando que o reimplante só é possível se acontecer no máximo uma hora após o acidente.

Se tiver perdido apenas um pedaço, lave com água morna, envolva em um papel ou guardanapo e guarde em um recipiente ou embalagem plástica.

Procure um dentista com urgência

Entre em contato com o seu dentista e solicite um atendimento de emergência. Nesse tipo de situação é importante contar com o suporte de profissionais que realizam esse tipo de atendimento.

Saiba como agir com sangramentos

Caso o local esteja sangrando e doendo muito você pode lavar com água e depois comprimir a região com uma gaze umedecida.

Além disso, é recomendado colocar gelo no local para aliviar a dor, a baixa temperatura provoca a contração dos vasos sanguíneos reduzindo o sangramento e o edema.

Depois dessas medidas de emergência, dirija-se imediatamente ao consultório do seu dentista.

Como é o tratamento?

Ao chegar no dentista ele vai avaliar o dano e verificar qual é o melhor tratamento de acordo com o seu caso. Em algumas situações pode ser necessário realizar uma radiografia, alguns consultórios realizam esse tipo de exame, em outros, você pode realizar o exame em uma clínica especializada.

O primeiro tratamento possível é para os casos em que o dano é leve. O polimento do dente consiste na realização de um pequeno desgaste seguido do polimento, ele vai criar uma superfície lisa e que não corte ou lesione outras partes da boca.

A restauração dos dentes é um tratamento realizado quando a fratura é pequena ou média. Nela, a parte fraturada é preenchida com um material (geralmente resina), devolvendo à estética, forma e função original do dente. Existem dois tipos de restauração: direta e indireta:

  • direta: é realizada pelo próprio dentista no momento da consulta; e,
  • indireta: o dentista faz um molde da prótese que é feita em laboratório. Nesse caso, o paciente deve aguardar a prótese ficar pronta para que o dentista coloque em uma nova consulta.

Se a fratura no seu dente for muito grande e a restauração não for possível pode ser necessário colocar uma coroa. As coroas dentárias geralmente são produzidas em cerâmica e reproduzem fielmente a forma, devolvendo a função original do dente.

Outro tratamento que pode ser necessário, especialmente no caso de fraturas mais severas, é o tratamento de canal. Esse tratamento é recomendado quando ocorre algum dano na polpa do dente. Depois do canal é necessário fazer uma restauração ou coroa dentária.

Por fim, o último tipo de tratamento e que só se aplica às lesões mais graves e que não tem outra solução é a extração do dente. Esse procedimento só é realizado em último caso, quando a fratura ultrapassa a linha da gengiva e não há outro tratamento passível de recuperação do dano.

Para aliviar a dor e eliminar o risco de infecção, pode ser necessária a extração. Depois da extração é possível realizar um implante dentário ou colocar uma prótese.

Caso você tenha qualquer problema odontológico como dente quebrado, alterações na gengiva, dores ou dificuldade de mastigar, busque o suporte de um profissional. Além disso, visitas regulares ao dentista podem ajudar a evitar a evolução de problemas como cáries e doenças da gengiva.

Visite o seu dentista regularmente e invista em uma boa higiene dental no seu dia a dia.

Você está com um dente quebrado? Entre em contato com a Odontoclinic e descubra como os nossos profissionais podem ajudar.

agendamento
Posts relacionados

Deixe um comentário