5 dicas para encontrar um dentista de confiança!

As consultas odontológicas precisam acontecer com um dentista de confiança de maneira periódica. Essas visitas são fundamentais para acompanhar a saúde bucal de pacientes de todas as idades, adotar medidas preventivas e identificar problemas quando ainda estão no começo.

Esse suporte contínuo complementa os cuidados adotados em casa, mas, para receber o melhor atendimento, é fundamental que você escolha com cautela o profissional que vai cuidar dos seus dentes, sabia?

Afinal, são diferentes aspectos que precisam ser considerados para realizar tratamentos de qualidade. Com a grande oferta de profissionais, pode ser difícil escolher um dentista de confiança. Pensando nisso, conversamos com Paulo Costa, franqueado Odontoclinic da Casa Verde, em São Paulo, que passa algumas dicas essenciais. Continue lendo pra acertar na sua escolha!

Quais características buscar em um dentista?

dentista de confiança

Para começar a sua procura por um dentista de confiança, é preciso saber quais são as características que apontam para os bons profissionais e as melhores clínicas. Devem ser considerados aspectos que envolvem experiência, especialização e estrutura oferecida. Veja só!

Infraestrutura e tecnologia

O ideal é que você prefira as clínicas que investem em equipamentos e tecnologias, proporcionando um tratamento mais moderno e confortável para os pacientes. Também busque aquelas que contam com uma equipe composta por diversos profissionais. Esses são aspectos que apontam para a vantagem de optar pelas franquias.

“A vantagem do modelo de franquia na clínica é que o paciente não se vincula a um dentista, mas à clínica”, explica Paulo. Assim, se for necessário trocar de especialista, ou ter o suporte de um mais experiente em função da complexidade do caso, o paciente continuará sendo atendido no mesmo local, mas com a opção de trocar de dentista.

Atendimento multidisciplinar

Uma equipe multidisciplinar faz toda a diferença para que o paciente receba um atendimento completo, tendo no mesmo local a atenção de diferentes especialistas, como acontece na Odontoclinic. “É tudo no mesmo lugar. Fazemos uma avaliação completa da saúde bucal, da cárie até um implante”, conta o franqueado.

Custo-benefício

Outra característica importante é o custo-benefício do tratamento oferecido pelo profissional. Ele deve estar condizente com a estrutura utilizada para o atendimento e todo o suporte oferecido ao paciente. De preferência, é interessante que as formas de pagamento sejam facilitadas, como com a opção de financiar o tratamento.

Especialização

Não se esqueça de que, assim como acontece na medicina, a Odontologia tem especialidades. Então, na hora de escolher o seu dentista de confiança considere quais são as suas necessidades no momento.

As crianças, por exemplo, devem ser atendidas por um odontopediatra. Os idosos, por um odontogeriatra. Caso você queira corrigir a posição dos dentes, deve procurar um ortodontista. Se quiser repor aqueles que foram perdidos, o ideal é buscar um implantodontista.

As intervenções estéticas podem ser feitas pelo especialista em Dentística e Estética Dental. Agora, se suas gengivas estiverem incomodando, o periodontista é o profissional mais indicado. Mas na Odontoclinic você não precisa ter essa preocupação.

Como você viu, nessa franquia, o atendimento é multidisciplinar. Além disso, em cada especialidade da Odontoclinic existem profissionais com habilidades ainda mais específicas, conforme o Paulo explica.

Ele conta, por exemplo, que alguns pacientes que buscam atendimento ortodôntico para colocar aparelho podem precisar da cirurgia ortognática. Na Odontoclinic, eles são encaminhados para o profissional especializado em casos assim, garantindo um tratamento personalizado.

Quais são as 5 dicas para escolher o melhor profissional?

dentista de confiança

Percebeu quantos detalhes precisam ser considerados para escolher um dentista de confiança? Essa análise é muito importante porque estamos falando do profissional que vai cuidar da sua saúde bucal e da aparência do seu sorriso.

Agora que você já sabe quais são as características mais relevantes para tomar a sua decisão, chegou a hora de conferir algumas dicas que vão ajudar a selecionar o melhor profissional e clínica entre todos. Confira!

1. Busque referências

Converse com seus familiares, amigos e pessoas que já fizeram tratamentos odontológicos para que eles indiquem bons profissionais. Dessa maneira, você consegue uma lista de nomes para analisar e escolher aquele que oferece um atendimento de qualidade.

Vale também pedir a indicação para outros especialistas da área da saúde. Com esse cuidado, você terá a opinião de profissionais que, com certeza, indicarão apenas aqueles que de fato trabalham com ética e extremo cuidado com seus pacientes.

2. Pesquise a reputação

Faça uma análise acerca da reputação do profissional com quem você pretende fazer o seu tratamento. Procure saber mais a fundo a opinião de pacientes antigos e os resultados que foram alcançados. Veja se não há reclamações na internet, processos em aberto e se o dentista trabalha dentro da legislação de fato.

3. Visite o site e as redes sociais

A internet é uma excelente fonte de pesquisa também para escolher um dentista de confiança. Você pode obter mais informações sobre o trabalho dele, a estrutura da clínica e suas especializações visitando o site.

Outro local onde pode fazer as suas pesquisas são as redes sociais. Além de você conferir a postura desse profissional, pode analisar os comentários e a interação dos pacientes, descobrindo se eles estão satisfeitos com os serviços prestados.

4. Confira as técnicas e materiais

A odontologia evoluiu bastante nas últimas décadas. Surgiram novas técnicas e métodos que tornaram os tratamentos mais confortáveis e seguros para os pacientes. O seu tempo de duração também foi encurtado, garantindo melhores resultados estéticos e funcionais.

Então, cheque se o dentista está atualizado com essas técnicas e se utiliza materiais de boa qualidade. Afinal, a longevidade dos procedimentos odontológicos é muito importante para que o paciente não precise se submeter a novos procedimentos com frequência.

5. Marque uma avaliação

Todas essas dicas vão ajudar você a tomar a sua decisão, mas nada melhor do que conferir de perto o trabalho do profissional para sentir se ele é, mesmo, um dentista de confiança. Marque uma avaliação para conferir o espaço da clínica, o atendimento da recepção, a abordagem do especialista, entre outros detalhes.

Esse contato é fundamental para saber se o dentista desperta a sua simpatia. Isso porque de nada adianta ter uma boa especialização e uma infraestrutura completa se não houver uma relação empática, que traga segurança e tranquilidade durante os tratamentos.

E quanto às vantagens da humanização nos atendimentos odontológicos?

A consulta com o dentista continua sendo um momento que traz ansiedade e insegurança para pessoas de todas as idades, não é mesmo? Sendo assim, como dica final, alertamos sobre a importância de buscar um especialista e uma clínica que pratiquem a humanização nos atendimentos.

A humanização visa tratar cada pessoa como única, personalizando as abordagens com atenção às necessidades individuais, como acontece na Odontoclinic desde o primeiro momento. “Nós buscamos transformar a experiência do paciente na clínica. Temos uma recepção que remete à calma e todo um padrão arquitetônico para isso”, diz Paulo Costa.

Esse cuidado é indispensável porque quem busca um atendimento de saúde espera ser bem acolhido e encontrar a solução para o seu problema. A humanização não foca a doença apenas, mas a pessoa e todos os aspectos que estão envolvidos nesse processo, para proporcionar mais conforto, tranquilidade e a certeza de encontrar uma solução.

Assim como em todas as áreas, na odontologia, existem excelentes profissionais e aqueles que precisam melhorar o seu trabalho. Então, considere todos esses aspectos para escolher um dentista de confiança. Não se esqueça de que, na Odontoclinic, o foco de toda a equipe é proporcionar a melhor experiência e um atendimento personalizado para você.

Temos um time de especialistas para cuidar da saúde e da beleza do seu sorriso. Procure a Odontoclinic mais próxima de você e agende uma visita!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!