Ter dentes pequenos não é um problema. O tamanho do dente de uma pessoa é influenciado por diversos fatores, especialmente genéticos. Mesmo assim, há quem se incomoda e deseja mudar a estética do sorriso. E isso é possível!
A seguir, vamos conversar sobre dentes curtos, apresentando opções e explicando como aumentá-los. Achou interessante? Vem com a gente!
Quando ter dentes pequenos pode ser um problema?
Como dissemos, ter dentes pequenos por si só não é nenhum problema. O problema é quando eles ficam pequenos por conta de alguma disfunção ou o tamanho deles dificulta as funções orais, como a mastigação, a fala etc.
Além disso, a estética do sorriso faz muita diferença. Então, se a pessoa não se sente bem, é possível fazer intervenção para mudar o sorriso. Veja alguns casos em que é possível aumentar o dente:
- dentes curtos;
- dente pequeno e fino;
- dentes pequenos e separados;
- gengiva grande e dentes pequenos etc.
É possível aumentar a dentição da arcada inteira ou apenas de um dente pequeno que seja desproporcional ao restante do sorriso, por exemplo. O mais importante é entender as motivações do desejo de mudança e seguir as orientações do dentista.
Dá para colocar aparelho em dentes pequenos?
Sim, é possível colocar aparelho em dente pequeno, pois o dispositivo ortodôntico é feito sob medida e considerando as características específicas da sua dentição.
Além disso, se o dente é pequeno por conta de alguma disfunção, como crescimento ósseo excessivo, tratar a causa vai impactar a estética.
Como aumentar dentes pequenos?
O tratamento para mudar o tamanho e o formato da dentição depende da causa da desproporcionalidade. Dito isso, as maneiras mais comuns de aumentar os dentes são:
- usar lentes;
- fazer restauração;
- colocar implantes;
- aplicar facetas de resina;
- operar a gengiva.
Não há como aumentar o dente pequeno sem orientação do dentista. É fundamental fazer uma avaliação para que o profissional analise especificamente o seu caso e indique o que é melhor para a sua saúde bucal.
Dentes pequenos antes e depois
Como aumentar os dentes com resina?
Quando a dentição é curta ou pequena sem nenhuma disfunção envolvida, e o motivo do aumento é puramente estético, é geralmente viável usar resina. O dentista usa o material para moldar a forma e o tamanho combinado nas consultas.
Aumentar os dentes com resina: antes e depois
Se você tem qualquer dúvida sobre os procedimentos, não tenha vergonha de perguntar e pedir as explicações completas. Você deve fazer quando sentir 100% de segurança no tratamento e no profissional, alinhando as expectativas em relação ao resultado.
Aumentar dentes pequenos é possível por meio de diversas abordagens.
Se você tem o desejo de mudar o tamanho e/ou o formato da sua dentição, deve confiar no dentista para investigar as causas, fazer as intervenções para você ter mais saúde bucal e alinhar a sua autoimagem com a versão de você que te dá mais confiança!
Não perca mais tempo: agende uma avaliação na Odontoclinic mais próxima!