10 alimentos que ajudam a saúde bucal

6 minutos para ler

Manter a saúde bucal demanda uma série de cuidados e boas práticas. Além de fazer a higienização adequada e consultar regularmente o dentista, é fundamental manter uma dieta saudável. Alimentos que ajudam a saúde bucal devem fazer parte da sua rotina e complementar os cuidados com o bem-estar de todo o seu corpo.

Provavelmente, você já ouviu a máxima que diz: a saúde começa pela boca. E isso não diz respeito apenas aos alimentos que você ingere, mas também ao reflexo que a condição da boca gera na saúde de todo o organismo.

Neste artigo, elencamos dez alimentos essenciais que ajudam a manter a saúde bucal. Confira quais são e descubra como inseri-los na sua dieta!

1. Maçã

Além de ser um fruto de fácil acesso, que pode ser encontrado em qualquer mercado ou feira, é um superalimento quando o assunto é saúde bucal.

Por se tratar de uma fruta fibrosa, a maçã auxilia na limpeza dental a cada mordida, estimulando o fluxo de saliva na boca e participando na neutralização do pH dessa região. Isso ajuda na prevenção de doenças da gengiva e evita o surgimento de cáries.

As fibras alimentares, de uma forma geral, auxiliam não só no processo de prevenção de doenças gengivais e cáries, mas também contribuem para a saúde do corpo como um todo.

2. Laranja

Outra fruta muito popular e que está acessível à grande parte da população. Ela é rica em vitamina C, substância responsável pela produção de colágeno e que favorece a saúde da gengiva.

A deficiência de vitamina C intensifica o risco de doenças periodontais, uma vez que aumenta a porosidade da barreira gengival. Outros alimentos ricos no nutriente, como a acerola, também promovem a saúde gengival, mas é preciso estar atento ao excesso de acidez de algumas opções, como o limão.

3. Folhas escuras

Folhas escuras, como o espinafre, a couve e o almeirão, são outros exemplos de bons alimentos para a saúde bucal. O espinafre, por exemplo, é rico em fibras e ajuda na limpeza natural dos dentes, aumentando o fluxo de saliva, que neutraliza o pH da boca.

Como já destacamos, ao manter o pH neutro, você previne o surgimento de cáries e doenças na gengiva. Algumas folhas escuras contêm ácido oxálico, substância que auxilia na absorção do cálcio, um nutriente importante para o fortalecimento dos dentes.

4. Chia

É um alimento rico em cálcio. A cada 100g da semente, é possível ingerir 631mg desse nutriente fundamental para o fortalecimento dos dentes.

Além disso, a chia é rica em ômega 3 e ômega 6, por isso, incluir a ingestão da semente na sua rotina alimentar é uma ótima estratégia de cuidado com a saúde. Ela pode ser consumida com frutas, iogurtes, saladas e até misturada ao arroz.

5. Brócolis

Mais uma opção entre os alimentos que ajudam a saúde bucal, é um vegetal rico em ferro e cálcio. Esses nutrientes, juntos, formam uma barreira de proteção para o esmalte dos dentes. Cada 100g de brócolis contém 86mg de cálcio.

O que torna esse alimento tão especial é a sua alta biodisponibilidade. Isso significa que nosso corpo absorve 61,3% do cálcio presente no vegetal. Para você ter uma ideia, a absorção do cálcio presente no leite da vaca é de 32%, praticamente metade.

6. Queijo e iogurte

Ambos são ricos em cálcio e fósforo, duas substâncias que têm papel importante no fortalecimento dos dentes. Além disso, a composição deles inclui a caseína, uma proteína que auxilia na reparação do esmalte dentário.

A ingestão de queijos e iogurtes também ajuda no aumento da produção de saliva, que, como vimos, diminui a acidez da boca e neutraliza o pH, minimizando o risco de proliferação de bactérias.

O iogurte é um aliado para a saúde da gengiva. Por estar na categoria dos probióticos, retarda o desenvolvimento de bactérias, reduzindo a placa bacteriana. Ele também combate o mau hálito.

7. Feijão Branco

É um grão rico em cálcio, que, como destacamos, é fundamental para a saúde dos dentes. Para melhorar a eficiência na absorção dos nutrientes, os especialistas recomendam deixar os grãos de molho pelo menos 8h antes do preparo.

Assim, você elimina o ácido fítico, substância que pode prejudicar a absorção do cálcio. O feijão branco pode ser preparado da forma tradicional ou como salada. No segundo caso, procure combiná-lo com vegetais escuros, criando uma ótima mistura para a saúde da sua boca.

8. Peixes

Peixes de água salgada, como salmão, sardinha, linguado, atum, além de frutos do mar (siris, lagostas e lula), são grandes aliados da saúde bucal. Isso porque contêm flúor, que atua na prevenção de cáries e de placas bacterianas.

Uma dica importante: antes de comprar frutos do mar e peixes, é importante verificar a procedência. Tenha fornecedores de segurança, já que esses alimentos são facilmente contamináveis quando não manuseados adequadamente.

9. Ovos

Os ovos são alimentos muito saudáveis e ajudam a manter o corpo em pleno funcionamento. Ricos em fósforo e proteína, contribuem para reduzir as chances de surgimento de doenças periodontais.

A gema tem, em sua composição, a vitamina D, um nutriente que auxilia no processo de absorção do cálcio pelo organismo. Consumir ovos com alimentos ricos em cálcio favorece a absorção dos nutrientes pelo corpo. Alguns especialistas na área de nutrição recomendam a ingestão diária desse alimento.

10. Morango

Além de saboroso, é uma fruta rica em vitamina C, substância responsável pela produção de colágeno e que favorece a saúde da gengiva. Essa vitamina ainda ajuda quem está em busca de dentes mais brancos, já que combate o acúmulo de placa.

No morango também está presente o ácido málico, que, em razão do seu efeito adstringente, reduz as manchas amarelas. A vitamina C é muito importante para a saúde do corpo. Além de todos os benefícios mencionados, faz bem para a derme e ajuda a prevenir a perda da massa óssea, que, com o tempo, pode causar perda dental.

Como você pôde ver, uma alimentação saudável é essencial para a manutenção da saúde da boca. Sozinha, porém, ela não é suficiente. Lembre-se de manter uma rotina de higienização e uso do fio dental, além de realizar visitas periódicas ao seu dentista.

Gostou deste artigo sobre alimentos que ajudam a saúde bucal? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber outros conteúdos relevantes.

agendamento
Posts relacionados

Deixe um comentário