Descubra se colocar aparelho dói e o que fazer para aliviar a dor 

Todo mundo fala que colocar aparelho dói, mas será que tem que ser assim? Sabemos que a dor após a manutenção do aparelho incomoda muitas pessoas, pode interferir no humor e até dificultar o momento de se alimentar. A boa notícia é que existem formas de driblar esse problema e tornar o seu tratamento bem mais confortável.

Além disso, já existem técnicas dentro da odontologia que são menos doloridas. Conversamos com a Paula Landeiro Tavares, que é especialista em ortodontia e franqueada Odontoclinic. Ela nos ajudou com algumas explicações bem interessantes sobre o tema. Quer saber mais? Vem com a gente! 

Colocar aparelho dói?

Sim, você pode sentir dor após colocar o aparelho, dependendo da técnica utilizada e do seu próprio organismo. No aparelho com bráquetes, o dentista está apertando os dentes dentro do osso, é lá onde vai acontecer a movimentação. Depois de alguns dias, o paciente já se acostuma e deixa de sentir, explica a dentista. 

Dor ao colocar aparelho dura quantos dias?

O desconforto na boca depois da manutenção pode durar de 3 a 5 dias, no caso do aparelho fixo tradicional. Caso a dor seja intensa ou não passe após esse período, informe o seu dentista. 

Por que é comum sentir dor após a manutenção do aparelho? 

Os dentes doem com aparelho por conta da movimentação que eles são pressionados a fazer.  A função do tratamento é justamente alterar o formato da arcada dentária, movimentando seus dentes. Isso se aplica tanto com o aparelho ortodôntico tradicional quanto com o aparelho autoligado.

Todo mundo sempre sente dor depois da manutenção do aparelho? 

Nem todo mundo sente dor após colocar aparelho ou fazer manutenção. Em primeiro lugar, porque a dor é uma sensação subjetiva. Em segundo, porque isso depende da própria genética e do corpo de cada pessoa. Alguns de nós temos uma disposição diferente no cérebro e, com isso, uma sensibilidade maior. 

Paula explica que também já existem tecnologias mais avançadas. Na Odontoclinic, por exemplo, trabalhamos com fio de níquel-titânio. Ele tem o mesmo efeito, mas faz uma força menor e mais constante. A movimentação dos dentes é contínua, durante o mês inteiro, mas o paciente sente menos dor.

Existe ainda o alinhador transparente, que dispensa as manutenções, já que é um molde que o próprio paciente coloca, tira e troca em casa. Dessa forma, você ganha um tratamento mais rápido e menos dolorido

Como aliviar a dor de dente após colocar ou fazer a manutenção do aparelho fixo? 

Se você usa o aparelho fixo tradicional e é bastante sensível à movimentação dos dentes, precisa saber como lidar com esses primeiros dias para aliviar as dores e desconfortos. A seguir, separamos 7 dicas para aliviar a dor do aparelho

1. Consuma alimentos gelados 

O gelado suaviza a pressão do aparelho. “Eu uso uma técnica de termo-ativação do fio. Isso significa que quanto mais gelado, mais maleável o aparelho se torna. Então, eu sugiro aos meus pacientes, nos primeiros dias, tomar água gelada, sorvete ou açaí caso sintam muita pressão”, diz a especialista.

2. Use o analgésico recomendado pelo dentista

Você pode tomar analgésicos para ajudar com a dor do aparelho. A regra é: remédio para dor de dente após manutenção do aparelho apenas com a prescrição do profissional. Inclusive, Paula nos alerta aqui que é importante evitar os anti-inflamatórios, pois eles podem alterar a movimentação.

“Em casos mais extremos, a pessoa pode tomar um analgésico recomendado pelo dentista no primeiro dia após a manutenção. Mas isso está ficando cada vez mais raro agora com a tecnologia que a gente usa”, completa. Então, vale a pena conversar com o ortodontista antes de tomar qualquer medicação, combinado?

3. Faça refeições mais pastosas nos primeiros dias

Dê preferência a alimentos mais pastosos. Assim, você não precisa forçar a mandíbula. “Ao comer algo mais duro, você pode sentir a sensação como se isso martelasse os dentes, então é legal optar por um macarrão ou outras comidas que não exijam tanto a mastigação nesses dois primeiros dias após a ativação”, indica a especialista. 

4. Realize uma escovação suave

Escovar os dentes ajuda a diminuir a dor do aparelho. Assim, comece usando o fio dental adequado. Optar por uma escova e uma pasta para dentes sensíveis também pode melhorar o desconforto de escovar os dentes com aparelho. Além disso, faça uma escovação suave, inclusive para não machucar a gengiva.

5. Utilize a cera dental

Algumas vezes, a dor não é exatamente no dente, mas na gengiva que fica machucada com os bráquetes. Se isso acontece, uma solução é usar a cera dental. Na maior parte do tempo, o dentista entrega um pequeno pedaço do material para o paciente utilizar ao longo do mês, caso precise.

6. Prefira as técnicas mais modernas

Com as tecnologias modernas e a evolução do aparelho ortodôntico, você pode optar por técnicas que diminuam os desconfortos e evitem dores. É preciso garantir que a clínica e profissionais usam materiais de primeira, pois isso influencia no resultado e proporciona um tratamento mais tranquilo. 

7. Fale com o seu dentista

Sempre converse com o dentista sobre qualquer desconforto. O ortodontista é responsável por um tratamento completo e de qualidade. Isso envolve também dar o direcionamento certo mesmo depois do atendimento. Inclusive, ele verifica se a dor após manutenção do aparelho tem relação com isso ou se pode ser outro problema.

Como escolher uma boa clínica para colocar e fazer a manutenção do aparelho fixo? 

Nem todos os dentistas e as clínicas trabalham da mesma forma, certo? Então, você precisa saber como escolher a melhor equipe para cuidar do seu sorriso. Separamos algumas dicas para ajudar nessa missão, continue lendo! 

Pesquise referências e reputação

A internet é um mundo aberto para você descobrir se determinado estabelecimento tem boa reputação. Por isso, pesquise sobre a clínica e visite suas redes sociais. Uma ideia interessante é dar uma olhada no site Reclame AQUI que, além de conter queixas de clientes, ainda pontua algumas alternativas de acordo com o serviço prestado.

Avalie o custo-benefício

A clínica facilita o pagamento? Prestar atenção nisso é importante, pois evita que você entre em furadas e, depois de tudo, sinta dificuldades em dar continuidade ao tratamento. Há diversos tipos de aparelho ortodôntico. Avalie se existe suporte financeiro e se os valores estão dentro da sua realidade. 

Preste atenção no atendimento

Não abra mão do atendimento humanizado. Isso mostra o quanto a clínica se preocupa em cuidar do paciente. Essa atenção é ainda mais importante se você tem alguma insegurança ou medo de dentista. Um bom profissional escuta o que você teme e ajuda, tornando o tratamento uma experiência positiva. 

Verifique os materiais utilizados

Só para ressaltar aquilo que já comentamos, verifique se a clínica odontológica adota equipamentos modernos e que ajudam a deixar o tratamento mais confortável. Isso é uma forma de valorizar o paciente e de investir no sucesso do tratamento

Você merece sorrir com confiança. O tratamento ortodôntico é um bom caminho, mas ele não precisa ser sofrido. Portanto, a dor após manutenção do aparelho, além de ter solução, pode ser evitada. 

Dúvidas sobre colocar aparelho 

Você está pensando em colocar, mas ainda tem dúvidas sobre como a manutenção do aparelho ortodôntico funciona ou se dói colocar aparelho? Abaixo, separamos algumas das perguntas frequentes sobre o assunto, confira! 

Precisa anestesia pra colocar aparelho?

Não precisa de anestesia para colocar o aparelho. Os bráquetes são fixados nos dentes com uma espécie de cola e não causam nenhuma dor. O que causa o desconforto é a pressão que o aparelho aplica para movimentar os dentes. 

É possível o dente cair usando aparelho?

O dente pode cair em caso do uso de aparelho irregular, ou seja, de aparelhos fixados por terceiros sem a qualificação necessária. Apenas o dentista pode fixar os bráquetes e dar sequência ao tratamento.

É normal os dentes ficarem moles quando coloca aparelho? 

É comum que os dentes fiquem moles por causa do aparelho, justamente porque eles precisam se mexer. Dentes rígidos não tem mobilidade, então, é normal sim. De qualquer forma, se você achar que os dentes estão mais moles do que deveriam, avise o seu dentista. 

Quem usa aparelho emagrece?

Usar aparelho não emagrece. Não há relação entre o uso de aparelho e o emagrecimento.  Além disso, não existem restrições alimentares por conta do aparelho. Inclusive, quanto mais nova a tecnologia, mais liberdade você tem para seguir sua rotina normalmente. No caso do aparelho com bráquetes é preciso tomar cuidado para não quebrá-lo, apenas. 

O que pode comer no primeiro dia de aparelho?

No primeiro dia de aparelho é recomendada a ingestão de alimentos que não são duros, mas não há restrição. Como sua boca pode estar sensível, fazer força ou movimentar muito pode causar maior desconforto. Além disso, você pode dar preferência a alimentos frios, como explicamos mais acima. 

É possível colocar aparelho sem sentir dor? 

O aparelho sem dor já é uma realidade. A odontologia digital torna até o processo de fazer os moldes mais confortável, escaneando a arcada e dispensando os moldes de gesso. Dessa forma, o dentista consegue ver seu plano de tratamento digitalmente, programando as movimentações. 

É comum sentir a movimentação, afinal, sua estrutura dentária está se mexendo, mas isso não precisa ser um sofrimento. Então, colocar aparelho dói? Não necessariamente. Você pode e deve escolher a forma de tratamento que não diminui seu bem-estar e permite uma rotina tranquila e sem maiores desconfortos.

Agende sua avaliação na Odontoclinic

A Odontoclinic conta com especialistas e tecnologia de ponta para oferecer os melhores tratamentos para você e toda a sua família. Agende sua avaliação, conheça os tipos de aparelho ortodôntico e escolha aquele que mais combina com você! 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma Resposta

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Feridas no céu da boca? Leia o post para saber o que pode ser, quais são as principais causas e o que fazer!
Dente infeccionado ou inflamado? O que fazer se o dente estiver inflamado? Leia o post e tire suas dúvidas!
Piercing no smile é aquele que aparece quando a pessoa sorri, mas será que ele faz mal para os dentes? Tire suas dúvidas!