Seu dente está mole? Saiba por que você deve procurar um profissional!

3 minutos para ler
Clínico geral: sempre uma solução ideal pra cuidar de você

Não é normal ter um dente permanente mole. Entenda o que deve ser feito para evitar e tratar o problema!

Ter um sorriso bonito é o desejo de muitas pessoas. E, sem dúvidas, apresentar um dente mole é uma grande pedra no meio desse caminho, certo? É essencial que possamos ter essas estruturas fortalecidas para que não fiquemos com as indesejadas “janelinhas”, necessitando de procedimentos extras para eliminá-las.

Mas, afinal, o que significa ter um dente mole? A seguir, descobriremos as possíveis causas para esse problema e você verá como resolver essa questão — contando, é claro, com a ajuda de um profissional qualificado. Vamos lá?

É normal o dente ficar mole?

É importante ressaltar que os dentes moles só são um problema quando estão presentes em adultos. Na infância, esse é um sintoma normal, que representa a futura queda de um dos dentinhos.

O que pode deixar os dentes moles na vida adulta?

Veja, a seguir, algumas das possíveis causas para os dentes moles e descubra de uma vez por todas o que pode ser feito para tratar o problema.

Traumas

A ocorrência de traumas (machucados, pancadas etc.) é uma causa possível para se ter um dente permanente mole. Isso acontece por conta da força aplicada sobre a estrutura dentária, que pode ser danificada, prejudicando a sustentação das raízes.

Bruxismo

O bruxismo é um problema silencioso e que, muitas vezes, passa despercebido pelos pacientes que lidam com ele. Consiste no ato de “ranger” os dentes com muita força, o que também pode danificar as raízes e diminuir a sustentação dentária.

Doença periodontal

A periodontite é uma doença inflamatória ocasionada por problemas com a higiene bucal. O acúmulo de bactérias na região faz com que estruturas sejam destruídas pelo surgimento de cáries e o agravamento da doença, o que pode afetar os tecidos de sustentação.

Quais são os tratamentos para esse problema?

Isso depende. No caso dos traumas é possível usar contenções, a fim de “cicatrizar” o dente de volta no lugar certo. Para o bruxismo, a contenção também pode ser utilizada, além de o uso de placas que previnem que as crises aconteçam durante a noite.

Já a periodontite exige a realização de procedimentos como a raspagem e, muitas vezes, o uso de medicamentos para conter a infecção e a inflamação.

Por que é importante procurar um dentista?

Como vimos, não é normal o dente permanente ficar mole. Então, a procura por um dentista é algo imprescindível. Afinal, ele poderá estabelecer o melhor tratamento para o seu caso e evitar que certos problemas aconteçam.

A odontologia preventiva é o melhor caminho para evitar que esse tipo de situação ocorra. Com limpezas periódicas e orientações frequentes sobre os melhores hábitos de higiene, você previne um quadro grave de periodontite ou, até mesmo, a perda de dentes por conta disso.

Agora, é hora de cuidar do seu dente mole e prevenir problemas mais sérios, ok? Não se esqueça de que as consultas periódicas com um dentista são a melhor forma de prevenção desse problema, além de uma higiene bucal nota 1000.

Para continuar sabendo informações sobre como cuidar da sua saúde bucal, siga a Odontoclinic nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.

agendamento
Posts relacionados

Deixe um comentário