Aparelho invisível: conheça mais sobre essa opção

Se você precisa fazer tratamento ortodôntico, mas não quer prejudicar sua imagem, vai gostar de conhecer o aparelho invisível, mais discreto e confortável!

Existem diferentes tipos de aparelhos indicados para fazer correções ortodônticas, ou seja, movimentar os dentes para que eles assumam a posição ideal na arcada dentária. Uma das opções é o aparelho invisível, alternativa que proporciona um tratamento mais discreto e confortável.

Ele é diferente dos demais aparelhos porque não contém metais e possibilita alcançar resultados mais rápidos. Suas indicações são bastante amplas, sendo ideal para quem deseja conforto, praticidade e discrição.

Como esse modelo ainda está se popularizando no Brasil, preparamos este artigo para trazer algumas informações importantes sobre ele. Continue a leitura e veja como esse dispositivo funciona, quais são as vantagens e desvantagens que ele oferece e se o aparelho invisível é ideal para você!

O que é o aparelho invisível

O aparelho invisível é um tipo de aparelho ortodôntico estético fabricado em material transparente que fica quase imperceptível na boca. Ele é um dispositivo móvel que não contém bráquetes ou outras peças, por isso proporciona um tratamento mais confortável e discreto.

É verdade que quando falamos sobre aparelho ortodôntico o primeiro modelo que vem à mente é o fixo metálico, afinal, ele é o mais popular que existe. Porém, atualmente, temos o aparelho invisível e algumas outras opções para fazer o alinhamento dos dentes. É interessante conhecer essas alternativas para escolher a ideal para você.

O que muda de um modelo de aparelho para o outro é a sua estrutura e o modo como cada um estimula as movimentações dos dentes. Além disso, eles podem ser mais ou menos indicados para determinados quadros clínicos, de acordo com a complexidade dos problemas que precisam ser tratados.

aparelho invisível

O aparelho invisível, que também é conhecido como alinhador transparente, é uma das alternativas ao dispositivo convencional metálico, porque é indicado para correções ortodônticas das mais sutis até casos complexos, como:

  • apinhamentos (falta de espaço para acomodação de todos os dentes na arcada dentária);
  • desalinhamentos;
  • espaços entre os dentes;
  • giros e outros.

Como dito, ele é confeccionado em um material transparente e não contém bráquetes, arcos, elásticos e outros componentes como o aparelho fixo. Sua estrutura é similar às moldeiras usadas para fazer clareamento dentário.

É encaixado sobre os dentes se adequando ao formato da dentição e, por ser transparente, fica quase imperceptível na boca. O aparelho invisível é confeccionado de forma personalizada para cada paciente, com base em um planejamento feito antes do início do tratamento.

É feito o escaneamento digital da arcada dentária utilizando um scanner intraoral. Assim, o dentista simula, no computador, as movimentações que precisarão acontecer para corrigir os problemas ortodônticos. Ele projeta diversos aparelhos com pequenas diferenças de um para o outro.

Esses alinhadores transparentes serão trocados em sequência e essa pequena variação é o que vai estimular as movimentações dentárias. Assim, não é necessário fazer manutenções, as consultas são mais espaçadas.

O próprio paciente é quem faz a troca do aparelho conforme a orientação do dentista. Afinal, esse dispositivo é móvel, não fica colado nos dentes, por isso pode ser retirado da boca também na hora de comer, escovar os dentes e em outros momentos, se for necessário.

Quais são as vantagens desse aparelho?

Você viu que o aparelho invisível apresenta características bem diferentes das do dispositivo fixo metálico. O modelo tradicional é bastante eficiente, sendo indispensável em alguns casos, mas o alinhador transparente proporciona diversas vantagens que o tornam bastante atrativo. Veja as principais a seguir!

Valorização estética

Os aparelhos fixos têm a desvantagem de impactarem a aparência do sorriso. Por isso, principalmente pessoas adultas podem se recusar a realizar o tratamento por causa dos prejuízos que ele provoca para a autoimagem, ressaltando a dentição e trazendo uma aparência infantilizada.

O aparelho invisível, como explicamos, é feito em um material transparente e não contém componentes. Quase não pode ser percebido na boca, sendo assim, o sorriso é valorizado e a estética preservada. Além dessa vantagem, ele pode ser retirado da boca se necessário, como para tirar uma fotografia ou gravar um vídeo.

Previsão do tratamento

Dissemos que o tratamento com aparelho invisível é planejado antecipadamente. O dentista coleta imagens e solicita exames para ter detalhes das características da dentição do paciente. Tudo isso é trabalhado com o auxílio de um software de computador.

Esse software permite manipular as imagens para definir como deve ser o resultado do tratamento. Então, o paciente pode conhecer o seu futuro sorriso sem nem mesmo ter começado a usar o aparelho. Há uma previsibilidade maior porque esse planejamento também mostra como cada alinhador transparente deve ser confeccionado para alcançar o objetivo.

Facilidade de limpeza

O aparelho fixo retém resíduos de alimento, sendo mais difícil de limpar e até mesmo cumprir a higienização dos dentes. Diferentemente do que acontece com o aparelho invisível que, como explicamos, pode ser retirado da boca na hora das refeições e não mantém contato com a alimentação.

Sendo assim, fazer a limpeza do aparelho é muito mais fácil por ele estar fora da boca. É possível ter atenção com detalhes para eliminar os resíduos de saliva e outras possíveis impurezas. A escovação é mais prática, pois os dentes são higienizados sem nenhum empecilho que dificulte a movimentação da escova e o uso do fio dental.

Por isso, esse dispositivo também ajuda no equilíbrio da saúde bucal, uma vez que conseguimos eliminar toda a placa bacteriana, evitando a proliferação de micro-organismos que causam cárie, gengivite e outras complicações.

Tratamento confortável

Desconfortos e lesões que ocorrem principalmente durante a fase de adaptação não acontecem no tratamento com o aparelho invisível. Isso porque o material com o qual ele é confeccionado não tem peças salientes e acompanha o formato da dentição.

aparelho invisível

Portanto, seu uso é muito mais confortável, sem o risco de possíveis alergias, cortes ou atrito com componentes que dificultam movimentar a boca. O conforto também é sentido na hora de se alimentar e escovar os dentes, como explicamos, trazendo praticidade para o dia a dia e as ações rotineiras.

Existem desvantagens?

Apesar das muitas vantagens que o aparelho invisível oferece, ele também apresenta algumas desvantagens. Elas precisam ser consideradas para analisar se esse dispositivo é indicado ou não para você e se atende às suas expectativas e necessidades. Veja, a seguir, esses pontos que exigem atenção.

Limitações

Embora o aparelho invisível tenha muitas indicações, ele traz algumas limitações. Afinal, existem condições ortodônticas que não podem ser tratadas diretamente com ele, como no caso das alterações na mordida ou quando existe necessidade de ganhar espaço na arcada dentária.

Casos como esses geralmente têm o tratamento iniciado com outros aparelhos, como o expansor, para só depois ser possível utilizar o aparelho invisível. De toda forma, ele sozinho não conseguiria promover os resultados necessários.

Dedicação

Esse último aspecto não é necessariamente uma desvantagem do aparelho, mas requer atenção porque pode prejudicar o tratamento. Quando ele é escolhido, é fundamental que o paciente se dedique e esteja comprometido com os resultados.

Você viu que esse dispositivo pode ser retirado da boca, mas é fundamental que ele permaneça em uso como indicado pelo ortodontista, ou as movimentações não vão acontecer conforme o esperado, os resultados podem ser perdidos e o tratamento atrasado.

Sendo assim, é preciso que o paciente siga à risca as recomendações do especialista e use o aparelho pelo máximo de tempo. Em especial no caso de crianças e adolescentes, que podem esquecer de recolocar o dispositivo ou ficar sem ele quando não estiverem sendo monitorados.

Quais são as diferenças entre aparelho invisível e transparente?

Você viu que o aparelho invisível também pode ser chamado de aparelho transparente, no entanto, existem outros modelos de dispositivos estéticos que também podem ser classificados dessa forma. É o que acontece com o aparelho fixo de safira.

Esse dispositivo tem uma estrutura muito parecida com a dos aparelhos metálicos tradicionais. Ele contém bráquetes e outras peças que ficam coladas nos dentes, mas esses bráquetes são confeccionados em safira, um mineral translúcido, por isso ele também é chamado de aparelho transparente.

A diferença entre o aparelho de safira e o aparelho invisível está na estrutura, no material com o qual são confeccionados e no modo como as movimentações dentárias são estimuladas. No caso do material, o aparelho de safira é feito a partir desse mineral, enquanto o alinhador invisível é fabricado em acetato transparente.

Sobre a estrutura, o alinhador é parecido com as moldeiras de fazer clareamento dentário e o aparelho de safira é parecido com o dispositivo metálico tradicional. No caso das movimentações dentárias, no momento da troca dos alinhadores, o aparelho de safira precisa passar por manutenções e ajustes para a reposição das peças.

Em relação às indicações, como dito, podem existir algumas limitações para o alinhador, em especial nos casos mais complexos. O aparelho de safira consegue atender às alterações na mordida, por isso pode ser uma boa alternativa começar o tratamento de uma forma discreta e, depois, passar a utilizar o alinhador. Contudo, isso deve ser estudado pelo ortodontista.

Qual é o aparelho mais indicado?

Conhecer as opções de aparelho ortodôntico é interessante para que você saiba que é possível fazer um tratamento mais discreto, confortável e de acordo com as suas preferências. Contudo, não podemos esquecer que cada dispositivo tem as suas indicações.

Sendo assim, o melhor aparelho é aquele que vai atender as necessidades de cada quadro clínico, ou seja, o qual terá uma eficiência maior para fazer as correções ortodônticas. A escolha precisa ser feita em conjunto com o ortodontista.

Ele leva em consideração as preferências do paciente para que a pessoa tenha mais autoestima, bem-estar e qualidade de vida enquanto estiver fazendo o tratamento ortodôntico.

Serão apresentadas as opções de aparelho que conseguem atender ao seu quadro, já que o ortodontista precisa que aquele dispositivo atue de forma técnica na correção do sorriso.

Quanto custa um aparelho invisível?

É importante entender que os custos envolvidos para fazer as correções dentárias não se referem apenas ao preço do aparelho. O orçamento envolve o tratamento completo, no qual o dispositivo está incluso, assim como todos os procedimentos que serão realizados.

Isso significa que o orçamento varia bastante de um paciente para o outro, pois tudo vai depender da complexidade do seu caso e de todos os procedimentos e técnicas que o ortodontista precisará aplicar para corrigir os problemas ortodônticos.

Além disso, existem outras variáveis que influenciam o preço do aparelho invisível, por exemplo:

  • a marca que será utilizada;
  • a clínica e o profissional que vai realizar o tratamento;
  • a região onde a pessoa mora;
  • o tempo estimado para finalizar o tratamento.

Geralmente, o investimento em um aparelho invisível costuma ser um pouco maior em relação ao dispositivo metálico. Isso acontece devido à tecnologia que está agregada ao aparelho e pelo fato de que o modelo é confeccionado com a ajuda de diversos dispositivos.

Como a Odontoclinic pode ajudar?

Há alguns anos, os aparelhos invisíveis disponibilizados no Brasil eram de marcas importadas. Isso fazia com que o tratamento tivesse um orçamento mais alto, pois o dispositivo era cobrado em dólar. A Odontoclinic correu atrás para mudar essa realidade.

Hoje, quem deseja usar um aparelho invisível consegue encontrar na Odontoclinic uma opção com tecnologia de ponta e por um preço mais acessível. Isso porque o aparelho é confeccionado aqui no Brasil pela própria Odontoclinic, assim, o orçamento é calculado em reais, não em dólares.

Além de tornar o tratamento com o aparelho invisível mais acessível, a Odontoclinic conta com uma equipe de ortodontistas experientes nos mais diferentes quadros clínicos; além disso, tem unidades espalhadas em todo o Brasil, para que você encontre um atendimento de alta qualidade e humanizado onde estiver.

Como acontece com qualquer tratamento ortodôntico, para utilizar um aparelho invisível é muito importante procurar um dentista de confiança para fazer a sua avaliação. Conte com toda a equipe da Odontoclinic para receber um atendimento personalizado e com profissionais comprometidos com a sua saúde bucal.

Não deixe o cuidado com seu sorriso e a sua saúde bucal para amanhã. Agende uma avaliação na unidade Odontoclinic mais perto de você e conquiste o sorriso que tanto deseja!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!