Quer saber como limpar o aparelho móvel? Veja nossas dicas!

6 minutos para ler
agendamento

Você sabe como limpar o aparelho móvel? Esse é um tema bastante importante para aqueles que desejam contar com um sorriso saudável e perfeito. Os dispositivos removíveis são encontrados, comumente, em duas formas: ortopédicos ou de contenção. Enquanto o primeiro modelo estimula o crescimento dos ossos do maxilar, o segundo visa a manter os dentes na posição correta.

Independentemente de qual você use, é imprescindível cuidar desse item da forma certa. No conteúdo, traremos dicas simples para que você zele pela saúde de seu aparelho. Assim, garantirá o melhor resultado possível com o seu tratamento!

Se deseja saber mais sobre o assunto, prossiga com a leitura!

Qual a importância de fazer a higienização do dispositivo corretamente?

É muito importante investir em uma rotina diária de cuidados na hora de preservar a qualidade do aparelho. Contudo, cada pessoa conta com uma necessidade específica — que deve ser analisada e delimitada junto a um profissional. Ele considerará tanto suas demandas individuais quanto os detalhes do dispositivo — como o fato de ele ser ou não invisível (ou transparente).

Muitos não sabem, mas equipamentos desse tipo exigem um cuidado especial para evitar rachaduras ou quebras, por exemplo — o que comprova a importância da personalização na hora de limpar o aparelho móvel. Em outras palavras, a rotina mais eficiente será aquela recomendada pelo dentista.

Contudo, além do olhar do especialista, também é extremamente importante conhecer o próprio sorriso. Dessa forma, será possível montar uma rotina que agregue autocuidado e diferentes peças e materiais na hora de cuidar de seu dispositivo.

O momento de cuidar de seu aparelho vai além de sua retirada e da escovação normal dos dentes, etapas seguidas do uso do fio dental. Caso o paciente cumpra apenas essa rotina e, posteriormente, coloque o aparelho de volta — sem dar a ele a devida atenção —, diversos problemas podem surgir. Eles vêm, em geral, das sujidades e bactérias que se acumulam no item ao longo do dia.

Para evitá-los, a primeira recomendação é não realizar a higienização dos dentes quanto estiver com o aparelho. Também é necessário removê-lo no momento de se alimentar. Assim, você vai prevenir a maioria dos problemas.

Como limpar o aparelho móvel?

Agora que você sabe que o principal fator envolvido no cuidado com esse produto é a personalização da rotina às necessidades do paciente e à especificidade do aparelho, é hora de conferir as nossas dicas gerais. A vantagem é que elas podem ser aplicadas aos dois tipos de aparelhos móveis.

Acompanhe e saiba de que forma começar!

Aposte nos produtos certos

como limpar o aparelho móvel

Conforme dito, é fundamental que você invista na limpeza dos dentes, previamente à higienização do aparelho. Contudo, é fundamental realizar o asseio desse item antes de colocá-lo novamente na boca. No momento de lidar com o dispositivo, certifique-se de usar os produtos adequados.

Assim como é recomendado no asseio do estojo, a água e o sabão neutro serão seus maiores aliados. Caso prefira, é possível escovar o aparelho com a pasta de dentes e, em seguida, enxaguá-lo em água corrente. Aqueles que buscam um cuidado ainda maior devem apostar na prática de mergulhar o item em enxaguante bucal por alguns minutos.

Lave o item sempre que precisar retirá-lo — antes de colocá-lo novamente. Para isso, realize movimentos circulares e suaves. Também lembre-se de manter o aparelho longe do álcool e da água fervente.

Substitua a escova dental com frequência

Seja na hora de escovar os dentes, seja no asseio do aparelho, é importante ficar de olho na frequência de uso da mesma escova. Especialistas recomendam que o item seja trocado a cada três meses ou de acordo com a deformação das cerdas. Isso é essencial, pois, de nada adianta garantir uma boa frequência de limpeza se não houver qualidade nesse processo.

Utilize escovas interdentais

Além das partes internas e externas do aparelho, é importante escovar e limpar todas as concavidades corretamente. Na intenção de fazer isso, prefira escovas interdentais, uma vez que elas são pequenas e macias o suficiente. Dessa forma, garantem que os cantinhos sejam devidamente higienizados e evitam problemas.

Conte com o estojo apropriado

Tão importante quanto a limpeza do aparelho é o zelo na hora de guardá-lo e movimentá-lo. Os estojos são itens especialmente formulados, a fim de que o paciente guarde o seu dispositivo móvel sem riscos.

Eles cumprem seu papel ao serem anatomicamente ideais para que, quando posicionado, o item não se mova em excesso — o que pode resultar em trincas ou outros problemas. Sabendo disso, evite levar o dispositivo no bolso ou enrolado em papéis, seja o higiênico, seja o de cozinha.

Isso é importante, em especial, se o aparelho for constantemente transportado em mochilas ou bolsas. Periodicamente, não se esqueça de higienizar o próprio estojo. Esse é um passo importante para quem deseja saber como limpar o aparelho móvel corretamente.

Nesse momento, contar com água e sabão neutro é a melhor opção. Finalmente, identifique o estojo com o seu nome e número de telefone. Assim, se ele for perdido e alguém o encontrar, poderá devolvê-lo a você com facilidade.

Fale com seu dentista

Caso você queira ir além das dicas deste conteúdo, tenha em mente que o profissional é o seu maior aliado. Ele saberá, exatamente, quais são as recomendações de cuidados e de limpeza que você deve ter com o seu aparelho.

Afinal, vai analisar suas necessidades antes de recomendar produtos e itens especialmente desenvolvidos para a manutenção da qualidade de seu dispositivo. Consulte-se sempre que for recomendado pelo profissional e não se esqueça de tirar as suas dúvidas!

Saber como limpar o aparelho móvel é algo essencial para que os pacientes sejam capazes de aproveitar os benefícios do tratamento. Independentemente do fim por trás do uso do dispositivo, é importante que ele seja bem cuidado e atue em seu máximo potencial — sem deformações, trincas ou quaisquer outros problemas.

Se você se interessa por conteúdos que ajudam a cuidar da saúde e da estética de seu sorriso, não deixe de receber todas as nossas novidades em seu e-mail. Assine agora a nossa newsletter!

Aparelho na vida adulta: o guia completo e as principais dúvidas
agendamento
Posts relacionados

Deixe um comentário