Conheça 6 benefícios dos tratamentos gerais da ortodontia!

Dores de cabeça, problemas na fala, dificuldades na mastigação e o surgimento de cáries com frequência são apenas alguns dos problemas que podem ser causados pela falta de alinhamento dos dentes (ou seja, quando eles são tortos).

Muitas pessoas não sabem, mas a correção de problemas ortodônticos não envolve apenas a parte estética. Ela também está relacionada a questões de saúde. Você vai conhecer os benefícios da ortodontia neste artigo. Continue a leitura e fique por dentro!

Como funcionam os tratamentos ortodônticos?

Para garantir os benefícios da ortodontia, o paciente é submetido a um tratamento de várias etapas, em que o tempo de duração depende dos problemas e do objetivo com o uso do aparelho. Primeiro, o ortodontista prepara a arcada dentária com dispositivos fixos, móveis ou ortopédicos.

Depois, é feito o alinhamento dos dentes. A correção do apinhamento, mordida cruzada e outros problemas relacionados à saúde bucal começa a ser percebida nessa etapa — seguida do encaixe, quando o profissional pode fazer uso de molas e elásticos para encaixar a mordida corretamente.

Por fim, o tratamento chega ao foco estético, buscando a perfeição na mordida e no alinhamento. Ao retirar as peças, os resultados devem ser mantidos com um aparelho de contenção. O mais comum é ter um ferro fixado do lado de dentro da arcada inferior e usar o aparelho móvel na parte de cima.

Quais são os benefícios dos tratamentos gerais da ortodontia?

Chegou a hora de conhecer os benefícios dos tratamentos ortodônticos!

1. Diminuição de cáries

Dentes apinhados podem dificultar a higienização da boca. Por mais que a pessoa escove os dentes e use fio dental, pode ser difícil higienizar os dentes por completo. Sempre sobra algum cantinho onde o fio ou a escova não alcançam. O resultado não poderia ser outro: acúmulo de tártaro, gengivite e aparecimento de cáries.

O uso do aparelho ortodôntico alinha os dentes, facilitando a limpeza de todos. Com isso, eles acumulam menos resíduos na boca, prevenindo o aparecimento de cáries e outras doenças bucais relacionadas a má higienização.

2. Hálito saudável

Há várias causas para o mau hálito e, acredite se quiser, o alinhamento dos dentes pode estar relacionado. Como você pôde conferir no tópico anterior, o apinhamento dos dentes tende a dificultar a higiene bucal. Com isso, há um acúmulo de resíduos que leva ao mau cheiro.

O mau hálito também pode estar relacionado a problemas gastrointestinais, e o desalinhamento da arcada tem tudo a ver com isso. O mau posicionamento dos dentes costuma afetar o trituramento e a mastigação, interferindo nos processos digestivos e causando problemas a longo prazo.

3. Melhora da autoestima

Ainda que o uso do aparelho vá muito além da estética, não podemos negar que esse é um dos grandes benefícios. Ter os dentes bonitos, brancos e alinhados é o sonho de muita gente — e esse efeito está intimamente ligado à autoestima e autoconfiança.

O alinhamento não se resume aos dentes, mas modifica toda a face. A tendência é que não apenas o sorriso fique mais harmônico, mas todo o rosto. Com isso, o visual muda por completo, deixando o paciente mais feliz e confiante, o que interfere de maneira positiva em todas as suas relações.

4. Melhorias na fala

Dentes desalinhados podem ser sinônimo de problemas na base óssea. Consequentemente, o problema atrapalha a dicção. Como o alinhamento da arcada mexe nessa estrutura, o paciente acaba apresentando melhoras na fala.

Outro ganho percebido com as mudanças na base óssea está relacionado à respiração. A correção da mandíbula e do maxilar é capaz de interferir na qualidade do sono e em todos os aspectos relacionados ao ato de respirar.

5. Diminuição das dores de cabeça

Você sabia que o desalinhamento da arcada dentária leva a crises de dor de cabeça? A tensão muscular ocasionada pelo mau posicionamento dos dentes afeta a articulação temporomandibular (ATM), localizada na frente dos ouvidos.

A ATM é responsável pelo movimento de abertura, fechamento e mastigação. O encaixe dos dentes é um dos responsáveis pela proteção e funcionamento da ATM. Quando prejudicada, o indivíduo pode apresentar dores de cabeça, de ouvido e enxaqueca. 

Até mesmo as dores nas costas podem apresentar melhorias. Isso porque a ATM funciona como um dos eixos do nosso corpo humano, afetando o equilíbrio e a postura. 

6. Prevenção de perdas dos dentes

Todos os benefícios listados até aqui atuam na prevenção da perda dos dentes. As principais causas desse problema em adultos envolvem:

  • alta ingestão de açúcar;
  • doenças que enfraquecem o sistema imunológico;
  • falhas na higiene bucal;
  • infecção bacteriana que atinge a gengiva e os ossos, chamada de periodontite — geralmente causada pela formação de placa bacteriana entre a gengiva e os dentes;
  • uso de substâncias químicas.

Como você viu ao longo desse material, o alinhamento dos dentes facilita a higienização, contribuindo para que eles permaneçam fixos em seus lugares. 

Quais tipos de aparelho são usados no tratamento ortodôntico?

Além do tradicional modelo metálico, existem outros tipos de aparelho ortodôntico. Seu uso depende do problema a ser corrigido e da etapa do tratamento do paciente. Conheça:

  • alinhadores — a correção é feita por meio do uso de placas transparentes, trocadas diversas vezes durante o tratamento, conforme os dentes do paciente se movem;
  • aparelho fixo estético — os já populares “aparelhos transparentes”, cujas peças são feitas de safira ou porcelana, são mais discretos que o modelo metálico;
  • aparelho fixo tradicional — movimenta os dentes por meio da força mecânica;
  • aparelho móvel — indicado no final do tratamento, mas as crianças podem usar ainda em fase de crescimento, para a correção prévia de falhas.

Se você quer experimentar os benefícios da ortodontia, consulte um dentista especializado. Ele vai verificar como está a sua saúde bucal por meio de exame clínico. Caso você seja candidato ou candidata ao uso do aparelho, terá que fazer uma série de exames — a chamada documentação. A partir desses resultados, pode planejar o tratamento mais adequado ao seu problema.

A Odontoclinic tem o tratamento ideal para você. Entre em contato conosco e agende uma consulta na unidade mais próxima. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!