Gengiva inchada, sangrando e doendo? Saiba o que fazer 

A gengiva inchada pode causar incômodo, especialmente quando é acompanhada de sangramento e dores que atrapalham na hora de comer, falar e sorrir. Em algumas pessoas é até comum ficar com a gengiva inchada no último dente, quando nasce o siso, mas quando não é esse o caso, o que fazer? 

Nosso primeiro conselho é nunca ignorar o inchaço da gengiva, mesmo que você não tenha dor, pois é um indicativo de que sua saúde bucal precisa de mais atenção. A seguir, vamos explicar o que fazer em caso de gengiva inchada. Quer saber mais? Vem com a gente! 

É normal a gengiva inchar? 

Ficar com a gengiva inchada não é natural. Quando sua gengiva incha, na verdade, é um aviso de que há algo errado na região, podendo ser acúmulo de resíduos de alimentos, início de gengivite, entre outros problemas.  

Gengiva vermelha é normal?

Se sua gengiva é rosada, a vermelhidão é sim um sinal que indica inflamação. A análise depende da tonalidade natural da sua gengiva. Você percebe que a gengiva está inflamada quando ela tem aparência estufada e a cor está mais acentuada e forte do que o natural

Sinais de gengiva inflamada

A coloração diferenciada é apenas um dos sinais de gengiva inflamada. Confira a lista com os sintomas de inflamação na gengiva

O inchaço da gengiva pode ser sintoma de inflamação, mas essa é uma das possibilidades. Há outras causas para gengiva inchada, relacionadas ao uso inadequado do fio dental, má higiene bucal etc. 

O que causa gengiva inchada?

O que deixa a gengiva inchada pode ser inflamação, presença de corpo estranho e também infecção. Se você tem o hábito de roer as unhas, por exemplo, um pedacinho pode entrar na gengiva, causando o inchaço. 

Gengiva inchada na parte de trás

Gengiva inchada na parte de trás pode ser causada por má escovação, corpo estranho e também pelo hábito de fumar. Assim, o inchaço na gengiva no fundo da boca pode ocorrer simultaneamente com inchaço em outras partes da boca e outros sintomas. 

Gengiva inchada e doendo

Geralmente, a gengiva incha por conta do acúmulo de placa bacteriana na parte de cima e em volta dos dentes. Como vimos, uma das causas mais comuns da inflamação na gengiva é a presença de restos de alimentos nos dentes. Então, a dor é um sintoma da gengiva inchada, indicando infecção e inflamação no local. 

Gengiva inchada por causa do aparelho

O uso de aparelho ortodôntico não causa dor ou inchaço na gengiva. Se você está tendo esse problema, provavelmente precisa reforçar a higiene para eliminar a placa bacteriana, usando escova interdental, fio dental, enxaguantes bucais etc. 

Gengiva inchada: o que fazer?

Sabe o que é bom para desinchar a gengiva? Enxaguar a boca com água morna e sal, ação que ajuda no tratamento da gengivite. Se a causa do inchaço é mesmo inflamação, também podem ser usados anti-inflamatórios.

Por mais que existam algumas receitinhas caseiras para desinchar a gengiva e remédios de venda livre que ajudam com a dor, o certo é procurar um dentista para analisar quais são as causas do inchaço na gengiva e o que deve ser feito. 

Tratamento para gengiva inchada

Como vimos, a primeira coisa a se fazer quando incha a gengiva é procurar um dentista, informando os sintomas. O tratamento para inchaço na gengiva depende da causa. Em caso de gengivite, recomenda-se:

  • melhorar a higiene bucal;
  • usar o fio dental regularmente;
  • evitar o uso de enxaguantes bucais com álcool;
  • fazer bochecho com água morna e sal;
  • ter uma alimentação saudável e hidratação na medida;
  • não ingerir alimentos que podem piorar o quadro, como refrigerantes e bebidas com cafeína;
  • evitar ingestão de álcool e uso de tabaco;
  • não cutucar a gengiva;
  • usar pomadas e remédios apenas com orientação do dentista. 

A melhor coisa que você pode fazer é prevenir a gengiva inchada, cuidando bem da sua higiene oral e dispensando os maus hábitos, como palitar os dentes, roer as unhas, não escovar os dentes após as refeições, não usar fio dental, entre outros.

Para saber mais sobre gengiva inflamada, leia nosso conteúdo sobre como tratar a gengivite e tire suas dúvidas! 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  • Muito obrigada pela informação, mas gostaria de saber mais a respeito
    A minha gengiva doi e fica rocho doi mais quando bebo água e quando entra ár frio na boca, significa que tenho que rir de forma a não permitir o ár enttrar, frio entrar na boca para evitar a dor… A parte onde fica rocho e doendo é a parte de cima e enfrente.

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Feridas no céu da boca? Leia o post para saber o que pode ser, quais são as principais causas e o que fazer!
Dente infeccionado ou inflamado? O que fazer se o dente estiver inflamado? Leia o post e tire suas dúvidas!
Piercing no smile é aquele que aparece quando a pessoa sorri, mas será que ele faz mal para os dentes? Tire suas dúvidas!