Aprenda para que serve e como usar a escova interdental corretamente 

A escova interdental é um tipo de escova cujo objetivo é limpar entre os dentes. Essa escova é indicada para quem usa aparelho, mas quem não usa também deve escovar entre os dentes? Qual é o jeito certo de usar a interdental? É normal a gengiva sangrar um pouco quando passa a escova interdental?

Essas e muitas outras dúvidas podem ter surgido na sua mente, por isso preparamos este conteúdo com as informações que você precisa. Quer ficar por dentro e manter sua higiene bucal em dia? Vem com a gente! 

Para que serve a escova interdental?

A escova interdental serve para higienizar a área entre os dentes, remover e evitar placa bacteriana. Além disso, quem usa aparelho fixo tradicional pode utilizá-la para limpar atrás do fio ortodôntico. Para manter os resultados positivos, é importante observar o estado das cerdas e trocar sempre que houver desgaste. 

Tipos de escova interdental

Existem dois tipos de escova interdental: as cônicas e as cilíndricas. A escova interdental cônica é indicada para limpeza das peças do aparelho fixo com bráquetes. Já a escova interdental cilíndrica é utilizada para limpar entre os dentes. 

Quem precisa usar a interdental? 

A interdental é usada geralmente por quem usa aparelho fixo tradicional, mas é recomendada para todas as pessoas. O formato das escovas interdentais ajuda na limpeza dos dentes em locais em que a escova tradicional não alcança, portanto, você pode e deve fazer uso. 

Como usar a escova interdental?

Incline a escova em um ângulo de 45 graus e insira entre dois dentes. Na arcada superior, a ponta da escova deve apontar para cima, enquanto na arcada inferior, a ponta da escova deve apontar para baixo. 

Não force a entrada da escova entre os dentes. Se é necessário fazer pressão, o uso está inadequado. A escova tem que entrar e sair com facilidade, deslizando em sentido perpendicular. Para isso, movimente suavemente de fora para dentro. 

Se você sente resistência, é melhor usar o fio dental. Use a interdental apenas uma vez em cada espaço entre os dentes, dando preferência aos dentes da frente. Não faça movimentos contínuos de vai e vem, pois isso pode machucar a sua gengiva. 

Escova interdental para aparelho

A escova interdental também serve para limpar os bráquetes do aparelho fixo tradicional. Para isso, faça os movimentos perpendiculares de vai e vem em toda a superfície do aparelho, passando por baixo do fio e também pelas laterais na parte da frente dos bráquetes. Limpe suavemente para não correr o risco de danificar o aparelho.

Quantas vezes por dia usar a interdental?

A interdental deve ser usada uma vez ao dia. Você pode usá-la todas as vezes em que também tiver tempo para usar o fio dental. Quem faz uma escovação completa antes de dormir, por exemplo, pode aproveitar o momento para usar a interdental. 

É normal a gengiva sangrar quando usa a interdental?

Um leve sangramento da gengiva é comum quando se usa a interdental. Isso significa que naquele espaço pode haver algum tipo de inflamação causada pelo acúmulo de placa bacteriana, como a gengivite. Nesse caso, vale a pena observar a frequência e comunicar o seu dentista. 

A interdental substitui o uso do fio dental? 

A interdental não substitui o fio dental. Como o formato anatômico dos dentes não é linear, mesmo que se use a interdental, há espaços que são muito estreitos para a higienização. Aí entra o fio dental, complementando a limpeza. 

Tem que colocar pasta de dente na escova interdental?

Não precisa colocar pasta de dente na escova interdental. Na verdade, essa escova é um complemento do fio dental, por isso, você deve usá-la primeiro, entre os dentes, deixando o fio dental para as partes que a interdental não conseguiu alcançar. Assim, sua saúde bucal vai ficar sempre em dia!

Super útil esse conhecimento, né? Falando em maneiras de escovar os dentes, você já ouviu falar naquela pasta com carvão ativado? Alerta de spoiler: ela não é milagrosa como as propagandas falam. Quer entender mais? Leia o texto sobre pasta de dente de carvão ativado que preparamos para você!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!