Hipoplasia de esmalte: quais são os sintomas e tratamentos?

Hipoplasia de esmalte é uma condição mais comum em crianças, mas também pode afetar adultos. Por isso, preparamos esse conteúdo explicando os principais sintomas e opções de tratamento.

Quer saber mais? Vem com a gente! 

O que é hipoplasia

Hipoplasia é o nome que se dá quando um tecido ou órgão do corpo não se desenvolve completamente.

Hipoplasia de esmalte, portanto, se refere à má formação do esmalte do dente. Ela pode afetar um ou diversos dentes. 

Sintomas de hipoplasia do esmalte

São sintomas de hipoplasia de esmalte: manchas brancas, amareladas e/ou marrom nos dentes, diferença no formato dos dentes, sensibilidade dentária, dificuldade para mastigar, desenvolvimento frequente de cáries, disfunções na mordida, entre outros. 

Causas da hipoplasia nos dentes

Deficiência nutricional, distúrbios metabólicos, exposição a toxinas durante o desenvolvimento dos dentes, medicamentos, infecções, lesões na boca, genética, tudo isso pode causar a condição.

Vale ressaltar que os dentes se desenvolvem antes mesmo de nascermos, então, tabagismo na gestação, por exemplo, pode ser uma causa, bem como o nascimento prematuro. 

Hipoplasia de esmalte infantil

A hipoplasia de esmalte é muito comum em crianças e pode também ocorrer nos dentes de leite

Vários fatores podem contribuir para a hipoplasia dentária em crianças, incluindo deficiências nutricionais, infecções, exposição a certos medicamentos durante a gravidez e também fatores genéticos.

Hipoplasia de esmalte e fluorose

A hipoplasia do esmalte ocorre por problemas durante o desenvolvimento dos dentes, enquanto a fluorose é causada pela exposição excessiva ao flúor.

Entretanto, ambas resultam em manchas nos dentes. Por isso, é fundamental ir ao dentista para que o profissional avalie e faça o diagnóstico para depois tratar a condição. 

Hipoplasia de esmalte: tratamento

São opções de tratamentos para hipoplasia: restaurações dentárias, coroas, implantes, tratamento ortodôntico, prevenção com aplicação de selante e flúor, entre outros.

Restaurações

Se a condição não for muito grave, o dentista pode fazer a restauração dos dentes afetados, usando resinas compostas ou outros materiais restauradores para melhorar a função dos dentes e mudar sua estética.

Coroas dentárias

Para casos mais severos, onde há uma quantidade significativa de esmalte ausente, coroas dentárias podem ser necessárias para proteger o dente e restaurar sua forma e função.

Implantes dentários

Se um dente não se desenvolveu completamente ou está completamente ausente devido à hipoplasia, implantes dentários podem substituir o dente ausente. 

Tratamento ortodôntico

Em alguns casos, especialmente quando a hipoplasia afeta os dentes permanentes durante o desenvolvimento, pode ser necessário um tratamento ortodôntico para corrigir disfunções na mordida ou alinhar os dentes.

Como prevenir a hipoplasia dentária

Em crianças, é importante monitorar a saúde dental de perto e adotar medidas preventivas, como aplicação de flúor para fortalecer o esmalte dentário, selantes para proteger os dentes contra cáries etc.

Além disso, manter uma boa higiene oral é para todas as idades. Então, escove os dentes após as refeições, use fio dental diariamente e visite regularmente o dentista para exames e limpezas. Assim, você previne a hipoplasia de esmalte. 

Se você está com manchas no dente e não sabe o que pode ser, aproveite essa oportunidade e agende uma avaliação gratuita com o dentista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Como os blocos dentários são colocados? Colocar bloco no dente dói? Para quais casos é indicado? Leia o post e tire suas dúvidas!
Você sabe o que é dentística na Odontologia? Essa área cuida da parte externas dos dentes, tanto na função quanto na aparência. Saiba mais!
Hiperdontia, dentes supranumerários ou dentes extranumerários: saiba mais sobre quando nascem dentes extras na boca!