Bolinhas brancas na garganta: veja quais são os sintomas do caseum 

Você já ouviu falar sobre caseum? Se esse nome é estranho, vamos facilitar: você já teve ou conheceu alguém que tinha umas manchinhas esbranquiçadas na parte de trás da garganta? Isso é um tanto quanto comum, mas será que é perigoso?

Para trazer respostas para você, preparamos esse conteúdo explicando o que é caseum, quais são os sintomas, causas e tratamentos, além de dicas de como se cuidar para evitar o problema. Quer saber mais? Vem com a gente! 

O que é caseum

O caseum é a ocorrência de bolinhas brancas na garganta. Essa condição também pode ser chamada de cáseos amigdalianos ou apenas cáseos. O caseum é mais frequente em adultos que têm quadros de inflamação das amígdalas (amigdalite). Se você não tem as amígdalas, não corre o risco de ter caseum. 

Causas do cáseo amigdaliano

O caseum na garganta ocorre por conta do acúmulo de restos de alimentos, por isso a má higiene bucal tem grande influência no quadro. Também são causas dos cáseos amigdalianos: boca seca, excesso de saliva, acúmulo de muco (como em quadros de rinite e sinusite), maior descamação das células da boca, entre outras.

Cáseo amigdaliano é perigoso? 

O cáseo amigdaliano não é perigoso. O que mais incomoda é o fato de que as bolinhas brancas na garganta são mal cheirosas e causam mau hálito. Mas o caseum em si não representa maiores riscos à saúde. 

As bolinhas brancas ou amareladas na parte de trás da garganta são pus? Não. O caseum é uma massa pastosa que pode, inclusive, ser removida, diferentemente do pus, que indica uma inflamação e pede a administração de antibióticos. 

Sintomas de caseum 

Além das bolinhas na garganta, o principal sintoma de caseum é o mau hálito. Confira uma lista com os principais sintomas de caseum: 

  • bolinhas brancas ou amareladas na garganta;
  • mau hálito;
  • amígdalas inchadas;
  • garganta inflamada;
  • dor ao engolir;
  • tosse;
  • gosto desagradável na boca;
  • dor de ouvido etc.

Em alguns casos, a pessoa tem o quadro com as bolinhas brancas na garganta mas não apresenta nenhum outro sintoma. 

Tratamentos para bolinhas brancas na garganta

O caseum geralmente não pede um tratamento específico e não há medicamentos para tratamento. Recomenda-se ações quando os sintomas causam grande desconforto, como ter mau hálito constantemente, tosse persistente etc. 

Como tirar as bolinhas da garganta

Não tente tirar os cáseos amigdalianos em casa. Com ajuda médica, é possível remover as bolinhas brancas da garganta, por meio da compressão das amígdalas ou com o uso de uma espátula. É possível retirar os cáseos via laser, mas eles podem voltar, portanto, pode não ser um procedimento tão vantajoso. 

Como as bolinhas são praticamente inofensivas, é interessante pensar na eliminação natural. Para isso, mantenha a higiene bucal reforçada, especialmente após as refeições, evitando o acúmulo de resíduos de alimentos. A higiene bucal é a melhor forma de prevenir os cáseos

Cirurgia para retirada das amígdalas

A cirurgia para retirada das amígdalas não é recomendada só por causa dos cáseos. Se o caseum causa amigdalites frequentemente, aí pode ser o momento de pensar sobre esse tipo de intervenção.

O cirurgião-dentista pode ajudar a amenizar os sintomas e orientar a prevenção do caseum, enquanto o otorrinolaringologista pode indicar ou não a necessidade da extração das amígdalas por conta de outras condições relacionadas que prejudicam o bem-estar do paciente.

Como eliminar o caseum naturalmente 

A primeira dica aqui é fugir de ideias que circulam na internet, como tentar tirar as bolinhas da amígdala usando uma haste de algodão, por exemplo. Isso pode irritar sua garganta e causar lesões. A seguir, uma lista de recomendações seguras para tratar o caseum naturalmente:

  • enxágue a boca com água morna e sal por cerca de 20 minutos duas vezes ao dia;
  • use enxaguante bucal;
  • faça um gargarejo com vinagre de maçã 3 vezes ao dia;
  • pesquise sobre a ação de óleos essenciais;
  • consuma probióticos, presentes em iogurtes, por exemplo;
  • mastigue cenouras para estimular a produção de saliva;
  • beba chá de tanchagem etc.

O caseum em si não deve ser motivo de preocupação, entretanto, vale a pena ficar de olho nas causas, para tratá-las adequadamente, e nos sintomas, para manter a qualidade de vida em alta. Como vimos, conhecimento e higiene bucal são seus maiores aliados nessa jornada. 

Continue aprendendo: leia nosso texto sobre as principais doenças bucais e como tratá-las

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

26 Comentários

    • Oi Lorí!

      Além das dicas que trouxemos no post, é indispensável fazer uma visita presencial ao dentista.
      Você pode fazer isso encontrando a unidade mais próxima com o nosso time de atendimento através do número (11) 94386-3137 das 8h às 20h, de seg à sex ou no link: https://odontoclinic.com.br/clinicas/.

    • Ei Leonardo, tudo bem?

      O ideal é realizar uma avaliação presencial com um dos nossos especialistas. Você pode encontrar a unidade mais próxima com o nosso time de atendimento através desse número (11) 94386-3137 das 8h às 20h, de seg à sex ou no link: https://odontoclinic.com.br/clinicas/. Qualquer dúvida estamos por aqui.

  • A mais de seis trato de uma tosse,não sou fumante,hj saiu da minha garganta um caseum bem grande( 1/3 de um grão de feijão)devo mim preocupar?

    • Olá!

      O ideal é sim você procurar um especialista. Recomendamos que você faça uma avaliação com o dentista, que vai encaminhar você para o tratamento, mesmo que a causa seja tratada por outro profissional. No consultório, você pode tirar suas dúvidas direto com quem é especialista no assunto.

      Caso você queira contar com a Odontoclinic nessa avaliação, você pode agendar gratuitamente via telefone ou WhatsApp através do número: (11) 94386-3137 das 8h às 20h.

    • Olá Santos, tudo bem?

      Nesse caso, é recomendado procurar o dentista. Nossas unidades, além de modernas e bem localizadas, contam com diversos especialistas para atender você.

      Através do número (11) 94386-3137, das 8h às 20h de segunda a sexta, você consegue conversar com a nossa equipe e agendar a sua avaliação!

      Qualquer dúvida, estamos à disposição!

  • Oiê eu abrir a boca e conseguir ver as massinhas brancas e o gosto ruim na boca e pode mim explicar mas sobre o acúmulo de comida

    • Oi Jeoeinne!

      Essas massinhas brancas são chamadas de caseum. Uma das causas é o acúmulo de alimentos na região. Por isso, uma higiene bucal rigorosa é fundamental para evitar a formação destas “massinhas”.

      Moisés Suzart
      Implantodontista, Odontoclinic Feira de Santana

    • Oi Márcia!

      Recomendamos a ida ao dentista.
      Você pode entrar em contato através do número (11)94386-3137, das 8h às 20h de segunda a sexta, para marcar uma avaliação gratuita.

    • Oi Lilian!

      Você pode entrar em contato através do número (11)94386-3137, das 8h às 20h de segunda a sexta, para marcar uma avaliação gratuita.

    • Oi José!

      Não recomendamos retirar em casa. Procure um dentista.
      Você pode entrar em contato através do número (11)94386-3137, das 8h às 20h de segunda a sexta, para marcar uma avaliação gratuita.

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!