Roer as unhas faz mal para a saúde? Descubra e saiba como parar

Você é do tipo que tem agonia quando vê alguém roendo as unhas ou está no time daqueles que começam a roer as unhas sem ao menos perceber? Seja qual for a sua resposta, é certo que esse assunto é muito importante, afinal, esse é um hábito muito comum e muita gente nem sabe se ele é inofensivo ou faz mal.

Pensando nisso, preparamos este texto para explicar se roer unhas é ruim para a saúde, se faz mal para os dentes, quais são as possíveis causas desse hábito, quando é necessário pedir ajuda e, finalmente, o que fazer para parar de roer unhas. Quer conferir tudo isso? Vem com a gente! 

Roer as unhas faz mal para a saúde?

Roer as unhas faz mal para a saúde sim. Além de prejudicar o crescimento das unhas e se tornar um problema estético para quem gosta de cuidar da aparência das mãos, o hábito de morder as unhas pode causar feridas nos dedos que, quando inflamadas, são muito doloridas, além de inflamação no estômago e gastrite.
Como nossas mãos estão em constante contato com o ambiente, a roeção de unhas também facilita o aparecimento de infecções, bem como a transmissão de doenças. Em casos em que o comportamento é compulsivo, os prejuízos se agravam, já que a pessoa acaba tendo lesões maiores. 

Roer as unhas faz mal para os dentes?

As consequências da roeção de unhas também afetam os dentes. Primeiro, o esmalte é desgastado. Isso é muito ruim porque o esmalte não pode ser reposto. Além disso, pode ocorrer a reabsorção radicular, que é quando a raiz do dente se torna menor, bruxismo e feridas na gengiva, chegando até à perda dental

As feridas podem progredir para outras condições, como gengivite, enquanto o desgaste deixa o dente mais suscetível à ocorrência de cáries. Pelo costume de morder as unhas, disfunções podem afetar a mandíbula, causando dor ao mastigar. Por fim, como as mãos carregam bactérias, levar a mão à boca torna você mais suscetível ao mau hálito

De onde vem o hábito de roer as unhas?

O ato de roer as unhas geralmente é associado a situações de estresse, ansiedade ou nervosismo. Nesse cenário, roer as unhas é uma forma de “aliviar” essa carga. Então, para abandonar esse hábito, é fundamental entender o que desencadeia o comportamento, avaliando, inclusive, se é passível de intervenção especializada. 

O que é onicofagia? 

A onicofagia é o nome que se dá quando a pessoa tem o hábito de roer as unhas em momentos de estresse, ansiedade, nervosismo etc. Isso vale tanto para as unhas das mãos, quanto para as dos pés. O termo clínico para essa condição é onicofagia crônica. 

Como saber se tenho vício de roer as unhas?

Embora seja comum relacionarmos o ato de roer as unhas com ansiedade, há indicativos de que outros motivos também desencadeiam esse comportamento, como estresse, tédio, fome e até prazer! Para saber esse hábito é um problema, você deve avaliar o quão negativo os resultados são na sua vida e procurar um médico caso seja necessário. 

Como parar de roer as unhas?

Além de prejudicar o crescimento das unhas, roer causa a transferência das bactérias da boca para as unhas e vice-versa, o que também ocorre com vírus, aumentando as chances de infecção. Então, se você não consegue parar de roer a unha mas reconhece a necessidade, confira as nossas dicas a seguir! 

Entendendo vício em roer as unhas 

Um dos passos mais eficientes para parar de roer unha é entender o motivo pelo qual você rói. Quando você sentir vontade ou começar a roer as unhas, observe o que causou essa vontade ou impulso. Preste atenção em qual é o principal motivo, pois assim você pode cuidar disso e diminuir a ocorrência da roeção das unhas. 

Lixando e cortando as unhas com frequência

Sabe o que ajuda a parar de roer as unhas? Mantê-las curtas. Então, basta cortá-las rente à pele, lixando para deixar uniforme. Com as unhas curtinhas, você diminui as chances de colocar a mão na boca para puxar alguma pelinha, entende? A dica de cuidar das unhas dessa maneira é evitar rebarbas e descamações que podem servir de isca para roer. 

Substituindo a mania de roer as unhas 

Parar de roer a unha não precisa ocorrer de uma hora para a outra e pode sim ser gradual. Imagine, por exemplo, que você seguiu a primeira dica e reparou que rói as unhas quando sente estresse. Nesse caso, você pode usar um brinquedo antiestresse. Esse é um exemplo, mas você pode encontrar outras maneiras de substituir o hábito

Usando base ou esmalte nas unhas 

Tente pintar as unhas ao menos uma vez por semana, pode ser com base ou com esmalte mesmo. Não precisa ser nenhum trabalho super artístico, o foco mesmo é criar um apoio estético para ganhar suporte emocional. Isso faz com que você sinta que está cuidando das unhas e se roê-las vai estragar a aparência tão legal que você conquistou. 

Mantendo as cutículas hidratadas

Sabe a dica de manter as unhas curtas? Pois bem, essa aqui funciona da mesma forma. Quando você deixa as cutículas hidratadas, não vai ter pedacinhos de pele levantando, o que é um motivo a menos para você levar as unhas à boca. Essas dicas vão ajudar, mas o primordial para não roer as unhas é ter vontade de parar e isso você tem, certo? 

Existem muitas coisas que a gente faz no dia a dia sem saber que elas prejudicam a nossa saúde. Uma delas é palitar os dentes. Isso mesmo: usar palito de dentes faz mal para a sua saúde bucal. Quer saber mais sobre esse assunto? Leia o post sobre os perigos de palitar os dentes

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comentários

  • Desde nascença tenho esse hábito. Fiz vários tratamentos( principalmente para ansiedade), nada resolveu. Coloquei unhas de porcelana para tentar amenizar, (roi até elas).

    • Oi, Adriana!

      Poxa, sinto muito de ouvir isso. Mas olha, só de você estar aqui procurando formas de mudar para melhor já é um grande passo.
      Não desista!

      E se precisar de algo referente a tratamento bucal, conte com a gente!

  • Tenho essa mania desde criança,no começo eu não ligava até que as pessoas começaram a reparar e falar,acabava que eu ficava com vergonha,tentei várias e várias vezes parar,até que um tempo eu consegui não roia mais,minhas unhas estavam grandes e bonitas,até que chegou num momento complicado da minha vida e esse hábito de roer unhas voltou,agora estou aqui tentando parar novamente,antes roía as unhas todos os dias agora já estou uma semana sem roer,estou muito feliz,espero que não tenha outra recaída

    • Oi, Jenifer!

      Que bom que você está se esforçando para ter as unhas como quer. É muito bom agir na direção do que a gente deseja.
      Você vai conseguir!
      Estamos torcendo por você! 😀

  • Me chamo jociele

    Também tô na mesma situação da Rebeca não consigo parar de roer as unhas desde criança
    É difícil sozinha da um fim nesse impulso
    Eu tava gostando de uma pessoa e a pessoa de mim so trocando gestos de pega na mão um dia ele parou e apareceu com uma garota que ele assumiu o namoro sério e comigo ele só enrolava nesse período que tava gostando dele as unhas tava crescendo mas depois que vi ele assim com outra pessoa veio ansiedade incontrolável de roer unha até então não consigo parar preciso de ajuda .

    • Oi Jociele!

      Sinto muito que você esteja passando por isso.

      Se você já tentou de tudo sozinha e não conseguiu parar, tenta procurar um especialista para ajudar.

      Você pode reparar quais são os momentos que dá mais vontade de roer a unha, pois assim o especialista investiga os gatilhos e ajuda você a ter recursos para não roer as unhas ou ter outras atitudes que você considera ruins.

      Você comentou que sente muita ansiedade, leva isso pro profissional. Pode ser que roer as unhas seja um sintoma e que esse impulso diminua quando tratar a ansiedade. Só o profissional vai poder orientar.

      Espero que você fique bem.
      Estou na torcida!

      Abraço

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!