O que é aparelho autoligável?

5 minutos para ler
agendamento

Aparelhos autoligados podem tornar os tratamentos ortodônticos mais curtos e eficientes. Saiba mais sobre o assunto!

Você certamente já ouviu falar sobre o uso de aparelhos ortodônticos, não é mesmo? Eles servem para alinhar os dentes, abrir espaço para a colocação de implantes, melhorar a função mastigatória e a autoestima.

São muitas as vantagens obtidas por meio de uma estratégia simples, eficiente e que vem conquistando cada vez mais pacientes. O que poucas pessoas sabem é que os tipos de aparelho vão muito além das divisões entre “fixo” e “móvel”.

Neste artigo, você vai descobrir o que é aparelho autoligável. Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é aparelho autoligável?

O aparelho autoligável é a tecnologia mais moderna para tratamentos via aparelho fixo. Esse tipo de aparelho ortodôntico elimina a necessidade da utilização das boas e velhas borrachinhas coloridas.

A função dessas borrachinhas é prender o fio do aparelho ao bráquete (aquelas pecinhas que são coladas dente a dente). O aparelho autoligável não precisa dessas borrachinhas porque os bráquetes contam com uma estrutura em que cada um deles tem uma espécie de portinha, que abre e fecha.

Sendo assim, o dentista abre a portinha, coloca o fio lá dentro e fecha em seguida, isolando esse ambiente e evitando que os fios se soltem com facilidade ou que o aparelho fique cheio de estruturas que podem incomodar.

aparelho autoligável

Qual é a diferença do aparelho autoligável e do convencional?

A principal diferença entre os aparelhos comuns e os autoligáveis é justamente a existência dessa tecnologia que evita a necessidade do uso das borrachinhas.

Fazendo uma analogia entre o aparelho tradicional e o nosso cotidiano, é como se tentássemos colocar um carro em movimento tendo o freio de mão puxado. O carro vai andar com o freio de mão puxado, mas o motor vai fazer uma força muito maior, o desempenho dele será pior e, como resultado, o tempo de chegada ao destino vai aumentar também.

O freio de mão do carro seria a borrachinha nos aparelhos fixos. A eliminação do uso dessas borrachas tradicionais diminui consideravelmente o atrito entre o fio e o bráquete. Dessa forma, o fio exerce uma força menos intensa sobre as peças. Os resultados desse tipo de aparelho são mais rápidos e eficazes.

Além disso, esse tipo de aparelho trabalha com fios que não precisam e não devem ser trocados todos os meses. Com isso, as visitas ao dentista são menos frequentes, tendo intervalo de 8 a 10 semanas em vários momentos do tratamento.

Quais são as vantagens do aparelho autoligável?

A seguir, listamos as principais vantagens do aparelho autoligável em comparação ao aparelho convencional:

  • agilidade no andamento do tratamento ortodôntico, com redução de 35% do tempo;
  • menos acúmulo de bactérias, já que o aparelho autoligável não utiliza as famosas borrachinhas;
  • mais conforto, pois as pecinhas dos bráquetes autoligados são menores e mais arredondadas, o que evita machucados e ferimentos na boca;
  • menos dor após a manutenção;
  • menos idas ao dentista — as manutenções podem ser feitas em prazos maiores do que 30 dias, o que gera economia de tempo para os pacientes.

Só vantagens, não é mesmo?

Quanto tempo dura o tratamento com esse tipo de aparelho?

Isso depende. Apenas o profissional responsável pelo seu tratamento poderá passar alguma estimativa sobre a duração. Ele fará isso com base no seu caso, no grau de desalinhamento dos seus dentes, no objetivo e, é claro, na própria experiência com o assunto.

Vale lembrar que, mesmo com todas essas informações, o dentista só pode dar uma estimativa. Organismos diferentes respondem de maneiras distintas aos tratamentos, por isso, pode ser que o período previsto seja um pouco maior ou mais curto.

O importante é sempre tirar as suas dúvidas com o dentista responsável pelo seu tratamento ortodôntico.

Como escolher a melhor clínica para fazer esse tipo de tratamento?

Para que o tratamento seja realmente eficiente, é essencial que a escolha da clínica seja feita com cuidado e dedicação.

Antes de se decidir, atente-se a detalhes como:

  • a reputação da empresa;
  • a opinião de pacientes que utilizaram os serviços anteriormente;
  • a qualificação dos profissionais envolvidos;
  • a tecnologia na infraestrutura do local;
  • o acompanhamento das tendências mundiais da tecnologia.

Tudo isso você encontra na Odontoclinic! As clínicas odontológicas Odontoclinic contam com os dois métodos de aparelhos ortodônticos: os convencionais e os autoligáveis. Procure o seu dentista e verifique qual é a melhor opção para o seu sorriso.

Gostou de saber o que é aparelho autoligável? Essa é uma estratégia imperdível para quem quer ter o sorriso alinhado em pouco tempo e desfrutar de todas as vantagens de contar com dentes retinhos e saudáveis.

Se você tiver alguma dúvida ou quiser descobrir se pode colocar um aparelho autoligado, entre em contato com a Odontoclinic! Estamos disponíveis para ajudar e agendar uma avaliação presencial com um dos nossos profissionais. Não perca tempo!

Aparelho na vida adulta: o guia completo e as principais dúvidas
Posts relacionados

2 thoughts on “O que é aparelho autoligável?

  1. gostaria de saber se todos os dentista a adriram a esse novo tratamento e ele pode ser usado em qualquer caso de aparelhoo usoo aparelhoo ja 2 anos e nao vii resultado algum ainda tenho pobrema de mordida cruzada sera que esse aparelhoo resolve mais rapido meu caso ?

    1. Olá Samira, você é paciente Odontoclinic? Muitas das nossas unidades já oferecem o aparelho autoligável, a aconselhamos conversar com seu dentista e verificar se é recomendável para o seu caso. Na grande maioria dos casos, este aparelho apresenta redução de até 50% do tempo de tratamento.

Deixe um comentário