Fio dental antes ou depois da escovação? Saiba quando passar!

Qual a forma certa: usar fio dental antes ou depois de escovar os dentes? Você sabe qual é a resposta a essa pergunta? Se a resposta foi não, estamos aqui para explicar melhor sobre o assunto!

Muitas pessoas compartilham não só esse questionamento, como também algumas dúvidas a respeito do passo a passo para utilizar o fio dental, quais os benefícios que ele traz e qual é o real motivo para esse produto fazer parte da nossa rotina de higiene bucal.

Por essa razão, preparamos este post para explicar tudo o que você precisa saber a respeito desse tema e como ele influencia a sua saúde bucal. Acompanhe até o fim!

Por que usar o fio dental?

Embora a escovação seja essencial para a limpeza dos dentes, a verdade é que só ela não é o suficiente. Isso se deve ao fato que nem sempre dá para acessar o espaço existente entre os dentes — que é de micro centímetros — apenas com as cerdas da escova.

Por conta disso, alguns pedaços e até restos de alimentos podem ficar presos ou acumulados nessa área, sem que você consiga notar. O problema é que, com o tempo, as bactérias vão se proliferar na região e dar origem às placas bacterianas que vão desencadear problemas bastante incômodos, como cárie e tártaro.

Quais são os benefícios do fio dental?

Além de proporcionar uma melhor higienização bucal, o uso regular do fio dental ajuda a reduzir a halitose e diminui a chance de desenvolvimento de doenças gengivais, como a periodontite e a gengivite — que provocam diminuição da qualidade de vida e só vão melhorar com a realização de tratamentos odontológicos.

Quando usar fio dental: antes ou depois de escovar os dentes?

fio dental antes ou depois

Você já sabe por que usar o fio dental e quais são os benefícios que ele proporciona. Porém, deve estar se perguntando em qual momento usá-lo, não é mesmo? O correto é usar o fio dental antes ou depois de escovar os dentes? Afinal, há quem diga que esse produto deve ser utilizado antes da escovação, enquanto outros falam que o melhor é apenas depois dela. Por isso, resolvemos esclarecer de uma vez essa dúvida.

O recomendado é que você faça uso dele preferencialmente antes de todas as suas escovações do dia. Há dois motivos para isso. O primeiro é que ao remover os restos de alimentos que ficam no espaço entre os dentes e, muitas vezes, alojados bem próximo à gengiva, o fio dental facilita o trabalho posterior da escova.

Isso porque o fio garante que não haverá obstáculos que dificultem o vai e vem da escova dental — e que podem até provocar machucados na gengiva. Assim, as cerdas da escova vão conseguir passar pelo espaço entre os dentes, promovendo uma segunda limpeza na área — dessa vez, capaz de retirar a placa bacteriana que o fio não conseguiu.

Já o segundo motivo é que, ao adotar esse hábito como a primeira etapa da sua higiene bucal, dificilmente você vai esquecê-lo, adiá-lo ou fazê-lo de qualquer jeito. Contudo, o uso do fio dental antes da escovação não é algo obrigatório. Caso você prefira e se sinta melhor em utilizá-lo apenas depois da escovação, sem problemas. O produto continuará sendo útil e tornando a limpeza dos dentes mais eficaz. O que realmente não pode acontecer é você deixar de usá-lo, certo?

Como usar o fio dental?

Para encerrar, vamos mostrar um passo a passo simples e bem explicativo de como usar o fio dental no seu dia a dia. Assim, você saberá o que deve fazer ou não quando estiver com o fio em mãos. Acompanhe!

1º passo

Retire o fio dental da caixa. Você pode enrolar a ponta solta três vezes em um dos seus dedos indicadores. Depois disso, é só medir 20 cm de fio e o romper da base da caixa. A partir daí é só enrolar a nova ponta solta no dedo indicador da sua outra mão dando três voltas nele, até que o fio fique firme e o pedaço entre os dedos meça, aproximadamente, 10 cm.

2º passo

Escolha a região por onde você começará a passar o fio dental — que pode ser o arco dos dentes superiores ou o dos dentes inferiores. Isso é útil para que a tarefa não se torne confusa e você não esqueça por onde começou, garantindo assim a limpeza de todos os dentes.

3º passo

Comece a higienizar os dentes. Para isso, posicione o fio no espaço entre eles e movimente-o até chegar à gengiva. Em seguida, faça o movimento contrário, arrastando-o na lateral do dente, da base ao topo. Dessa forma, você removerá não só os restos recentes de alimentos, mas também a placa bacteriana que se forma nesse espaço.

Repita o processo mais duas vezes antes de partir para o próximo espaço. Vale lembrar que não é aconselhável utilizar a mesma parte do fio dental. Afinal, sem querer, você pode retornar aos dentes toda a sujeira que acabou de retirar, jogando fora todo o trabalho feito até então. Portanto, ao notar que todo o fio que tem em mãos já foi todo usado, descarte-o e utilize um novo pedaço de fio dental, ok?

Outro ponto importante que merece a sua atenção é a força aplicada em cada movimento. O ideal é que o processo seja sempre feito sem pressa e de forma leve. Do contrário, você pode terminar com lesões e cortes na gengiva capazes de inflamar e, dependendo do machucado, até infeccionar.

Ao longo do post, você leu sobre o uso do fio dental antes ou depois da escovação, viu como ele deve ser utilizado e ainda ficou a par de como ele é útil para melhorar a sua higiene bucal. Por esses motivos, se você ainda não tem o costume de usar o fio dental como deveria, comece a mudar isso desde já e cuide mais da sua saúde!

Aproveite também para assinar a nossa newsletter e conferir conteúdos muito informativos sobre problemas bucais, periodontia, diversos procedimentos feitos nos dentes e muito mais!

[hubspot type=form portal=7271805 id=90623651-156c-4863-b642-c519714831c4]

Deixe um comentário

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!