7 vantagens do aparelho ortodôntico transparente

O aparelho transparente é discreto, ideal para quem deseja preservar a imagem e, ao mesmo tempo, alinhar os dentes.

Se você já chegou à idade adulta e ainda não alinhou o seu sorriso porque acredita que aparelho ortodôntico é coisa de adolescente, precisa conhecer os modelos de aparelho ortodônticos transparente.

Com a crescente recomendação de uso para adultos, a indústria desenvolveu soluções para dar mais conforto a um público que não quer ter aquele sorriso metálico. Assim, surgiram dispositivos confeccionados em material incolor, livres de peças e feitos sob medida.

Esses aparelhos são tão eficientes quanto os convencionais, mas têm o diferencial de proporcionar um tratamento muito mais discreto, que não muda a fisionomia de quem passa pelo tratamento. 

Gostou da ideia? Continue a leitura deste artigo para conhecer as vantagens que o aparelho ortodôntico transparente pode proporcionar!

Como funciona o aparelho ortodôntico transparente?

Antes de tudo, é preciso entender que existem diferentes modelos de aparelhos ortodônticos transparentes. Basicamente, temos os aparelhos fixos — que podem ser fabricados em policarbonato, porcelana ou safira — e os aparelhos móveis — que são os alinhadores invisíveis, confeccionados em acetato.

O modo como eles funcionam é diferente por causa da tecnologia contida em cada um. A seguir, explicamos com mais detalhes.

Aparelho transparente fixo

Os modelos de aparelhos ortodônticos transparentes fixos têm uma estrutura muito parecida com a dos metálicos. Eles também contêm bráquetes (que são colados nos dentes), precisam do arco ortodôntico e das borrachinhas — com exceção do dispositivo autoligado, que não requer esse componente.

Seu sistema de funcionamento também é igual ao do aparelho metálico. O dentista faz a troca do arco ortodôntico e realiza alguns ajustes no aparelho para que ele exerça uma pressão mecânica — que estimula as movimentações dentárias. Esses ajustes costumam acontecer uma vez por mês.

Aparelho transparente móvel

Como explicamos, o aparelho transparente móvel é o alinhador invisível. Esse dispositivo tem uma estrutura totalmente diferente da dos demais modelos. O formato desse aparelho é similar ao das moldeiras usadas para fazer clareamento dentário. É uma espécie de capa que recobre os dentes com perfeição, por isso, fica quase imperceptível na boca.

O alinhador é confeccionado de forma personalizada para cada paciente, com base em imagens coletadas da boca da pessoa e nos exames solicitados pelo dentista. É utilizado um software com tecnologia 3D para simular as movimentações que os dentes precisam fazer para assumirem a posição ideal na boca.

Com base nesse projeto, é definido o formato dos alinhadores — vários modelos são confeccionados, com algumas diferenças entre eles. O paciente não precisa ir ao consultório do dentista para ajustar o aparelho.

A troca do dispositivo é feita em casa a cada 15 dias. Assim, aquela diferença que existe de um para o outro faz pressão nos dentes e estimula as movimentações. 

Vale lembrar que o alinhador invisível não fica colado nos dentes. Ele pode ser retirado da boca pelo próprio paciente sempre que necessário, como na hora de comer e de escovar os dentes.

Quais são as vantagens do aparelho ortodôntico transparente?

Todos os modelos de aparelhos ortodônticos transparentes, ou seja, fixos e móveis, oferecem vantagens. A seguir, apresentamos algumas delas, para que você entenda por que vale a pena apostar nos aparelhos. Confira!

1. Ficam quase imperceptíveis na boca

Os aparelhos ortodônticos estéticos, como são conhecidos, foram desenvolvidos para atender a uma necessidade do mercado. Era preciso corrigir o alinhamento dos dentes em adultos que não queriam ter o sorriso metálico, então, foram utilizados materiais com tonalidade parecida com a do esmalte dentário, ou que não contrastam com ela, a fim de ficarem discretos na boca.

Das opções fixas que citamos, o aparelho de safira é o que chega mais próximo da transparência porque é translúcido, ou seja, praticamente invisível. Os alinhadores, por sua vez, como não contêm peças, ficam ainda mais discretos.

2. Têm as mesmas funcionalidades dos metálicos

Você viu que existe mais de um modelo de aparelho transparente, mas todos eles têm a mesma funcionalidade dos aparelhos ortodônticos metálicos: são capazes de corrigir problemas — dos mais sutis aos mais complexos. Dessa forma, seja qual for a sua indicação para alinhar os dentes, é possível optar por aparelhos transparentes.

Sua única tarefa será escolher o modelo que mais lhe agrada e que cabe no seu orçamento. Convém ressaltar que os alinhadores podem ter algumas limitações em casos mais complexos, mas é possível começar o tratamento com outro dispositivo estético e, depois, migrar para ele.

3. São tão resistentes quanto os convencionais

Quando os aparelhos ortodônticos transparentes surgiram, eram confeccionados em policarbonato, que é um material mais frágil do aquele usado nos aparelhos metálicos.

Sabendo disso, o mercado trouxe aparelhos ortodônticos transparentes confeccionados em porcelana ou porcelana monocristalina (safira), que são mais resistentes e mais bonitos esteticamente. Dos dois, a safira é a mais resistente, mas a porcelana também é uma boa opção — o material é, inclusive, usado em próteses.

 

4. Continuam transparentes até o final do tratamento

Sim, os aparelhos estéticos de porcelana e safira se mantêm transparentes até o final do tratamento. Embora o aparelho não fique amarelado, se você optar por um tratamento com as famosas borrachinhas, elas vão amarelar — em especial quando há consumo de alimentos com corantes, como refrigerantes.

Para evitar o problema com as borrachinhas, converse com o seu dentista sobre a possibilidade de colocar um aparelho fixo estético autoligado, que dispensa o uso desses componentes.

Embora menos usado, o único modelo de aparelho fixo que amarela é o confeccionado em policarbonato. Antes de optar por um aparelho fixo estético, converse com o dentista sobre as características de cada tipo de bráquete.

5. Podem ser mais rápidos do que os convencionais

Os aparelhos autoligados transparentes não precisam das borrachinhas por causa do formato dos seus bráquetes, que prendem o fio metálico. O que faz com que eles consigam acelerar o tratamento é a tecnologia contida no próprio fio ortodôntico.

Esse componente do aparelho é termoativado, ou seja, o próprio calor da boca da pessoa faz com que o aparelho exerça pressão nos dentes e estimule as movimentações. Assim, não é necessário usar elásticos e as idas ao dentista são reduzidas. Outra vantagem desse modelo é que fica mais fácil higienizar os dentes porque as borrachinhas não atrapalham a escovação.

6. Oferecem mais conforto durante o tratamento

São dois fatores que fazem com que o tratamento com os aparelhos ortodônticos transparentes seja mais confortável. O primeiro é: não existe impacto na imagem da pessoa. O aparelho fica muito discreto por causa da sua tonalidade, que se mistura à do esmalte dentário e não infantiliza o sorriso.

O outro fator diz respeito aos alinhadores invisíveis. Como dito, eles se encaixam com perfeição na boca da pessoa, são feitos sob medida e são livres de qualquer peça dos aparelhos convencionais. O atrito na mucosa bucal é menor, e isso evita o risco de pequenas lesões.

7. Facilitam a higiene bucal

Você viu que o aparelho autoligado facilita a higiene bucal por causa da ausência das borrachinhas e por não ser preciso usar elásticos, certo? No caso do alinhador, essa limpeza diária fica ainda mais fácil, pois o paciente pode retirar o dispositivo da boca e escovar os dentes normalmente.

Como a Odontoclinic pode ajudar?

Gostou da ideia de usar aparelhos ortodônticos transparentes? Como existem diferentes opções, o ideal é que você passe pela avaliação de um especialista para decidir qual dos modelos atende melhor às suas necessidades, expectativas e ao seu estilo de vida. Conte com a equipe da Odontoclinic para tomar essa decisão.

Na Odontoclinic, você tem, à sua disposição, profissionais experientes e especializados em ortodontia. Além disso, recebe um atendimento personalizado, com total atenção àquilo que você precisa e deseja, com foco no que é fundamental para a sua saúde bucal.

Na Odontoclinic, você encontra diferentes opções de aparelhos ortodônticos transparentes. É oferecido, inclusive, um alinhador invisível confeccionado em solo nacional, com um valor menor do que o dos modelos importados. Assim, você encontra tudo o que precisa para alinhar seus dentes e ter um sorriso perfeito.

Você sabia que existem unidades Odontoclinic em todo o Brasil? Agende sua consulta na Odontoclinic mais perto de você e conquiste o sorriso que tanto deseja!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!