Entenda tudo sobre prótese dentária

A perda dos dentes sempre é um motivo de desconforto e preocupação. Além de prejudicar a estética de seu sorriso, esse dano também pode dificultar a fala, a mastigação e a formação de toda a arcada dentária.

É por isso que cerca de 39 milhões de brasileiros fazem uso das chamadas próteses dentárias, que podem resolver muitos problemas de forma definitiva. E tem mais: um em cada cinco brasileiros usam próteses móveis.

A justificativa para esses números é simples: a prótese dentária se tornou mais acessível, confortável e simples com o avanço da odontologia. Apesar disso, o assunto ainda desperta muitas dúvidas. Por exemplo: quais são as opções disponíveis para quem sofre uma perda dental? Quem pode colocar uma prótese? Como o procedimento é feito?

Então, se você também se faz essas perguntas, agora vai entender melhor como a prótese dentária funciona. A gente preparou um guia completo pra explicar quais são suas principais funções, indicações, características e objetivos. Confira!

O que é uma prótese dentária?

A prótese dentária é um dispositivo utilizado para substituir o(s) dente(s) perdido(s). Elas podem ser removíveis (encaixadas à boca), ou fixas (implantadas). A escolha depende do tipo de tratamento mais indicado para o caso.

Elas podem ser confeccionadas com base em diversos tipos de materiais, como resina, porcelana e zircônia.

Apesar de demandarem algum tempo para aplicação e adaptação, a aparência das próteses de hoje é muito semelhante à estética dos dentes naturais. Por isso, o seu uso passa a ser imperceptível para a maioria das pessoas, proporcionando mais conforto e qualidade de vida aos usuários.

Como funciona uma prótese dentária?

Todas as próteses são feitas sob medida, a partir dos moldes retirados da boca do paciente. O dentista trabalhará em parceria com um técnico especialista para o desenvolvimento de um dispositivo compatível com suas necessidades e será o responsável direto pela sua aplicação ou implantação.

E quanto à aplicação da prótese?

A aplicação vai depender do tipo de prótese escolhida. No geral, as próteses removíveis são mais rápidas, já que podem ser colocadas e retiradas pelo próprio paciente. No caso das próteses fixas, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica (que deve ser feita pelo cirurgião-dentista) e um maior tempo de recuperação.

Qual é o melhor tipo de prótese?

São vários os tipos de prótese e cada uma é mais indicada para casos específicos. A protocolo, por exemplo, é uma prótese dentária ideal pra quem perdeu todos os dentes, enquantoa fixa é uma indicação pra quem perdeu um ou mais dentes.

Assim, o melhor tipo vai depender de perfil, hábitos e características de cada paciente. Dessa forma, a escolha deve ser feita pelo paciente com a orientação do seu dentista. O profissional poderá avaliar as necessidades do seu paciente e indicar o tipo de prótese mais adequado e que atenda as suas expectativas.

Quando é indicado o uso de prótese dentária?

A prótese dentária é indicada para aqueles que perderam todos, um ou mais dentes naturais. Com isso em mente, diversas circunstâncias podem ocasionar essa perda e falamos desses motivos a seguir!

Doenças periodontais

As doenças periodontais são aquelas que podem comprometer a fixação dos dentes, como gengivite e periodontite. Homens com mais de 35 anos correm maior risco de desenvolver esses tipos de problemas, porém, eles podem acometer qualquer pessoa.

Para evitar uma doença periodontal, você terá que cuidar muito bem dos dentes e ter a sua higiene bucal acompanhada por um profissional ao longo da vida. As visitas ao dentista devem acontecer em todas as fases da vida, mas, quanto mais você envelhece, mais forte é a necessidade de se cuidar.

Infelizmente, a perda de dentes é comum entre os idosos, especialmente aqueles que não tomaram todas as precauções referentes à saúde bucal ao longo da vida. Mas a sorte é que as próteses e os implantes podem melhorar a qualidade de vida.

Perda ou necessidade de restauração de dentes

Quedas, fraturas, pancadas e acidentes podem ocasionar a queda e quebra dos dentes de forma instantânea ou progressiva. Além disso, alguns fatores como idade avançada, desgaste dos dentes e maus hábitos de higiene diária também podem ajudar a acelerar esses danos. Por exemplo, quando você não faz nada para evitar e tratar as cáries.

Dentes extraídos

Os maus hábitos de higiene bucal (como não escovar ou usar fio dental regularmente, fumar ou evitar as visitas ao dentista) costumam afrouxar as gengivas ou facilitar os danos aos dentes, justificando uma possível extração pelo seu dentista.

Se você optar por comer itens muito açucarados e se recusar a escovar os dentes logo após, por exemplo, as bactérias podem corroer seus dentes. Isso não só causa cáries, como também deteriorar os dentes ao longo do tempo.

Quando esses problemas não são tratados, é possível que o dente chegue em um ponto no qual não possa mais ser recuperado e tenha que ser extraído.

A melhor maneira de evitar esses tipos de complicações nos dentes é limpá-los e passar o fio dental sempre que escovar os dentes. Pense no fio como um complemento à sua escovação de dentes perfeitas. Ou seja, não dá pra usar só à noite ou de vez em quando, combinado?

Além disso, ficar longe de alimentos ricos em amido e açúcar também favorece a manutenção da força dos dentes e gengivas. Não significa que você não deve comer nunca, mas com equilíbrio.

Doenças autoimunes

Ainda que a sua higiene bucal seja boa, a incidência de algumas doenças autoimunes (como a síndrome de Sjögren, Lúpus e Doença de Crohn) podem favorecer a queda de dentes em adultos e crianças.

Você sabe bem: é natural que as crianças percam os dentes de leite conforme crescem, mas existem outras razões mais sérias pelas quais os outros dentes podem se soltar e cair. Nos casos das doenças autoimunes, as células de defesa do próprio organismo impulsionam os processos que levam bactérias a causarem algumas doenças bucais, como a periodontite.

A partir do momento em que se chega na idade adulta, a perda dos dentes é um caso um pouco mais sério, pois há uma chance muito maior de que uma doença ou distúrbio esteja danificando a saúde bucal e possa causar ainda mais problemas no futuro. Nesses casos, check-ups e exames regulares são ainda mais importantes, ok?

Prótese dentária e implantes são a mesma coisa?

A prótese móvel é capaz de substituir uma arcada inteira, enquanto o implante é um processo executado para substituir um dente por vez.

Apesar de o implante facilitar a inserção de um tipo de prótese, não é possível afirmar que ambos são a mesma coisa. De forma general, os implantes exercem o papel de raiz do dente perdido, e, após a sua colocação na gengiva, o paciente deverá repousar por algumas semanas ou meses para garantir uma melhor fixação da prótese, que será colocada por cima.

Esses dentes substitutos encaixados pelo processo de implantes são indicados apenas para as pessoas que perderam um ou mais dentes, mas não muitos, porque o seu molde depende dos dentes vizinhos para ser afixado e suportado — é diferente do que acontece com as próteses, que muitas vezes, podem ocupar toda a boca.

Além disso, o implante proporciona estabilidade e conforto maiores do que as próteses móveis. As vantagens? O paciente se alimenta melhor e tem mais segurança para sorrir ou socializar. No entanto, o procedimento é mais demorado e custoso, já que exige a intervenção de um cirurgião-dentista especializado.

Quais são os tipos de próteses dentárias mais comuns?

prótese dentária

Hoje, existem dois tipos principais de próteses: as parciais e as totais. Como o próprio nome explica, as próteses parciais são aquelas escolhidas quando apenas um ou alguns dentes são substituídos. Por outro lado, a prótese total é usada para substituir todos os dentes.

Também podemos classificar as próteses em mais duas categorias: fixas (implantadas na boca) e removíveis (que podem ser colocadas e retiradas). Em ambos os grupos, temos vários subtipos. Você vai conhecer os principais deles agora!

Prótese total removível

São as populares “dentaduras” ou “chapas”, as próteses totais removíveis são a solução mais conhecida pelos brasileiros, indicadas para os casos nos quais houve a perda de todos os dentes.

Quase sempre, esse acessório é produzido em resina acrílica com base em moldagens que reproduzem a anatomia das arcadas superiores e inferiores de cada paciente. Durante esse processo, é fundamental que o dentista trabalhe em parceria com um especialista em prótese para garantir todos os detalhes que respeitem a anatomia do usuário e suas feições naturais. Apesar de ser um modelo antigo, a tecnologia atual permite a personalização total da prótese, reproduzindo formatos, cores e tamanho da gengiva e dentes naturais.

A principal vantagem desse modelo é sua acessibilidade. Além de custar menos que as demais opções, ela também consegue devolver as funções de fala e mastigação, melhorando a autoestima e a estética do sorriso, que impactam demais a boa qualidade de vida. Vale dizer que, em alguns casos, pode oferecer pouca estabilidade na hora de comer e apresenta um desgaste mais rápido, quando comparada com as próteses fixas.

Prótese parcial removível

Também conhecida como “roach”, a prótese parcial removível é muito popular e sua manutenção não é complexa, já que pode ser colocada e retirada com facilidade. Sua indicação é feita para aqueles que perderam poucos dentes, mas ainda mantém outros em situação saudável.

A estrutura dessa prótese consiste em uma liga de cromo-cobalto ou níquel-cromo que se apoia nos dentes naturais com o auxílio de grampos. Em virtude do material, o apelo estético desse tipo de dispositivo pode ser uma desvantagem, já que a parte metálica e os grampos podem ficar visíveis no sorriso.

Além disso, o tempo de adaptação para ela pode ser prolongado, ainda mais para quem nunca usou uma prótese antes. Por outro lado, as próteses parciais removíveis são uma boa alternativa móvel para as pontes, que oferecem boa estabilidade durante a fala e mastigação, além de proteger os dentes remanescentes.

Prótese parcial fixa

As famosas “coroas” e “pontes” são exemplos dos grupos de próteses parciais fixas. Trata-se de uma restauração feita na coroa de um dente danificado ou frágil (em virtude de cáries, tratamento de canal ou algum outro tipo de perda da estrutura dental). Nesses casos, o tratamento recomendado é de uma prótese fixa unitária.

Um outro tipo de prótese dessa categoria é a ponte fixa, que se trata da substituição de um ou mais dentes perdidos. Ela costuma ser recomendada para aqueles que ainda mantêm dois outros elementos dentários ao lado posterior e anterior do dente perdido. Eles também devem ser preparados para receber a prótese, pois serão usados como suporte.

Há alguns anos, esse tipo de dispositivo era confeccionado em metal e porcelana, mas os avanços da odontologia permitiram a sua confecção com estruturas não metálicas, como a zircônia. O resultado é mais harmônico, do ponto de vista estético.

Prótese flexível

A prótese flexível tem esse nome em virtude da característica da resina com a qual é fabricada, que dispensa a necessidade de grampos e outras estruturas presentes em próteses parciais tradicionais. Um dos benefícios é o resultado estético: mais natural e confortável.

As próteses flexíveis são, portanto, uma alternativa viável aos dispositivos parcialmente removíveis. Seu uso é bastante requisitado em próteses provisórias e em casos de reabilitação.

Prótese sobre implantes

Os implantes dentários são as próteses mais abrangentes e complexas entre todos os modelos mencionados aqui. Assim como eles, os implantes podem substituir vários dentes de forma permanente.

No entanto, ao contrário das coroas e pontes (que são posicionadas sobre os dentes naturais e ainda com raízes), os implantes dentários são fixados diretamente sobre o osso da mandíbula ou maxilar do paciente, e os pilares ficam sobre ele.

Dessa forma, o implante funciona como um substituto da raiz natural e serve como suporte para a prótese que será encaixada ou parafusada por cima dessa nova estrutura.

As próteses que são recebidas após o procedimento cirúrgico do implante imitam as características do dente natural e podem ser confeccionadas com diferentes materiais, como porcelana ou resina. Entre elas, dois subtipos se destacam: a prótese overdenture e a prótese protocolo.

Overdenture

É uma prótese que abrange toda a boca e pode ser encaixada ao maxilar ou mandíbula. Ela fica presa aos implantes por um anel metálico ou clipes que se adaptam a sua barra soldada sobre a base. Por oferecer mais estabilidade e segurança, é uma excelente solução para os pacientes, principalmente aqueles que apresentam reabsorção óssea.

Protocolo

prótese protocolo também se apresenta como uma solução interessante para aqueles que perderam todos os dentes. O diferencial está nos seus materiais: ela pode ser feita em porcelana ou cerâmica, que garantem mais estabilidade na cor e menos desgaste com o tempo.

Essa prótese dentária também pode ser criada com o auxílio da tecnologia CAM/CAD. Nesse caso, toda a estrutura da prótese é criada por um computador acoplado a uma impressora 3D. A impressão é feita em zircônia, reduzindo o uso de soldas e proporcionando maior resistência ao dispositivo.

Como é o procedimento para colocar uma prótese dentária?

Cada tipo de prótese apresenta um processo de aplicação diferente. Confira agora como são os principais procedimentos!

Próteses totais removíveis

Por ser removível, a prótese total tem uma aplicação mais simples. Depois de confeccionado, o dispositivo é encaixado na gengiva, apoiando-se sobre as mucosas da boca. Para evitar a possibilidade de má fixação ou irritação (caso a prótese se mova), o paciente pode usar cremes fixadores ou adesivos formulados para esse fim.

Próteses parciais removíveis

Na maior parte das vezes o processo de preparo para as próteses removíveis são mais fáceis e rápidos. O dentista fará uma avaliação prévia da saúde bucal do paciente e dos dentes que restam — alguns deles podem precisar de uma boa estrutura para conseguir suportar o tipo da prótese escolhida pelo dentista.

Se o paciente estiver apto ao recebimento, é feita uma moldagem para a confecção da peça substituta. Na consulta seguinte, o paciente experimenta a prova e, caso haja a sua aprovação estética, a instalação é feita logo depois.

Próteses parciais fixas

Nos casos das próteses parciais fixas, o paciente poderá passar por uma avaliação para compreender melhor o estado geral da saúde de suas gengivas, dentes e parte óssea que receberá o tratamento endodôntico e o pino ou o suporte que sustentará a prótese. O dentista também poderá realizar um molde para a confecção da prótese fixa.

Após a recuperação, uma prótese provisória será fixada acima do suporte enquanto o dispositivo permanente é feito. O tratamento é finalizado com a remoção do acessório temporário, quando o dente estiver pronto para receber uma nova coroa.

Implantes

O implante dentário é o procedimento requisitado para implantação da prótese parcial fixa, mas ele também pode ser usado para próteses totais. Dependendo do tipo de trabalho de restauração realizado, mais de um dente protético pode ser suportado por um implante dentário singular.

Sendo assim, o implante fornece uma estrutura permanente, capaz de suportar uma coroa protética individual ou vários dentes protéticos. Esse trabalho geralmente é realizado sob anestesia local e demora menos de uma hora para ser finalizado.

Agora, quando um paciente precisa de vários implantes dentários de uma vez, a cirurgia pode ser feita sob sedação para garantir maior conforto. Após isso, é necessário aguardar um período de recuperação, que pode durar semanas ou meses.

Passado esse tempo, há uma segunda etapa da cirurgia, destinada ao ajuste da prótese escolhida. Essa última imita as características do dente natural e pode ser confeccionada em vários materiais como a porcelana ou resina.

É importante lembrar que qualquer tipo de tratamento para a inserção de uma prótese requer a atenção e orientação integral de um dentista. É por meio da avaliação feita por esse tipo de profissional que você saberá qual prótese deve ser colocada, e conseguirá maximizar os seus benefícios — tanto estéticos quanto de saúde.

Quais são os principais cuidados após colocar a prótese?

Após a implantação da prótese (seja ela fixa ou removível), é normal que você sinta um certo desconforto por algum tempo. No entanto, logo acontece a adaptação e o corpo se ajusta ao novo padrão mastigatório. Com isso, a sensação ruim desaparece. Em alguns casos, pode ser necessário dar início a um tratamento com um fonoaudiólogo, principalmente se o paciente tiver se acostumado a passar muitos anos sem os dentes.

O dentista aconselhará cada paciente de forma individual sobre o procedimento adequado de cuidados posteriores à implantação da prótese escolhida, de acordo com cada trabalho realizado. Porém, um plano típico de pós-atendimento envolve visitas regulares ao dentista, onde a condição do tecido ao redor do local do implante será inspecionada, em busca de sinais de possíveis problemas de adaptação.

No caso das próteses fixas, a densidade do osso também pode ser avaliada para garantir que o enxerto entre o osso e o implante ocorra dentro dos prazos previstos.

Por fim, a integridade geral e durabilidade da prótese dentária implantada (seja qual for o seu tipo) também se resumirá à higiene bucal diária feita pelo paciente. Além de uma boa limpeza, também será necessário adotar alguns cuidados extras para garantir a qualidade contínua da prótese.

Como cuidar da prótese da melhor maneira?

As próteses removíveis demandam delicadeza na hora de serem manuseadas. Lembre-se de que elas podem quebrar em caso de quedas ou rachar quando mantidas em ambientes secos por muito tempo.

Por isso, procure mantê-las sobre uma toalha no momento da colocação e deixe-as em um recipiente com água filtrada ou solução de limpeza própria na hora de dormir. Evite submergi-la em água quente, pois isso pode deformar a estrutura do aparelho.

A higienização da prótese móvel é fundamental para a manutenção de sua vida útil. Escove-a diariamente para remover resíduos de alimentos e placas. Existem pastas de dentes e produtos efervescentes disponíveis no mercado específicos para esse fim.

Para complementar a limpeza, não se esqueça de escovar gengiva e língua cuidadosamente com uma escova de cerdas macias antes de inserir a prótese. Isso estimula a circulação sanguínea nas mucosas e evita a formação da placa bacteriana.

Já as próteses fixas têm a vida útil diretamente relacionada à sua técnica de fabricação. No entanto, é claro que os nossos hábitos de higiene também são significativos para a sua durabilidade e também para a qualidade de sua saúde bucal.

Nesses casos, a limpeza diária deve ser ainda mais cuidadosa para alcançar toda a estrutura do suporte e garantir que nenhuma sujeira ou restos de alimentos fiquem acumulados por ali.

Por fim, não deixe de agendar uma consulta de emergência com seu dentista caso perceba que sua prótese rachou, quebrou, lascou e se tornou mais frouxa. Em hipótese alguma tente consertá-las por conta própria, pois isso pode piorar a situação e colocar sua saúde em risco. Também é fundamental marcar visitas periódicas ao dentista, pra conferir a saúde bucal como um todo.

Quais são os principais mitos e verdades sobre a prótese dentária?

Existem muitos mitos envolvendo tratamentos dentários e, com as próteses, isso não seria diferente. Pensando nisso, selecionamos alguns mais comuns e vamos contar para você o que é realmente verdade quando o assunto é uso de próteses. Confira!

Algumas pessoas não podem colocar prótese

É mito! Afinal, de forma geral, as próteses dentárias atendem às necessidades de pacientes de diferentes perfis. Em alguns casos, certos tipos de prótese podem não ser indicadas, mas isso deve ser avaliado pelo profissional que realiza o acompanhamento. A mesma regra vale para os implantes, em algumas situações, o tratamento pode não ser o mais indicado, mas há outros tipos.

Para garantir a eficiência e o sucesso do tratamento de colocação de prótese, o paciente deve estar com a saúde em dia. Fatores como idade e existência de cardiopatias ou diabetes devem ser consideradas nos casos de cirurgias envolvendo implantes.

É necessário fazer enxerto

Nem sempre. O enxerto ósseo pode ser realizado em pacientes que vão colocar um implante dentário, mas tiveram perda óssea. Isso pode ser mais comum quando você perde o dente e demora muito pra cuidar ou tem doenças como osteoporose, mas essa não é a regra, viu?

Vale destacar que apenas um cirurgião-dentista com conhecimento nas áreas de implantodontia ou periodontia poderá avaliar o paciente e indicar o melhor tratamento.

A cirurgia de prótese dói

Mito também. A odontologia evoluiu muito nos últimos anos e isso inclui aspectos relacionados ao uso de anestesias. Qualquer intervenção que possa causar dor somente será realizada após anestesiar o local. Isso garante que o paciente não sinta dor e tenha uma experiência positiva na cadeira do dentista.

Como você pode ver, a prótese dentária tem poucas restrições quanto ao uso, mas deve ser usada conforme orientação de um profissional da área de odontologia. Ela não está associada a realização de enxertos, mas o dentista deve fazer uma avaliação do paciente para identificar qual é o melhor tratamento indicado para cada caso.

O que acontece se não usar próteses e implantes?

A dispensa do uso da prótese dentária, quando necessária, pode acarretar uma série de complicações para o paciente, como modificações na mordida, desequilíbrio nas articulações temporomandibulares, desconforto e problemas estéticos. Por isso, seu uso traz ganhos significativos, tanto para a saúde quanto para a autoestima e qualidade de vida.

E quanto ao preço das próteses dentárias?

Eles variam bastante. Como falamos, as próteses removíveis são mais em conta, já as próteses sobre implantes podem ter custos mais elevados. O fato é que, quando você opta por fazer a prótese dentária em uma clínica reconhecida, consegue ter opções de pagamento facilitadas.

Muitas pessoas deixam de buscar atendimento odontológico, pois acreditam que o custo é muito alto ou simplesmente porque têm medo de dentista. Saiba que hoje os procedimentos são muito seguros e consideram o uso de anestesia e tecnologias desenvolvidas para oferecer a melhor experiência ao paciente.

Além disso, existem inúmeras clínicas odontológicas com atendimento personalizado e que praticam preços alinhados com diferentes perfis. Assim, elas conseguem democratizar o atendimento e ampliar o acesso de todas as pessoas a um tratamento odontológico adequado, como é o caso da Odontoclinic.

Por isso, realizar consultas periódicas ao dentista e fazer os tratamentos necessários para garantir a funcionalidade e saúde bucal é uma possibilidade que está ao alcance de todos. Se você precisa usar prótese dentária, sente dor ou simplesmente não visita um dentista há mais de seis meses, busque atendimento especializado.

Agora que você já sabe tudo sobre prótese dentária, que tal continuar por dentro de mais conteúdos relevantes para a sua saúde bucal? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais informações importantes em primeira mão, diretamente no seu e-mail!

Deixe um comentário

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!