Para que serve o aparelho freio de cavalo? Tire suas dúvidas! 

O aparelho freio de cavalo, também chamado de aparelho freio de burro, é um tipo de aparelho ortodôntico que fica para fora da boca. 

Vimos muito esse aparelho como o terror dos adolescentes em filmes e séries, mas será que ainda é usado? Vamos esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto, vem com a gente! 

Para que serve o aparelho freio de cavalo?

O nome correto do aparelho dental freio de cavalo é aparelho extrabucal (AEB). Esse tipo de aparelho trata problemas na mordida e alinha os dentes.

Nesse aparelho há um fio elástico ou de borracha que fica preso aos bráquetes. Isso cria uma força entre a maxila e a mandíbula, ou seja, entre as arcadas superior e inferior. Isso direciona o crescimento e ajusta a posição dos dentes. 

Estrutura do aparelho freio de burro

O aparelho dental freio de burro também pode ser chamado de aparelho de tração extraoral ou aparelho de tração cervical

Ele tem uma estrutura metálica, geralmente fixada na cabeça do paciente por meio de faixas, elásticos ou um arco facial. O dentista conecta essa estrutura aos aparelhos ortodônticos dentro da boca, normalmente por meio de elásticos ou correntes.

O elástico intermaxilar pode ser combinado com aparelhos fixos e alinhadores transparentes, isso depende da avaliação do ortodontista.

Para quem o aparelho ortodôntico freio de cavalo é indicado? 

O aparelho de dente freio de cavalo é indicado principalmente para pacientes em crescimento com problemas esqueléticos, como desproporções nas arcadas dentárias ou discrepâncias entre os maxilares superior e inferior. 

Esse tipo de aparelho serve para auxiliar no direcionamento do crescimento e desenvolvimento dos ossos da face, principalmente quando há uma deficiência mandibular ou excesso de crescimento maxilar.

Cada caso é um caso

Vale ressaltar que nem todos os pacientes com problemas esqueléticos precisam usar um aparelho extrabucal. Aparelhos fixos e cirurgias ortognáticas são exemplos de outros tratamentos possíveis, dependendo da gravidade e natureza do problema.

O AEB foi um aparelho muito usado, por isso o vemos em tantas produções por aí. Embora esse dispositivo ainda seja uma solução eficaz, a Odontologia já evoluiu muito e visa cada vez mais o conforto estético dos pacientes.

Quais são as opções de aparelhos estéticos? 

Os aparelhos fixos de materiais discretos e transparentes, como safira e porcelana, o aparelho lingual e os alinhadores transparentes são opções de aparelhos que não afetam negativamente a estética do paciente ortodôntico. 

Como dissemos, cada caso é um caso. Se você precisa de uma movimentação mais agressiva, envolvendo os ossos da face e tudo mais, converse com o ortodontista sobre as melhores opções para cuidar do seu sorriso e valorizar a sua estética.

A Odontologia e a estética

Muitas pessoas pensam que estética só se aplica na Odontologia quando o especialista cuida de questões como facetas de resina, harmonização facial, aplicação de botox etc. Na verdade, a Odontologia como um todo se preocupa com a estética do paciente.

Então, sabemos que o tratamento ortodôntico visa o alinhamento dos dentes e a habilitação perfeita das funções orais, mas não podemos esquecer de que você precisa olhar no espelho e gostar do que vê

Sempre converse com um especialista

Se o seu diagnóstico inclui o uso de dispositivos menos discretos, como o aparelho freio de cavalo, procure clínicas que trabalham com inovação e tecnologia de ponta. Peça uma segunda opinião de quem adota as melhores práticas do mercado e é especialista na área de ortodontia. 

Ao mesmo tempo, se esse for o melhor caminho para você, reconheça a expertise da indicação e confie no processo para ter o sorriso dos seus sonhos. Quer saber mais sobre esse assunto? Baixe o nosso material sobre os tratamentos da Ortodontia

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!