Tártaro nos dentes não é só o que você vê: saiba mais e se previna

Se a gente perguntar para você o que é tártaro, você provavelmente vai responder que é uma crosta amarela que cresce nos dentes. E essa definição não está errada, mas é incompleta. Você sabia, por exemplo, que existe um tipo de tártaro que não é visível? Pois é!

Para atualizar você sobre o assunto e principalmente ajudar na prevenção do tártaro, vamos explicar a seguir qual é a principal causa, quais são os tipos, como identificar tártaro, como tirar o tártaro e o que é preciso para evitar sua formação. Quer saber mais? Vem com a gente! 

Qual é a causa do tártaro no dente? 

A principal causa do tártaro é o acúmulo de placa bacteriana, que ocorre por conta da má higiene oral. Essas bactérias se misturam com substâncias que ficam na boca quando não higienizamos adequadamente, causando uma camada esbranquiçada que se calcifica ao passar do tempo. O tártaro também é chamado de cálculo dental

Tipos de cálculo dental

Existem dois tipos de tártaro, o que fica acima da borda da gengiva (supragengival) e o que fica abaixo da borda da gengiva (subgengival). O cálculo subgengival não é visível. Já aquele tártaro duro, esbranquiçado ou amarelado, que vemos na região da mandíbula anterior, é o cálculo supragengival. 

Como saber se tenho cálculo nos dentes? 

Entre os principais sintomas de tártaro podemos citar: aparecimento de uma camada esbranquiçada ou amarelada na superfície dos dentes, manchas amarronzadas, mau hálito, sangramento da gengiva, dor nos dentes etc. 

Então, além da coloração amarelada possível de ver com um espelho, você também pode sentir o cálculo dental supragengival passando a língua no local, por exemplo, já que a placa bacteriana, nessa fase, já está calcificada, ficando endurecida. 

O que é bom para tirar o tártaro?

Não dá para tirar tártaro em casa, você precisa procurar um dentista. No consultório, o especialista utiliza as ferramentas para fazer uma raspagem, que pode ser feita por meio de ultrassom e complementada com outros utensílios. 

Mesmo que você leia como remover tártaro em casa nas receitinhas da internet, não recomendamos a prática, afinal, não é possível retirar em casa aquilo que você não vê. A raspagem feita pelo dentista elimina também o tártaro que não é visível.

Como é a remoção de tártaro feita pelo dentista? 

Geralmente, o dentista começa fazendo a raspagem com ultrassom. Após retirar a parte mais grossa do cálculo dessa forma, o profissional vai continuar a raspagem com curetas para alisar a raiz do dente, reduzindo a inflamação, e alisar partes irregulares do dente, removendo manchas e prevenindo o crescimento de placa bacteriana na região. 

Na verdade, o tratamento do tártaro pode durar mais de uma sessão, de acordo com a necessidade dos dentes. Só o dentista é capaz de identificar qual é a frequência ideal para fazer essa limpeza, impedindo novos casos de cálculo, acúmulo de bactérias e má aparência dos dentes. 

Tártaro em crianças

Crianças podem ter tártaro, inclusive, nos dentes de leite. O tártaro infantil deve ser tratado da mesma forma que em adultos, ou seja, assim que o problema for identificado, você deve levar a criança ao dentista para tomar os cuidados necessários e receber orientação a respeito da prevenção, evitando situações futuras. 

Como evitar a formação do tártaro?

Para evitar o surgimento do tártaro, você precisa fazer visitas regulares ao dentista, no mínimo a cada seis meses, e manter a sua higiene bucal em dia. Para isso, lembre-se de escovar os dentes após as refeições e antes de dormir. Além disso, usar fio dental deve ser rotina, combinado? 

Se faz muito tempo que você não faz uma limpeza, que tal aproveitar e falar com um dentista na Odontoclinic mais próxima de você? Agende sua avaliação gratuitamente

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
O atestado odontológico é válido para abonar faltas? Quantos dias? E horas? Esclareça suas dúvidas nesse post!
Feridas no céu da boca? Leia o post para saber o que pode ser, quais são as principais causas e o que fazer!
Dente infeccionado ou inflamado? O que fazer se o dente estiver inflamado? Leia o post e tire suas dúvidas!