Pós-operatório implante dentário: veja os cuidados que são necessários

A cirurgia de implante dentário é um procedimento muito procurado em clínicas odontológicas. Além de trazer de volta a funcionalidade dos dentes, causa um impacto significativo na autoestima do paciente.

O sucesso de uma cirurgia de implante dentário não depende apenas do planejamento e da execução do procedimento cirúrgico. Os cuidados posteriores são fundamentais para alcançar os resultados desejados.

Em razão das dúvidas envolvendo o assunto, elaboramos este artigo especial com dicas práticas de cuidados que o paciente deve tomar no pós-operatório. Acompanhe e descubra!

Entenda como funciona o implante dentário

O implante dentário é um procedimento no qual se posiciona cirurgicamente um suporte ou estrutura metálica no osso maxilar, em substituição à raiz original do dente. Sobre esse suporte é colocado um novo dente.

O procedimento é indicado apenas quando ocorre a perda dentária e não há outra possibilidade de recuperação da funcionalidade do dente. Para realizar esse tipo de procedimento o paciente deve ser saudável, além de fazer uma série de avaliações e exames solicitados pelo próprio dentista.

Após a realização do implante, a fim de evitar inflamações ou infecções, é necessário tomar uma série de cuidados.

Confira os cuidados que devem ser tomados no pós-operatório

pós operatorio implante dentário

O pós-operatório é uma etapa importante dentro do planejamento de umimplante dentário. O paciente deve seguir todas as recomendações do seu dentista para alcançar o sucesso pretendido com o tratamento.

Evite mastigar do lado operado

A primeira dica diz respeito à mastigação. Nos primeiros dias, o paciente deve ter cuidado na hora de comer. No que diz respeito à mastigação, a dica é posicionar os alimentos do lado oposto ao que foi operado, para evitar lesões nos tecidos ou prejudicar a cicatrização.

Ao fazer a mastigação do lado que não foi operado, você também impede o acúmulo de resíduos no local, o que poderia dificultar a higienização e contribuir para o aumento da proliferação de bactérias e eventuais inflamações.

A seguir, falaremos especificamente sobre as práticas que devem ser priorizadas no pós-operatório.

Evite alimentos duros e difíceis de mastigar

O segredo para alcançar resultados rápidos no seu pós-operatório passa pela escolha dos alimentos. Para que o implante permaneça fixado no osso e a cicatrização ocorra sem complicações, o pino deve permanecer parado. Dessa forma, durante os primeiros dez dias, a recomendação é evitar alimentos de difícil mastigação, como aqueles duros e crocantes.

As texturas rígidas exigem mais esforço do mecanismo estrutural do paciente, o que pode interferir no processo de recuperar, forçar e, eventualmente, mover o implante do lugar. Dessa forma, dê preferência para alimentos macios, como sopas e cremes.

Tenha cuidado com bebidas quentes

Não é apenas a questão do esforço que deve ser considerada. Nos primeiros dias da cirurgia, todos os tecidos estão mais sensíveis, o que aumenta a sua suscetibilidade a inflamações.

Por isso, o paciente deve evitar a ingestão de alimentos quentes, uma vez que causam uma agressão aos tecidos, promovendo a estimulação da circulação sanguínea e favorecendo a ocorrência de inflamações.

Evite alimentos e bebidas ácidas

No caso dos alimentos e bebidas ácidas, eles também devem ser evitados, principalmente nos primeiros dez dias. A acidez dos alimentos desequilibra o pH da boca, que, por estar sensível, pode gerar incômodo no local onde o implante foi realizado. Cuidado com refrigerantes e frutas cítricas como o limão.

Dê atenção especial à higienização

Um dos temas que mais geram dúvidas após a cirurgia diz respeito à escovação e higiene bucal. Afinal, como escovar os dentes e passar fio dental após esse procedimento?

Bem, primeiro você deve ter em mente que a higienização não pode ser deixada de lado, já que é fundamental para evitar o acúmulo de alimentos e eventuais inflamações. Entretanto, é necessário ter cautela durante a escovação, para não causar agressões aos tecidos. Evite passar a escova sobre o local operado nos três primeiros dias e mantenha a higienização do restante dos dentes com mais cautela.

O seu dentista poderá orientá-lo com relação à intensidade e velocidade da escovação. Ele também tem condições de recomendar produtos específicos para facilitar a limpeza no pós-operatório.

Tenha cuidado com os bochechos

Essa é outra questão importante e, muitas vezes, faz com que o paciente não saiba como proceder. A movimentação da água na boca pode causar lesões no local em que foi realizado o procedimento, dificultando a cicatrização dos tecidos.

Dessa forma, evite fazer bochechos nos primeiros dias. Quando for fazê-lo, para enxaguar a boca após a higienização, por exemplo, faça movimentos leves e suaves.

Evite ingerir álcool e consumir cigarro

A presença do álcool é prejudicial aos tecidos operados, já que pode causar o seu ressecamento. Dessa forma, evite ingerir bebidas alcoólicas no pós-operatório. Inclusive, algumas medicações podem ter o seu efeito reduzido se combinadas com a ingestão dessas bebidas, outra razão para evitar o seu consumo.

O cigarro tem muitas toxinas prejudiciais à saúde bucal. Para quem realiza implante dentário, ele pode dificultar o processo de cicatrização, por isso, o consumo não é recomendado.

Faça compressas geladas

Por fim, uma dica bem importante, principalmente nas primeiras horas após o procedimento, é a realização de compressas geladas no lado externo do local operado.

A compressa ajuda a minimizar a dor e os inchaços. Converse com o seu dentista sobre a frequência dessas aplicações e demais recomendações para não causar danos à sua pele.

A importância de seguir as orientações do seu dentista

Após a conclusão da cirurgia de implante dentário o seu dentista vai recomendar o uso de alguns medicamentos. É fundamental usar esses produtos conforme orientação, já que isso contribui para que a sua recuperação seja mais rápida.

Entre os medicamentos recomendados, estão: analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos. Tais substâncias são importantes para ajudar a fortalecer o seu organismo e promover a recuperação.

Aqui, vale lembrar que complicações e a falta de cuidado com o pós-operatório podem levar à rejeição do pino, trazendo uma série de problemas. Por isso, siga todas as orientações do seu dentista, tome a medicação e coloque em prática as dicas que trouxemos ao longo do artigo.

Você gostou deste post sobre pós-operatório de implante dentário? Entre em contato conosco e agende uma avaliação com um de nossos profissionais.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Comentários

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!