Fluorose dentária: entenda o que são as manchas brancas nos dentes

Você provavelmente está querendo saber o que pode ser manchas brancas nos dentes e como se livrar delas, não é mesmo? Está no lugar certo, pois aqui reunimos as principais informações sobre fluorose dentária para tirar as suas dúvidas. 

A seguir, você confere o que é fluorose dental, quais são os sintomas, o que causa mancha branca no dente, o que fazer em caso de manchas escurecidas, entre outros pontos importantes. Quer saber mais? Vem com a gente! 

O que é fluorose dentária

A fluorose dentária é uma alteração no esmalte dos dentes causada pelo excesso de flúor. Esse excesso de fluoreto causa manchas esbranquiçadas e opacas nos dentes e também diferenças anatômicas. 

Fluorose infantil

A fluorose dental se desenvolve durante a formação dos dentes, por isso é muito evidente em bebês e crianças. Nessa fase, a condição é conhecida como fluorose infantil e pode se manifestar tanto nos dentes de leite quanto nos permanentes.

A condição começa a aparecer na primeira infância, mas pode afetar pessoas de todas as idades, já que está relacionada à ingestão de flúor e não a aspectos etários. 

Sintomas da fluorose dentária

O principal sintoma da fluorose dentária é o aparecimento de manchas brancas nos dentes. As manchas podem alterar toda a cor do dente, parte deles ou trechos aleatórios. Essas manchas podem ser grandes, pequenas, em linhas finas etc.

Geralmente, não há outros sinais de fluorose dentária além das manchas, mas em casos severos pode ocorrer sensibilidade nos dentes e dor, já que há desgaste do esmalte do dente.

Por isso, é fundamental ficar de olho no aspecto do sorriso, a fim de identificar alterações logo no começo. Quando as manchas se agravam, podem impactar significativamente a estética do sorriso, deixando de uma cor escurecida ou opaca. 

Mancha branca no dente, o que pode ser?

Mancha branca no dente pode ser fluorose, mas também existem outras condições que deixam os dentes esbranquiçados, como cárie inativa, ocorrência de trauma no momento de formação do dente e até a própria cárie ativa. Por isso, o dentista precisa analisar cada caso para fazer o diagnóstico e tratar adequadamente de acordo com a causa. 

Causas da fluorose dentária

A fluorose dental é causada por ingestão de flúor em excesso. O flúor é bom para os nossos dentes, por isso está na água em muitos lugares e é comum em pastas de dente, mas há um limite saudável. É por isso, por exemplo, que não pode engolir pasta de dente.

Uma pessoa pode ter fluorose por conta de:

  • consumo de cremes dentais com alta concentração de flúor;
  • super suplementação de flúor, em comprimidos, por exemplo;
  • ingestão de água enriquecida com flúor além da quantidade recomendada etc.

Como vimos, a fluorose não é uma doença, mas uma condição que começa na primeira infância e pode se agravar ao longo da vida, impactando o sorriso. 

Tratamento para fluorose dentária

O tratamento de fluorose pode ser uma técnica de microabrasão de esmalte para casos leves a moderados. O tratamento para fluorose severa pode incluir abordagens de microabrasão de esmalte, clareamento dental e infiltração de resina, por exemplo. 

Há ainda outras intervenções estéticas, como facetas dentárias, que podem ser avaliadas. Com o devido tratamento, é possível eliminar completamente as manchas brancas nos dentes, amenizar a diferença da coloração, entre outros resultados satisfatórios.

Tem como tirar fluorose do dente?

Não é possível tirar fluorose do dente com método caseiro. Por outro lado, você pode e deve prevenir o aparecimento dessas manchas, fazendo uma boa higiene bucal e contando com o dentista especialista para fazer procedimentos como aplicação de flúor, limpezas, raspagem no dente etc. 

Como prevenir fluorose dental

Para prevenir a fluorose dental é fundamental não consumir flúor de maneira não recomendada. Sempre questione o dentista em caso de dúvidas. E no caso de crianças, fique de olho para não engolirem a pasta. 

Muita gente que tem manchas nos dentes, independentemente da natureza delas, pensa em fazer clareamento, mas é aquela história: cada caso é um caso. Quer entender melhor? Tenha acesso ao material com tudo que você precisa saber sobre clareamento dental

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Ter lábios leporinos não é incomum. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinas, incluindo o ortodontista. Saiba mais!
Você está com dor na gengiva? É melhor procurar o dentista. Confira as causas mais comuns e as possibilidades de tratamento!
A agenesia dentária é uma condição comum que pode ser tratada. Confira no post o que é e quais são as causas!