Por que considerar a aplicação de selante no dente?

Você sabia que a aplicação de selante é uma ótima opção para aumentar a proteção dos dentes? Veja como esse procedimento funciona!

Existem diversas técnicas para ter um sorriso bonito e saudável. O avanço da tecnologia é um grande aliado, uma vez que já foram desenvolvidos vários procedimentos que corrigem, tratam e até embelezam mais, como aparelhos ortodônticos e clareamento dental. Além desses, há também a aplicação de selante nos dentes.

Se você nunca ouviu falar dessa técnica, não precisa se preocupar. É um tratamento que manterá a sua boca com mais saúde, já que evita a formação de placa bacteriana. Portanto, selar a dentição é uma proteção a mais para seus dentes.

Neste post, você entende mais sobre esse procedimento, para que serve e quais são os benefícios da aplicação de selante nos dentes. Confira!

O que é aplicação de selante nos dentes?

aplicar selante nos dentes

A aplicação de selante nos dentes funciona como a criação de uma barreira de proteção dos dentes, trazendo mais saúde e evitando doenças.

Sabe aqueles sulcos nos dentes que, às vezes, tornam difícil o ato de escovar e você acha que restos de alimentos se acumulam ali? Pois é, isso acontece mesmo, e é natural com o desgaste dos dentes. Dessa forma, as cavidades podem armazenar micro-organismos, o que leva ao desenvolvimento das placas bacterianas e, consequentemente, às cáries e outras doenças bucais.

Nesse sentido, o que o selante faz é entrar nessas cavidades de difícil limpeza e penetrar nos microporos do esmalte. Assim, o produto isola a superfície, sobretudo dos molares e pré-molares.

No entanto, a aplicação de selante não garante a proteção total dos dentes. Manter uma boa alimentação, escovar da forma correta, utilizar fio dental e outros hábitos são essenciais para que o procedimento seja um sucesso.

Qual é a importância do selante?

Os dentes posteriores, que usamos para triturar os alimentos, contêm pequenas fissuras, onde os restos alimentares e a placa bacteriana ficam retidos, se acumulando. São espaços mínimos, mesmo assim, as cerdas das escovas não conseguem limpar, já que são muito largas para poder alcançar o fundo dos sulcos e fissuras.

A partir disso, o ácido produzido por essas bactérias causa a desmineralização do esmalte e a incidência de cárie é bem maior. Porém, quando esses sulcos são preenchidos com a aplicação do selante não há acúmulo de alimentos, e o risco de formação de placa bacteriana e cárie diminui.

Com a aplicação de selante e o cuidado diário com a saúde bucal, você evita a possibilidade de formar placa e cárie. Claro que as visitas periódicas ao dentista também são fundamentais, pois o profissional ajuda você com cuidados específicos, exames e outros procedimentos.

Como é feita a aplicação de selante?

A aplicação de selante é um procedimento simples, feito no consultório em poucos minutos. Entenda quais são os passos que o dentista segue:

  • primeiro, o dente deve ser limpo;
  • depois, a superfície rugosa é preparada;
  • após o preparo, é feita a aplicação do selante que começa a aderir à superfície rugosa do dente;
  • então, é iniciado o processo para que o selante seja endurecido (polimerizado) com o auxílio de luz ultravioleta.

Vale dizer que não dói nada aplicar selantes nos dentes, viu? Entretanto, para manter o efeito protetor, há a necessidade de o dentista avaliar se é preciso reaplicar. O ideal é conversar com o especialista para entender a melhor frequência no seu caso.

Quando a aplicação deve ser feita?

É comum que a aplicação de selante aconteça quando os primeiros dentes permanentes começam a surgir. Dessa maneira, a dentição é protegida desde o início e há menos desgaste.

Apesar de ser mais indicada para os dentes de mastigação, a selagem também pode ser feita em outros dentes. Aqueles com sulcos mais profundos ou até mesmo os de leite podem necessitar da aplicação de selante. Entretanto, somente um especialista pode avaliar e fazer essa recomendação.

Quais são os benefícios da aplicação?

São vários os benefícios de aplicar o selante nos dentes. Como dito, uma das principais vantagens é a criação de uma barreira que protege os dentes contra a placa bacteriana e as cáries.

A selagem também age de outras formas, proporcionando os seguintes benefícios:

  • protege contra doenças bucais;
  • reduz o risco de infecções;
  • facilita a higienização;
  • protege o esmalte;
  • deixa a superfície do dente mais uniforme;
  • previne o mau hálito;
  • preenche lacunas de fossas dentais;
  • corrige o desgaste dos dentes.

A aplicação de selante é uma ótima solução para ter dentes mais uniformes e prevenir doenças. Entretanto, os cuidados com a saúde bucal ainda devem ser os mesmos para prolongar os resultados. Assim, a probabilidade de sofrer com problemas dentais será bem menor.

Ficou com interesse nesse procedimento? Aproveite e conheça mais sobre os tratamentos da Odontoclinic!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende sua avaliação

Materiais Grátis

Posts relacionados

Inscreva-se para receber novidades

O que você procura?
Últimas publicações
Feridas no céu da boca? Leia o post para saber o que pode ser, quais são as principais causas e o que fazer!
Dente infeccionado ou inflamado? O que fazer se o dente estiver inflamado? Leia o post e tire suas dúvidas!
Piercing no smile é aquele que aparece quando a pessoa sorri, mas será que ele faz mal para os dentes? Tire suas dúvidas!